Nesse dia houve 13 jogos em 6 Copas do Mundo. Destaque para as participações brasileiras em três delas – 54, 94 e 2010.
1950: O Brasil empata com a Suiça em 2×2 pela fase inicial, gols de Alfredo e Baltasar. A equipe atuou com: Barbosa; Augusto e Juvenal; Bauer, Ruy e Noronha; Maneca, Ademir, Baltazar, Alfredo e Friaça. Pelo mesmo grupo, a Iugoslávia goleia o México.
1982: No início da fase da segunda fase de grupos, a França vence a Áustria e a Polônia derrota a Bélgica.
1986: Na disputa de terceiro lugar, a França bate a Áustria.
1994: Na rodada final da primeira fase, o Brasil empata em 1×1 com a Suécia, gol de Romário. Os dois times se classificam. A Seleção formou com: Taffarel; Jorginho, Márcio Santos, Aldair e Leonardo; Dunga, Mauro Silva (depois Mazinho), Zinho e Raí (depois Paulo Sérgio); Bebeto e Romário. Pelo mesmo gupo, goleada da Rússia sobre Camarões. Em outra chave, empate sem gols entre Irlanda e Noruega, eliminando os irlandeses; Itália e México também empatam e avançam.
[youtube id=”PsI1mhzEdYg” width=”620″ height=”360″]
1998: Nas oitavas de final, a anfitriã França passa ao bater o Paraguai na prorrogação. No outro jogo, a Dinamarca avança goleando a Nigéria.
2010: O Brasil derrota o Chile por 3×0 nas oitavas de final, gols de Juan, Luis Fabiano e Robinho, e segue adiante. O time foi escalado com: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves e Kaká (depois Kléberson); Robinho (depois Gilberto) e Luís Fabiano (depois Nilmar). Na outra partida, vitória da Holanda sobre a Eslováquia.
[youtube id=”qGy47KIV190″ width=”620″ height=”360″]
Curiosidades da data:
-Em 50, o técnico Flávio Costa, na tentativa de agradar ao público paulista (o jogo contra a Suiça foi no Pacaembu), troca toda a linha média brasileira – formada por jogadores de Vasco e Flamengo -, escalando o trio do São Paulo Futebol Clube: Bauer, Ruy e Noronha.
-Salenko marca 5 gols na vitória russa sobre os camaroneses em 94, tornando-se o único na história a conseguir tal feito numa mesma partida em mundiais. O jogador acabou artilheiro da Copa, ao lado do búlgaro Stoichkov, ambos com seis gols.
-O zagueiro Laurent Blanc faz o primeiro “gol de ouro” das Copas, o da vitória francesa em 98.
[youtube id=”T5VPgYd_PgQ” width=”620″ height=”360″]
-Foi a terceira vitória brasileira sobre o Chile em três confrontos diretos entre os dois países no torneio.
RESULTADOS DO DIA:
Copa 50 (primeira fase):
-Brasil 2×2 Suiça
-Iugoslávia 4×1 México
Copa 82 (segunda fase – grupos):
-França 1×0 Áustria
-Polônia 3×0 Bélgica
Copa 86 (disputa de terceiro lugar):
-França 4×2 Bélgica
Copa 94 (primeira fase):
-Brasil 1×1 Suécia
-Rússia 6×1 Camarões
-Irlanda 0x0 Noruega
-Itália 1×1 México
Copa 98 (oitavas de final):
-França 1×0 Paraguai
-Dinamarca 4×1 Nigéria
Copa 2010 (oitavas de final):
-Brasil 3×0 Chile
-Holanda 2×1 Eslováquia