Calendário das Copas – 1° de julho

  • por Edson Vinicius
  • 7 Anos atrás
Henry faz o gol que elimina o Brasil em 2006 (Reprodução)

Henry faz o gol que elimina o Brasil em 2006 (Reprodução)

Nesse dia houve 7 jogos em 4 Copas do Mundo. Destaque para a classificação brasileira em 50 e a eliminação canarinha em 2006.

1950: O Brasil derrota a Iugoslávia por 2×0, gols de Ademir e Zizinho, e se classifica para o quadrangular final da Copa. A equipe jogou com: Barbosa; Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode; Maneca, Ademir, Jair, Zizinho e Chico.

[youtube id=”nocsH6NSOsA” width=”620″ height=”360″]

1982: Pela segunda fase de grupos, vitória da União Soviética sobre a Bélgica e empate entre Áustria e Irlanda do Norte.

1990: Em jogo emocionante, com duas viradas, a Inglaterra derrota Camarões na prorrogação e se classifica, em partida válida pelas quartas de final. No outro duelo do dia, a Alemanha Ocidental avança ao vencer a Tchecoslováquia pelo placar mínimo.

[youtube id=”4fpPRz2i-bo” width=”620″ height=”360″]

2006: O Brasil é derrotado pela França por 1×0 nas quartas de final e se despede da Copa. A Seleção jogou com: Dida; Cafu (depois Cicinho), Juan, Lúcio e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Zé Roberto, Juninho Pernambucano (depois Adriano) e Ronaldinho Gaúcho; Kaká (depois Robinho) e Ronaldo. Na outra partida, Portugal nos penaltis derrota a Inglaterra, após empate sem gols nos 120 minutos de bola rolando, e passa às semifinais.

[youtube id=”B_Thl8zFq5U” width=”620″ height=”360″]

Curiosidades da data:

-Minutos antes do iníco do jogo contra o Brasil em 50, o iugoslavo Rajko Mitić bateu a cabeça em uma viga do vestiário, o que provocou um ferimento no local. Ele entrou em campo com a bola já rolando, e enquanto esteve fora recebendo um curativo o Brasil abriu o placar.

-Foi a última partida em Copas da Tchecoslováquia. Em 93 o país foi dividido em dois outros – Eslováquia e República Tcheca.

-Pela terceira vez seguida o Brasil é sobrepujado ao enfrentar a França em fases eliminatórias de Copas. Anteriomente tinha sido eliminado pelos “Bleus” nos penaltis nas quartas de final em 86, e perdido a final do mundial de 98 por 3×0.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 50 (primeira fase):
-Brasil 2×0 Iugoslávia

Copa 82 (segunda fase de grupos):
-Áustria 2×2 Irlanda do Norte
-União Soviética 1×0 Bélgica

Copa 90 (quartas de final):
-Inglaterra 3×2 Camarões (na prorrogação, após 2×2 no tempo normal)
-Alemanha Ocidental 1×0 Tchecoslováquia

Copa 2006 (quartas de final):
-França 1×0 Brasil
-Portugal 0x0 Inglaterra (3×1 nos penaltis)

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!