Calendário das Copas – 8 de junho

Oman Biyik comemora o seu gol contra a Argentina em 90 (reprodução)

Oman-Biyik comemora o seu gol contra a Argentina em 90 (reprodução)

Nesse dia houve 15 jogos em 4 Copas do Mundo. Destaque para a abertura da Copa de 1990, na Itália, com derrota da então campeã mundial – a Argentina- a rodada de abertura da Copa de 58 (com estreia do Brasil) e a vitória brasileira sobre os chineses em 2002.

1958: O Brasil inicia a Copa com vitória de 3×0 sobre a Áustria, gols de Mazzola (2) e Nilton Santos. A Seleção formou com: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando Peçanha e Nilton Santos; Dino Sani e Didi; Joel, Dida, Mazzola e Zagallo. Além desse jogo, tivemos mais sete partidas. Os outros sete jogos da rodada também foram realizados nessa data.

[youtube id=”uD99B4RXikY” width=”620″ height=”360″]

1978: O treinador brasileiro Cláudio Coutinho anuncia que a Seleção, ameaçada de desclassificação na primeira fase, terá duas ou três alterações para o jogo decisivo contra a Áustria. Nos bastidores, comenta-se que as alterações foram imposições do então presidente da CBD, o almirante Heleno Nunes.

1982: Em Sevilha, a Seleção brasileira, em jogo-treino, faz 15×0 no Mairena (equipe da quarta divisão espanhola). Em Portugal, a Itália (futura campeã mundial) vence o Braga por 1×0 em amistoso preparatório para a Copa da Espanha.

1986: Pela segunda rodada da primeira fase, a Bélgica venceu o Iraque, a Alemanha Ocidental derrotou a Escócia, e a Dinamarca fez seu grande jogo naquele mundial, goleando o Uruguai.

[youtube id=”sFzFKmbBJfI”  width=”620″ height=”360″]

1990: Na abertura da Copa, em jogo isolado, uma supresa. A atual campeã mundial, comandada pelo melhor jogador do mundo e destaque da Copa anterior – Diego Armando Maradona – é derrotada por Camarões.

[youtube id=”_KvJgWlN4MI” width=”620″ height=”360″]

1994: Em San Diego, a Seleção Brasileira goleia a Honduras por 8×2, em amistoso preparatório para a Copa dos EUA.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

2002: A Africa do Sul derrota a Eslovênia, e a Itália é derrotada pela Croácia, pela segunda rodada da primeira fase. A Seleção Brasileira goleou a China por 4×0, garantindo classificação por antecipação para as oitavas de final. O Brasil formou com: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Anderson Polga; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista (depois Ricardinho), Ronaldinho Gaúcho (depois Denilson) e Roberto Carlos; Ronaldo (depois Edilson) e Rivaldo.

[youtube id=”NLhNxy9ZSHQ” width=”620″ height=”360″]

2005: Pelas eliminatórias para a Copa de 2006 na Alemanha, o Brasil é derrotado por 3×1 pela Argentina, em Buenos Aires. Crespo (2) e Riquelme marcaram pros argentinos, e Roberto Carlos descontou para os brasileiros.

2010: No último amistoso preparatório para a Copa da África do Sul, a Espanha (futura campeã mundial) goleia a Polônia por 6×0.

Curiosidades da data:

-Nesta data houve o primeiro e único gol do Iraque em Copas do Mundo.

-Irlanda de Norte, País de Gales e União Soviética, todas em 1958, estrearam em Copas do Mundo.

-Camarões (1990) e África do Sul (2002) venceram sua primeira partida em Copa.

-Depois de 24 anos de mandato de joão Havelange, Joseph Blatter (candidato da situação) é eleito presidente da FIFA.

– Na partida contra a China, em, 2002, os “Rs” – Ronaldo, Rivado, Ronaldinho e Roberto Carlos – fizeram um gol cada.

RESULTADOS DO DIA:

1958 (primeira fase):
-Alemanha Ocidental 3×1 Argentina
-Irlanda do Norte 1×0 Tchecoslováquia
-França 7×3 Paraguai
-Iugoslávia 1×1 Escócia
-Hungria 1×1 país de Gales
-Suécia 3×0 México
-Brasil 3×0 Áustria
-Inglaterra 2×2 União Soviética

1990 (abertura):
-Camarões 1×0 Argentina

1986 (primeira fase):
-Bélgica 2×1 Iraque
-Alemanha Ocidental 2×1 Escócia
-Dinamarca 6×1 Uruguai

2002(primeira fase):
-África do Sul 1×0 Eslovênia
-Brasil 4×0 China
-Itália 2×1 Croácia

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.