Nesse dia houve 6 jogos em 2 Copas do Mundo. Destaque para a eliminação brasileira em 66.
1930: Pelo mesmo grupo da fase inicial, vitórias de Chile e Argentina sobre, respectivamente, França e México.
[youtube id=”Cy7YavyOopA” width=”620″ height=”360″]
1966: Pela rodada final da primeira fase, o Brasil é derrotado por 3×1 pela Seleção Portuguesa e se despede do Mundial. A equipe atuou com: Manga; Fidelis, Brito, Orlando e Rildo; Denilson e Lima; Jairzinho, Silva, Pelé e Paraná. Rildo marcou o gol brasileiro. Além desse jogo, os argentinos venceram os suiços, os norte-coreanos bateram os italianos e houve empate sem gols entre uruguaios e mexicanos.
[youtube id=”AWGZsH3wsg4″ width=”620″ height=”360″]
Curiosidades da data:
-O primeiro penalti das Copas aconteceu no jogo entre Chile e França, e foi desperdiçado pelo atacante chileno Carlos Vidal.
-Na partida entre Argentina e México foram marcadas cinco penalidades máximas, e apenas uma convertida. Detalhe é que não havia a marca de cal para tiros penais no gramado, e o árbitro em quatro cobranças errou a contagem dos 11 metros, colocando a bola em distância maior. Na única cobrança no local correto, o mexicano Manuel Rosas marcou o primeiro gol de penalti das Copas.
-O árbitro do jogo entre argentinos e mexicanos foi o boliviano Ulises Saucedo, que era também o treinador da seleção do seu país.
-O Brasil enfrentou Portugal com nove mudanças na equipe em relação ao jogo anterior. Apenas Jairzinho e Lima foram mantidos. Os dois também foram os únicos a atuarem nas três partidas que a Seleção Brasileira fez na Copa.
-O goleiro mexicano Carbajal, ao enfrentar o Uruguai, torna-se o primeiro jogador a atuar em cinco Copas do Mundo.
RESULTADOS DO DIA:
Copa 30 (primeira fase):
-Chile 1×0 França
-Argentina 6×3 México
Copa 66 (primeira fase):
-Portugal 3×1 Brasil
-Coreia do Norte 1×0 Itália
-Argentina 2×0 Suiça
-Uruguai 0x0 México