Calendário das Copas – 29 de junho

  • por Edson Vinicius
  • 7 Anos atrás
Bellini levanta a Taça de Campeão em 58 e eterniza o gesto (Reprodução)

Bellini levanta a Taça de campeão em 58 e eterniza o gesto. (Reprodução)

Nesse dia houve 14 jogos em 8 Copas do Mundo. Destaque para o título brasileiro em 58, a decisão da Copa de 86 e o histórico jogo entre ingleses e americanos em 50.

1950: Na primeira fase, Suécia e Paraguai empatam e a Espanha derrota o Chile. E na grande surpresa da rodada, os EUA derrotam a Inglaterra pelo placar mínimo.

1958: O Brasil goleia a Suécia por 5×2 na decisão do título e sagra-se campeão mundial pela primeira vez. Pelé (2), Vavá (2) e Zagallo fizeram os gols. A equipe atuou com: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo.

[youtube id=”Oh07ni7ftvI” width=”620″ height=”360″]

1982: Empate sem gols entre Alemanha Ocidental e Inglaterra, e vitória dos italianos sobre os argentinos, pela segunda fase de grupos.

1986: Na decisão do título, a Argentina vence a Alemanha e ganha seu segundo título mundial.

[youtube id=”QpDc3HiuTnM” width=”620″ height=”360″]

1994: Última rodada da fase de grupos: a Arábia Saudita derrota a Bélgica e ambos se classificam. Na mesma chave, os holandeses também avançam vencendo os marroquinos.

1998: Pelas oitavas de final, a Holanda passa pela Iugoslávia e a Alemanha se classifica ao ganhar do México.

2002: Na disputa do terceiro lugar, vitória turca sobre os anfitriões sul-coreanos.

2010: Após empate sem gols nos 120 minutos de bola rolando, o Paraguai derrota o Japão nos penaltis nas oitavas de final e avança. No outro jogo, classificação espanhola ao derrotar os portugueses pelo placar mínimo.

Curiosidades da data:
-A vitória americana sobre os ingleses em 50 é considerada a maior zebra da história das Copas. Os EUA trouxeram um time amador formado por imigrantes e trabalhadores, enquanto a Inglaterra chegou como uma das favoritas, somada ao fato de país ser considerado o inventor do futebol e de não ter participado dos primeiros mundias por questões políticas. O resultado foi tão emblemático que deu origem posteriormente (2005) a um filme, chamado “Duelo de Campeões”.

[youtube id=”9KObfuhzDYc” width=”620″ height=”360″]

-Foi a primeira vez que um goleiro usou camisas de mangas curtas na história das Copas. O arqueiro chileno Sergio Livingstone foi o pioneiro, no jogo contra a Espanha em 50.

-O Brasileiro Didi foi eleito o melhor jogador do Mundial de 58. Pelé foi considerado o segundo melhor, e também é o jogador mais jovem a marcar gol numa final de Copa.

-Maradona, apesar de não marcar gols na final – mas ter decidido a partida com um passe magistral para Burruchaga – se consagra com o título de 86, e sua participação no torneio é considerada a maior de um jogador em Copas do Mundo.

-Foi a última partida da Iugoslávia em Copas. O país, já fragmentado desde o início dos anos 90 pela movimento separatista e independência de várias Repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina), deixou de existir oficialmente em 2003.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 50 (primeira fase):
-Suécia 2×2 Paraguai
-Espanha 2×0 Chile
-EUA 1×0 Inglaterra

Copa 58 (decisão):
-Brasil 5×2 Suécia

Copa 82 (segunda fase de grupos):
-Alemanha Ocidental 0x0 Inglaterra
-Itália 2×1 Argentina

Copa 86 (decisão):
-Argentina 3×2 Alemanha

Copa 94 (primeira fase):
-Holanda 2×1 Marrocos
-Arábia Saudita 1×0 Bélgica

Copa 98 (oitavas de final):
-Holanda 2×1 Iugoslávia
-Alemanha 2×1 México

Copa 2002 (disputa de terceiro lugar):
-Turquia 3×2 Coréia do Sul

Copa 2010 (oitavas de final):
-Espanha 1×0 Portugal
-Paraguai 0x0 Japão (5×3 nos penaltis)

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!