Os melhores da Copa – Fase de Grupos

  • por Doentes por Futebol
  • 5 Anos atrás

Em vez de selecionarmos 11 titulares para uma seleção da fase de grupos da Copa, preferimos mostrar os jogadores que mais apreciamos nesta fase do torneiro. Algumas posições foram mais difíceis de encontrar destaques do que outras, assim, não se espantem com a disparidade de nomes entre elas. Sem mais rodeios, vamos aos jogadores que selecionamos como destaques da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014:

Goleiros

OCHOA ENYEAMA

Guillermo Ochoa é o goleiro da defesa menos vazada da primeira fase da Copa. (Sofreu um gol apenas) Seu desempenho tem sido muito constante, e ainda teve participação decisiva no empate do México contra o BrasilVincent Enyeama é o goleiro com mais defesas efetuadas na competição, 16 ao total, e o goleiro foi muito bem, mesmo no jogo em que foi vazado 03 vezes contra a Argentina. (Única partida da primeira fase em que a Nigéria sofreu gols)

;

Laterais pela Direita

AURIER ISLA

Honestamente, foi difícil escolher nomes para a lateral direita, pois não houve grandes destaques na posição até  então. Preferimos selecionar o competente lateral Serge Aurier, dono de duas assistências para gol pela Costa do Marfim e Maurício Isla, o versátil ala chileno.

;

Zagueiros

THIAGO SILVA E RAFA MARQUEZ

Na zaga, temos ótimas opções. Rafa Marquez é o capitão e líder da melhor defesa do torneiro, e Thiago Silva tem se destacado tanto defensivamente, quanto na ajuda em relação a criação de jogadas, como o meio campo brasileiro tem criado pouco, Thiago e David Luiz têm tentado ótimos lançamentos desde a defesa até o ataque, criando boas chances para o Brasil. Outros ótimos nomes de destaque na defesa são: Sakho e Varane da França, Yepes da Colômbia, Godín do Uruguai, o já citado David Luiz e Medel (volante que tem sido improvisado na zaga) do Chile.

;

Laterais pela Esquerda

BLIND E RODRÍGUEZ

Daley Blind e Ricardo Rodríguez são os laterais que melhor apoiaram na primeira fase. Blind é um dos líderes de assistências na Copa com 03 passes para gol e Rodríguez vem logo atrás com 02 passes.

;

Volantes

LG E MATUIDI

Escolhemos volantes com presença física, mas que também sabem jogar com a bola nos pés. Luiz Gustavo é o “cão de guarda” que fica à frente da dupla Thiago Silva e David Luiz, dando suporte nos momentos em que o Brasil não tem a bola, mas também tem qualidade para dar bons passes e até subir ao ataque, como ficou nítido no gol que deu para Neymar marcar diante de Camarões. Matuidi fica  mais preso no time da França, para dar liberdade a Pogba e Cabaye, e tem desempenhado bem sua função. Outros nomes de destaque são: Mascherano pela Argentina, Aranguiz pelo Chile, De Jong pela Holanda.

;

Meias-Atacantes

CUADRADO JAMES E NEYMAR

Um trio sul-americano de respeito merece destaque nesta primeira fase da Copa. Guillermo Cuadrado e James Rodríguez foram os craques da Colômbia, difícil dizer quem foi o melhor do time nesta fase do torneio. Já Neymar foi responsável por 57% dos gols marcados pelo Brasil (Marcou 4 de um total de 7). Outros nomes que merecem menção: Valbuena pela França e Bryan Ruiz pela Costa Rica.

;

Atacantes

MESSI MULLER E ROBBEN

Pinçamos um trio letal que foi o pesadelo das defesas adversárias na primeira fase. Robben apresentou o melhor futebol da primeira fase, e ainda marcou 3 gols e deu uma assistência. Se Thomas Müller não faz o tipo de dar espetáculo, como Robben deu, o artilheiro alemão compensa em letalidade à frente do gol. Dentre os artilheiros da Copa, Müller é o que chuta menos contra a meta adversária (aproximadamente apenas 02 chutes por jogo), mas quando o faz, normalmente é caixa. E Lionel Messi foi o jogador mais decisivo da fase de grupos. O craque argentino marcou 67% dos gols da Argentina (4 de 6 marcados). Outros nomes que destacamos nos ataques da Copa são: Karim Benzema da França (Atacante que mais finalizou no torneio – 7 vezes), Van Persie da Holanda (03 gols em 02 jogos) e Alexis Sanchez do Chile (Craque do Chile, jogador que se movimenta pelo campo inteiro)

Comentários