Calendário das Copas – 3 de junho

No terceiro dia de junho, 20 jogos ocorreram, em seis Copas do Mundo. Destaque para a decisão dos finalistas em 1934, o gol anulado de Zico em 1978, um quase-gol genial de Pelé na estreia da Seleção  em 1970 e o único gol olímpico dos Mundiais em 1962.

O Fenômeno se antecipa à zaga turca e marca o primeiro gol brasileiro em 2002 (reprodução)

O Fenômeno se antecipa à zaga turca e marca o primeiro gol brasileiro em 2002 (reprodução)

1934:  Em um gramado pesado e com arbitragem suspeita, a Itália bate o Wunderteam austriaco por 1×0, gol de Enrique Guaita, e se classifica para a final do Mundial. Na outra semifinal, os tchecos vencem os alemães: 3×1.

1962: Prossegue a Copa, com vitórias da Alemanha, México e Espanha e um empate maluco entre União Soviética e Colômbia.

1970:  Em sua estreia na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira goleia a Tchecoslováquia (4×1) após sair atrás no placar. O Brasil formou com: Félix; Carlos Alberto, Piazza, Brito e Everaldo; Clodoaldo, Gerson (depois Paulo César) e Pelé; Jairzinho, Tostão e Rivelino. Esse último fez o primeiro gol do Brasil na Copa. A partida ficou marcada ainda por um quase-gol de Pelé, do meio-campo. Reveja o lance:

1974: A Seleção Brasileira derrota o Basel FC por 5×2, na Suíça, em amistoso preparatório para a Copa da Alemanha.

1978: O Brasil empata com a Suécia (1×1) em sua estreia. O gol brasileiro foi marcado por Reinaldo, após o time sair em desvantagem no placar. A Seleção formou com: Leão; Toninho, Oscar, Amaral e Edinho; Batista, Zico e Rivelino; Gil (depois Nelinho), Reinaldo e Dirceu (depois Toninho Cerezo). O confronto ficou marcado por um gol mal anulado de Zico. No último lance do jogo, após um escanteio, o juiz Clive Thomas preferiu encerrar a partida que esperar o cabeceio do brasileiro, que alcançou o fundo da meta do goleiro sueco.

1982: Em jogo-treino em Lisboa preparatório para a Copa da Espanha, os titulares do Brasil derrotam o Belenenses por 8×1.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

 1986: Portugal surpreende a Inglaterra e se vinga da semifinal de 1966: 1×0, gol de Carlos Manuel. No final da fase, porém, os ingleses se classificariam e os portugueses seriam eliminados.

2002:  Segue a Copa do Mundo, com vitórias de Brasil, México e Itália. A estreia brasileira foi contra a Turquia – vitória de virada por 2×1, gols de Ronaldo e Rivaldo. A Seleção Brasileira formou com: Marcos; Roque Júnior, Edmílson e Lúcio; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista (depois Vampeta), Ronaldinho Gaúcho (depois Denílson) e Roberto Carlos; Ronaldo (depois Luisão) e Rivaldo. Nessa partida, Rivaldo se destacaria em uma atuação digna de Oscar. Confira abaixo:

 

Curiosidades da data:

– O tcheco Oldrich Nejedly, em 1934, repetiu o feito de Pedro Cea (1930) e fez um hat-trick em uma semifinal de Copa. O feito só foi realizado mais uma vez, por Pelé, em 1958.

– O empate entre URSS e Colômbia (4×4) em 1962 é o empate com mais gols da história das Copas, junto à partida Inglaterra 4×4 Bélgica, em 1954. Porém, a partida de 1954 ficou em 3×3 no tempo normal, enquanto soviéticos e colombianos fizeram seus gols em apenas 90 minutos.

– Nesse mesmo jogo, os colombianos, treinados pelo argentino Adolfo Pedernera, marcaram o único gol olímpico em Copas:  Marcos Collfoi o autor do feito, aos 23 minutos do segundo tempo, quando seu time perdia por 4×1. Reveja o lance, aos 3:38 do vídeo abaixo:

– A vitória da Bélgica contra El Salvador, em 1970, deu fim a um jejum que já durava desde 1930. Antes, os belgas tinham 5 derrotas e um empate em Mundiais.

– Em 1970, Brasil, Itália e Alemanha estrearam com vitória. Eles seriam, nesta ordem, os três primeiros colocados no Mundial. Os três primeiros colocados estrearem no mesmo dia aconteceu em outras três Copas. Porém, em 1934, 1938 e 1958, todos os jogos da primeira rodada foram realizados na mesma data (com exceção de um jogo de 1938). De qualquer forma, nas quatro edições, os três venceram na estreia (Itália e Brasil precisaram da prorrogação em 1938).

– Nessa data, estrearam em Copas El Salvador (1970), Marrocos (1970), Irã (1978) e Equador (2002).

– Em 2002, A Itália chegou à 12ª partida consecutiva sem perder em Mundiais, assegurando a segunda maior série invicta da história. Na partida seguinte, A Azzurra perderia para a Croácia, em jogo no qual poderia se igualar ao Brasil, que ficou 13 partidas sem perder entre 1958 e 1966.

– Rivelino, Reinaldo e Ronaldo. Três estreias em 03 de junho, três autores do primeiro gol começando com a letra “R”.

 

Resultados da data:

dia33

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.