Doentes por Copa – Croácia

  • por Victor Gandra Quintas
  • 7 Anos atrás

Croácia

COMO SE CLASSIFICOU:

A Croácia foi a segunda classificada do Grupo A nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, ficando atrás da eficiente Bélgica. O time do técnico Niko Kovac teve duas fases distintas durante sua classificação: uma primeira etapa excelente seguida de atuações péssimas. Nas seis primeiras partidas, somou cinco vitórias e um empate (fora de casa, exatamente contra a Bélgica), mas, nos jogos seguintes, amargou três derrotas e outro empate, sem nenhuma vitória. Desta forma, fez-se presente na repescagem, quase perdendo a chance para a Sérvia, terceira colocada.

Na repescagem, teve como rival a surpreendente Islândia. Com um empate em Reykjavík na primeira partida, garantiu a vaga no Mundial do Brasil com uma confortável vitória por 2×0 em Zagreb.

TÉCNICO:

Croácia

ESTATÍSTICAS:

– A seleção croata fez 10 jogos na fase de grupos mais 2 da repescagem, somando 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

– Foram 14 gols a favor e 9 contra.
– O artilheiro do time foi Mario Mandzukic, com quatro 4 marcados. Srna, Perisic e Olic foram os líderes de assistências das eliminatórias. O goleiro Pletikosa e o atacante Mandzukic jogaram todas as partidas.

Camisa titular

Camisa titular

PONTO FORTE:

O meio-campo croata conta com dois grandes jogadores, Rakitic e Modric. Os dois, mas sobretudo o segundo, são os maestros do time, auxiliando na chegada rápida ao ataque com a qualidade do passe. O setor ainda é recheado com bons jogadores, com Kovacic, Perisic e Olic formando o trio avançado. Sem dúvida, o meio-campo da Croácia dará dor de cabeça a Felipão na abertura da Copa do Mundo.

PRINCIPAIS DESTAQUES:

Croácia MandzukicCroácia SrnaCroácia Modric

PONTO FRACO:

A ausência do zagueiro Simunic pode ser sentida na equipe. Apesar do bom conjunto, a punição que o jogador sofreu por entoar cânticos nazistas em partida pela Croácia não foi bem vista pela FIFA. Esta carência pode ser prejudicial à equipe de Kovac, que não conta com grandes estrelas no setor defensivo.

Para a estreia na Copa, Mandizukic também estará ausente, cumprindo suspensão.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

EQUIPE:

Kovac opta pelo 4-2-3-1, contando com uma defesa alta, com laterais que sabem apoiar e uma saída de bola bastante qualificada com Modric e Rakitic. Os dois meias atuam como pontas e um terceiro joga centralizado, chegando em Mandzukic, o homem de referência no ataque. No jogo de abertura, no entanto, o técnico pode optar pela entrada de um volante mais marcador. O jogo aéreo e a bola parada também são pontos fortes desta equipe.

Croatia

OPINIÃO:

Forte candidata a segunda vaga do grupo, pode até mesmo conseguir o primeiro lugar a depender da estreia. O time é forte e pode surpreender ainda no mata-mata. Uma classificação para as quartas de final não seria surpresa. Repetir o feito de Suker e companhia em 1998 será mais complicado.

OS CONVOCADOS:

GOLEIROS: Stipe Pletikosa (Rostov), Danijel Subasic (Monaco) e Oliver Zelenika (Locomotive);
LATERAIS: Dario Srna (Shakhtar Donetsk), Danijel Pranjic (Panathinaikos), Sime Vrsaljko (Genoa);
ZAGUEIROS: Dejan Lovren (Southampton), Vedran Corluka (Lokomotiv Moscou), Gordon Schildenfeld (Panathinaikos), Domagoj Vida (Dynamo Kiev);
MEIO-CAMPO: Luka Modric (Real Madrid), Ivan Rakitic (Sevilla), Ognjen Vukojevic (Dynamo Kiev), Ivan Perisic (Wolfsburg), Mateo Kovacic (Internazionale), Marcelo Brozovic (Dinamo Zagreb), Ivan Mocinic (Rijeka), Sammir (Getafe);
ATACANTES: Mario Mandzukic (Bayern de Munique), Ivica Olic (Wolfsburg), Eduardo da Silva (Shakhtar Donetsk), Nikica Jelavic (Hull City), Ante Rebic (Fiorentina).

Croácia

Comentários

Natural de Belo Horizonte. Torcedor do Cruzeiro e da Juventus. Um Doente por Futebol. Desde pequeno um apreciador do esporte mais popular do mundo, preferindo mais em acompanhar do que jogar (principalmente por não ter talento algum com a bola).