Doentes por Copa – Japão

  • por Saimon
  • 7 Anos atrás

Japão

COMO SE CLASSIFICOU:

O Japão foi a primeira seleção a garantir vaga na Copa do Mundo entre as equipes que disputaram as Eliminatórias. Após uma primeira fase com um pouco de sustos, passando em segundo lugar no grupo, atrás do Uzbequistão, a fase final foi bem tranquila para os japoneses.

A disparidade do Japão contra o resto do grupo foi grande. Isso aconteceu devido ao fato de todas as outras seleções tirarem pontos entre si, enquanto os nipônicos venciam seus jogos com facilidade. A vaga foi confirmada na antepenúltima rodada, após um empate em Saitama contra a Austrália, e só não veio antes por conta de um inesperado tropeço em Amman, contra a seleção da Jordânia.

TÉCNICO:

Japão

ESTATÍSTICAS:

Somando 17 pontos em 24 disputados, o Japão teve a melhor campanha entre as dez seleções da fase final.
– Em Saitama foram quatro jogos, sendo três vitórias e um empate, sofrendo apenas um gol.
– Os japoneses aplicaram a maior goleada da fase final, sendo um 6×0 diante da Jordânia, em casa.
– Shinji Okazaki foi o maior goleador de toda a Eliminatória Asiática. O atacante terminou com 8 gols em 14 partidas. Nenhum foi em cobrança de pênalti.
– Meia do Milan, Keisuke Honda fez apenas seis jogos nas Eliminatórias. Com cinco gols, obteve a melhor média de gol entre os jogadores japoneses.

Camisa titular

Camisa titular

PONTO FORTE:

O trio de frente com Honda, Kagawa e Okazaki concentra a maioria das ações do ataque do Japão. Mesmo não vivendo bom momento no Manchester United, Kagawa segue sendo o principal jogador da seleção, auxiliado por Honda. Okazaki assumiu a titularidade, desbancando o concorrente Mike Havenaar.

PRINCIPAIS JOGADORES:

Japão Uchida Japão Kagawa Japão Honda

PONTO FRACO:

Há muito tempo o maior problema japonês é a bola aérea, devido à baixa estatura dos seus defensores. Olhando a convocação da última Data FIFA, dos oito defensores convocados por Alberto Zaccheroni, apenas o lateral Hiroki Sakai e o zagueiro Maya Yoshida medem mais de 1,80cm, sendo Yoshida o mais alto, com 1,89cm. A bola alta já foi problema na última Copa das Confederações.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

EQUIPE:

A escalação ideal parece estar definida há tempos na cabeça de Zaccheroni. O time foi repetido na maioria das partidas, salvo em alguns jogos que Yoshida e Kagawa perderam por lesões. Destaque na Bundesliga, Kiyotake deve formar o ataque com Okazaki. Essa alteração dá muito mais velocidade à equipe.

Japan

OPINIÃO:

O Japão não entra como favorito no grupo C, no qual Colômbia e Costa do Marfim são as principais seleções. No entanto, a disparidade das duas para Grécia e Japão não é das maiores, fazendo com que os japoneses sonhem com uma vaga nas oitavas de final. A estreia contra a Costa do Marfim deve definir qual será o rumo do Japão nos próximos jogos.

CONVOCADOS:

Goleiros: Eiji Kawashima (Standard Liège/BEL), Shusaku Nishikawa (Urawa Reds) e Shuichi Gonda (Tokyo);
Laterais: Atsuto Uchida (Schalke 04/ALE), Yuto Nagatomo (Internazionale/ITA), Hiroki Sakai (Hannover/ALE), Gotoku Sakai (Stuttgart/ALE);
Zagueiros: Masahiko Inoha (Jubilo Iwata), Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Masato Morishige (Tokyo) e Maya Yoshida (Southampton/ING);
Meio-campo: Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Makoto Hasebe (Nürnberg/ALE), Toshihiro Aoyama (Sanfrecce Hiroshima), Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka), Keisuke Honda (Milan/ITA), Shinji Kagawa (Manchester United/ING), Hiroshi Kiyotake (Nürnberg/ALE) e Manabu Saito (Yokohama F Marinos);
Atacantes: Yoshito Okubo (Kawasaki Frontale), Shinji Okazaki (Mainz/ALE), Yoichiro Kakitani (Cerezo Osaka) e Yuya Osako (Munique 1860/ALE).

Simbolo_Japao

Comentários

Palmeirense, 23 anos. Acompanha futebol em qualquer canto. Fã da ótima geração belga.