Calendário das Copas - 2 de julho » DPF

Calendário das Copas – 2 de julho

  • por Edson Vinicius
  • 5 Anos atrás
Luis Suarez evita com as mãos o gol da vitória de Gana na prorrogação (Reprodução)

Luis Suarez evita com as mãos o gol da vitória de Gana na prorrogação (Reprodução)

Nesse dia houve 11 jogos em 4 Copas do Mundo. Destaque para as participações brasileiras em duas delas, além do famoso lance de Luis Suarez em 2010.

1950: Pela fase inicial, a Espanha vence a Inglaterra e se classifica para o quadrangular final, assim como o Uruguai, que goleia a Bolívia. Ainda houve as vitórias de Chile, Suiça e Itália sobre, respectivamente, EUA, México e Paraguai. Todos esses seis times foram eliminados.

1982: Pela segunda fase de grupos, o Brasil derrota a Argentina por 3×1, gols de Zico, Serginho e Júnior. A equipe atuou com: Waldir Peres; Leandro (depois Edevaldo), Oscar, Luizinho e Júnior; Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico (depois Batista); Serginho e Éder. No outro jogo, a Alemanha Ocidental vence a anfitriã Espanha.

[youtube id=”vKy2B5awFXU” width=”620″ height=”360″]

1994: Nas oitavas de final, os espanhóis batem os suiços e se classificam. Na outra partida, os alemães passam pelos belgas e seguem adiante.

2010: O Brasil é derrotado nas quartas de final por 2×1 pela Holanda, de virada, e dá adeus à Copa. Robinho fez o gol brasileiro. A equipe formou com: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (depois Gilberto); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (depois Nilmar). No outro jogo, o Uruguai, nos penaltis, elimina Gana e avança às semifinais.

[youtube id=”vMfwJVFLjYM” width=”620″ height=”360″]

Curiosidades da data:

-Devido a desistência das seleções da Turquia, Índia e Escócia, um grupo da Copa de 50 era formado apenas por Uruguai e Bolívia, que nesse confronto direto decidiram o classificado ao quadrangular final.

-Como México e Suiça tinham a camisa da mesma cor (vermelha) e nenhum fardamento reserva, o time mexicano foi obrigado a usar a camisa azul e branca listrada do Cruzeiro de Porto Alegre, local da partida em 50. O time gaúcho se tornou o segundo time a ter a camisa usada em Copas do Mundo – o primeiro foi o Nápoli, em 34.

-A Argentina, que chegou em 82 como uma das grandes favoritas, é eliminada com a derrota para o Brasil. Diego Maradona, apontado antes da Copa como a grande estrela do torneio, se despede dele melancolicamente, ao ser expulso da partida após dar um chute no estômago do jogador brasileiro Batista. A Espanha, dona da casa, também é eliminada com a derrota para a Alemanha Ocidental.

-No último lance da prorrogação contra Gana, o atacante uruguaio Luis Suarez impediu a derrota do seu time ao evitar com as mãos, embaixo das traves, um gol certo do adversário, sendo expulso por isso. Na sequência, o ganês Asamoah Gyan bateu o penalti no travessão. Jogo empatado ao final dos 120 minutos, e vitória uruguaia nas cobranças de penaltis.

[youtube id=”cN14za7vwGo” width=”620″ height=”360″]

RESULTADOS DO DIA:

Copa 50 (primeira fase):
-Uruguai 8×0 Bolívia
-Itália 2×0 Paraguai
-Espanha 1×0 inglaterra
-Chile 5×2 EUA
-Suiça 2×1 México

Copa 82 (segunda fase de grupos):
-Brasil 3×1 Argentina
-Alemanha Ocidental 2×1 Espanha

Copa 94 (oitavas de final):
-Espanha 3×0 Suiça
-Alemanha 3×2 Bélgica

Copa 2010 (quartas de final):
-Holanda 2×1 Brasil
-Uruguai 1×1 Gana (4×2 nos penaltis)

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!