Calendário das Copas – 23 de julho

  • por Edson Vinicius
  • 5 Anos atrás
O treinador inglês Alf Ramsey tenta impedir a troca de camisas do seu jogador com o adversário argentino (Reprodução)

O treinador inglês Alf Ramsey tenta impedir a troca de camisas do seu jogador com o adversário argentino (Reprodução)

Nesse dia houve 4 jogos em Copas do Mundo, todos em 66.

1966: Quartas de final: Inglaterra, Alemanha Ocidental, Portugal e União Soviética derrotam, respectivamente, Argentina, Uruguai, Coreia do Norte e Hungria, e avançam às semifinais.

Curiosidades da data:

-Portugal protagonizou a maior virada das Copas. Aos 22 minutos do primeiro tempo, os norte-coreanos venciam os portugueses por 3×0. Antes do intervalo a equipe lusitana reagiu e marcou dois gols, e mais três no segundo tempo, vencendo a partida. Eusébio anotou quatro tentos no jogo.

[youtube id=”Bd6SNBdsVy4″ width=”620″ height=”360″]

-O argentino Rattín foi expulso na partida contra a Inglaterra porque o árbitro alemão Rudolf Kreitlein, que não entendia a língua do atleta, achou que ele estava sendo indisciplinado ao reclamar das constantes faltas sofridas pelos jogadores de sua equipe. Rattín, que por sua vez não falava alemão, não percebeu (ou não entendeu) que havia sido expulso, e permaneceu em campo até que o árbitro com gestos lhe indicasse o caminho do vestiário. A confusão foi tanta que esse caso foi o responsável pela introdução por parte da FIFA dos cartões vermelho e amarelo, a partir da Copa de 70, como forma de “universalizar” a comunicação entre árbitros e jogadores.

-Ao sair vaiado de campo pelos torcedores ingleses, Rattín amassou uma bandeirinha de corner britânica. O técnico inglês Alf Ramsey declarou após o jogo que “os argentinos eram animais”, e ouviu em resposta a frase: “ladrões das ilhas Malvinas”. O treinador ainda protagonizaria no final da partida um cena vergonhosa, ao tentar impedir a troca de camisas entre o inglês George Cohen e o argentino Mario González.

[youtube id=”pz3C2H9kE78″ width=”620″ height=”360″]

RESULTADOS DO DIA:

Copa 66 (quartas de final):
-Inglaterra 1×0 Argentina
-Alemanha Ocidental 4×0 Uruguai
-Portugal 5×3 Coreia do Norte
-União Soviética 2×1 Hungria

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!