Doentes por Copa – Espanha

  • por Victor Mendes Xavier
  • 7 Anos atrás

Espanha

COMO SE CLASSIFICOU:

Atual campeã do mundo, a Espanha se classificou após vencer o Grupo I das Eliminatórias da UEFA de maneira invicta. Ao lado da rival França, a Espanha teve momentos de dúvidas ao longo das Eliminatórias, mas dissipou-as nos momentos chaves. Nos confrontos diretos com Les Bleus, um empate em Madrid e uma vitória essencial em Paris, por 1×0, com gol de Pedro, que praticamente definiu a vaga.

A Espanha das Eliminatórias deu continuidade ao estilo menos goleador visto desde a Copa de 2010. Foram 15 gols em oito jogos e somente duas vitórias por três ou mais gols de diferença, contra Bielorrúsia (4×0) e Finlândia (3×0). Pedro, com a moral cada vez mais alta com o treinador Vicente Del Bosque, terminou com a artilharia do grupo, com cinco gols.

TÉCNICO:

Espanha

Camisa titular

Camisa titular

PONTO FORTE:

Há debates sobre a decadência do estilo de jogo espanhol, mas não há como negar que a capacidade de controle de jogo continua viva (ainda que de maneira controversa e cansativa, o que gera críticas). Em bom dia, o meio-campo espanhol formado por Busquets, Xabi Alonso e Xavi pode condicionar o andamento de uma partida.

PRINCIPAIS DESTAQUES:

Espanha Sérgio Ramos Espanha Iniesta Espanha Casillas

PONTO FRACO:

A qualidade do sistema defensivo anda em xeque desde a Copa das Confederações. Piqué terminou a temporada em alta, mas já não é mais o confiável e seguro zagueiro de quatro anos atrás. Por outro lado, Sergio Ramos, que iniciou 2013-2014 em baixa, concluiu a Liga dos Campeões de maneira históricaCom Azpilicueta e Alba nas laterais, o sistema fica menos equilibrado em relação à Copa de 2010, quando tinha Ramos e Capdevilla, e gera mais ataques dos rivais. Sem dúvidas, este é o ponto mais fraco do onze inicial espanhol.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

EQUIPE:

A Espanha joga no 4-3-3 parecido com o do Barcelona. A diferença é o papel defensivo executado pela dupla de volantes Xabi Alonso e Busquets, o que libera mais Xavi para participar das jogadas ofensivas. As únicas dúvidas de Del Bosque estão na formação do ataque. Iniesta é o craque do time e tem presença garantida no onze inicial, mas o treinador, que parecia ter definido o sistema ofensivo com Fàbregas de falso nove e David Silva ou Pedro aberto à direita, tende a alterar o time. Desde a derrota para o Brasil, a ascensão do atacante Diego Costa deu uma dor de cabeça positiva ao bigodudo.

1010532_Spain

OPINIÃO:

O choque de realidade sofrido em 2013, após a surra na final da Copa das Confederações para o Brasil e o fracasso retumbante de seus principais representantes na Uefa Champions League, transforma a Espanha na maior incógnita da Copa do Mundo. A Fúria ainda é uma das favoritas, mas a base “envelhecida” carece de intensidade e alternativas (por teimosia do treinador), o que sobra nas principais candidatas. Ao lado de Holanda e Chile no grupo B, não seria surpresa ver a Roja caindo na fase de grupos.

CONVOCADOS:

Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Napoli/ESP) e David de Gea (Manchester United/ING);
Laterais: Juanfran (Atlético de Madrid), Jordi Alba (Barcelona), César Azpilicueta (Chelsea/ING);
Defensores: Sergio Ramos (Real Madrid), Gerard Piqué (Barcelona), Raul Albiol (Napoli/ESP);
Meio-campistas: Javi Martínez (Bayern de Munique/ALE), Xavi Hernández (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Andrés Iniesta (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid), Sergio Busquets (Barcelona), Santi Cazorla (Arsenal/ING), Cesc Fàbregas (Barcelona), Juan Mata (Manchester United/ING) e David Silva (Manchester City/ING);
Atacantes: Pedro Rodríguez (Barcelona), Diego Costa (Atlético de Madrid), David Villa (Atlético de Madrid), Fernando Torres (Chelsea/ING).

Espanha (2)

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.