A promessa sérvia que reforça o Liverpool

  • por Levy Guimarães
  • 5 Anos atrás
Foto: Reprodução - Lazar Markovic sendo apresentado como nova contratação dos Reds

Foto: Reprodução – Lazar Markovic sendo apresentado como nova contratação dos Reds

Buscando reforçar o elenco vice-campeão inglês em 2013/2014, o Liverpool anunciou há poucos dias a contratação do meia-atacante Lazar Markovic. O sérvio de 20 anos vem para a Inglaterra após ótima temporada pelo Benfica e promete ser uma peça importante para os Reds ao longo da temporada.

Formado nas categorias de base do Partizan, Markovic estreou pelo time principal já aos 17 anos, na temporada 2011/2012, e logo de cara figurou na seleção do Campeonato Sérvio, conquistado por sua equipe. Na temporada seguinte, firmou-se como uma grade promessa do futebol do país, se destacando em mais um título sérvio pelo Partizan e novamente figurando na Equipe do Ano.

Foto: Reprodução - Pelo Partizan, Markovic rapidamente despontava como uma das maiores promessas do Leste Europeu

Foto: Reprodução – Pelo Partizan, Markovic rapidamente despontava como uma das maiores promessas do Leste Europeu

O bom desempenho fez surgir o interesse de clubes importantes da Europa, proporcionando o primeiro salto na carreira do jogador: foi contratado no ano passado pelo Benfica, por 6,25 milhões de euros. E em Portugal, mostrou que pode alçar grandes voos na carreira. Começou com um belo cartão de visitas, marcando um golaço no derby contra o Sporting, pela 3ª rodada do Campeonato Português (como você pode ver no vídeo abaixo). Conquistou rapidamente os adeptos com suas arrancadas, dribles e gols, sendo quase sempre titular em uma temporada inesquecível para o clube, na qual venceu o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Taça da Liga e foi vice da Liga Europa. Foi eleito o melhor jogador de janeiro e fevereiro em Portugal e selecionado para o time dos melhores da Liga Europa.



Agora, Markovic enfim chega a uma liga de topo do futebol europeu. Contratado por 20 milhões de libras, o sérvio é um jogador útil para qualquer treinador não só por sua qualidade, mas também pela versatilidade. Pelo Benfica, atuou na ponta esquerda, direita e até um pouco mais centralizado. No 4-4-2 com meio em forma de losango montado por Jorge Jesus, atuava por qualquer um dos vértices “laterais”.

O principal problema de Markovic é que, por vezes, se mostrou um jogador imaturo, displicente e fominha em determinadas jogadas. Falta um pouco mais de cérebro e um pouco menos de pernas. Outro problema é o bom número de chances de gol que desperdiça – muito em função de sua displicência. Mas essas são características que podem ser perfeitamente corrigidas pelo técnico Brandon Rodgers. Caso saiba lapidar o jovem sérvio, vai ter em mãos um jogador rápido, habilidoso e versátil, que esteja apto, em um futuro próximo, a assumir a titularidade no time vermelho.

Comentários

Estudante de Jornalismo e redator no Placar UOL Esporte, belo-horizontino, apaixonado por esportes e Doente por Futebol. Chega ao ponto de assistir a jogos dos campeonatos mais diversos e até de partidas bem antigas, de décadas atrás.