Calendário das Copas – 5 de junho

Maradona faz seu primeiro gol na Copa de 86, na partida contra a Itália reprodução)

Maradona faz seu primeiro gol na Copa de 86, na partida contra a Itália (Reprodução)

Nesta data, 12 jogos foram disputados, em três Copas do Mundo. Destaque para a fantástica partida entre Brasil e Polônia ,em 1938, e para o primeiro gol de Maradona em 1986.

1938: Os seis jogos restantes da primeira rodada foram disputados. A campeã Itália sofreu para vencer a Noruega (2×1, na prorrogação). Tchecos, hungaros, franceses e brasileiros também venceram, enquanto cubanos e romenos empataram em 3×3 e disputariam um jogo extra.

1938: Na estreia na Copa, Brasil e Polônia fizeram uma partida fantástica. Após um empate em 4×4 no tempo normal, os brasileiros venceram na prorrogação por 2×1 e se classificaram para enfrentar os tchecos nas quartas de final. Foi a primeira vez que a Seleção passou de fase em Mundiais. O Brasil jogou com: Batatais; Domingos Da Guia e Machado ; Zezé Procópio, Martim e Afonsinho; Lopes, Peracio, Leônidas da Silva, Romeu e Hercules. Leônidas (3 vezes), Peracio (2) e Romeu (1) fizeram os gols dos brasileiros.

1966: Em Belo Horizonte, a seleção Brasileira derrota a Polônia por 4×1, em amistoso preparatório para a Copa da Inglaterra.

1978: O jogador escocês Willie Johnston é expulso da Copa por ter usado anfetamina antes do jogo contra a seleção peruana.

1986: Três empates em 1×1 marcam a segunda rodada da primeira fase do Mundial. Destaque para o primeiro gol de Maradona naquele Mundial, no empate da Argentina com a Itália em 1×1.

1994:  A Seleção Brasileira empata em 1×1 com o Canadá, em Edmonton, em amistoso preparatório para a Copa dos EUA.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

1998:  A França, anfitriã da Copa, derrota a Finlândia por 1×0 em Hensinque, em amistoso preparatório para o torneio.

2002: Ricardinho, convocado para o lugar de Emerson, que foi cortado por luxação no ombro, chega à Coréia do Sul.

2002: Em partida válida pela segunda rodada do Mundial, alemães e irlandeses empatam em 1×1. Os americanos surpreendem os portugueses, enquanto os russos vencem os tunisianos, em partidas da primeira rodada.

Curiosidades da data:

–  O único W.O. da história das Copas aconteceu em 05/06/1938. Como a Áustria não mais existia como país, os suecos foram declarados vencedores da partida da primeira rodada que as duas equipes fariam.

– As Índias Orientais Holandesas foram o único país a só disputar uma partida em Copas. A atual Indonésia atuou no dia 05/06/1938, perdendo para os hungaros por 6×0. O vídeo abaixo possui algumas imagens daquela Seleção.

– O polonês Ernst Wilimowski fez três gols no segundo tempo e um na prorrogação da partida como o Brasil. Foi a primeira vez que alguém fez 4 gols em um jogo de Copa.  Assim, Ezi tornou-se o o único jogador a marcar quatro gols na seleção brasileira em uma única partida profissional, seja de competição ou amistosa.

– A fantástica partida contra a Polônia estava em 4×4 quando Leônidas teria marcado um gol descalço. Embora o próprio Leônidas tenha confirmado o fato, a história tem toques de lenda, como o campo lamacento que teria impedido o juiz de ver a irregularidade do brasileiro. Vídeos do jogo mostram que não havia poças de lama suficiente para cobrir a chuteira do Diamante Negro.

– Em 05/06/04, Togo, Gana, Angola e Tunísia estrearam na fase final das Eliminatórias da Copa.  A outra seleção africana naquela Copa, Costa do Marfim, estrearia no dia seguinte.

– Nunca tantas partidas foram para a prorrogação em um único dia como em 05/06/1938: 4 jogos.

 

Resultados do dia:

dia5

 

 

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.