Calendário das Copas – 3 de julho

  • por Edson Vinicius
  • 7 Anos atrás
Cruyff faz o segundo gol holandês e sacramenta a derrota brasileira em 74 (Reprodução)

Cruyff faz o segundo gol holandês e sacramenta a derrota brasileira em 74 (Reprodução)

Nesse dia houve 12 jogos em 6 Copas. Destaque para as participações brasileiras em 74 e 98.

1954: Na disputa do tercerio lugar, a Áustria vence o Uruguai.

1974: O Brasil é derrotado pela Holanda por 2×0 e fica de fora da final, tendo que se contentar em disputar a terceira colocação da Copa. A equipe formou com: Leão; Zé Maria, Luis Pereira, Marinho Peres e Marinho Chagas; Carpegiani, Paulo César (depois Mirandinha) e Rivellino; Valdomiro, Jairzinho e Dirceu. Pelo mesmo grupo, empate entre Argentina e Alemanha Oriental. Na outra chave, a Alemanha vence a Polônia e se clasifica para a disputa do título contra os holandeses. Além desse jogo, ainda houve a vitória da Suécia sobre a Iugoslávia.

[youtube id=”ZTs2iwMqVMg” width=”620″ height=”360″]

1990: Na primeira partida semifinal, a Argentina derrota a anfitriã Itália nos penaltis, após empate nos 120 minutos de bola rolando.

1994: Nas oitavas de final, os romenos batem os argentinos e se classificam. No outro jogo, os suecos batem os sauditas e também avançam.

1998: O Brasil derrota a Dinamarca por 3×2 nas quartas de final, gols de Rivaldo (2) e Bebeto, e segue adiante. A Seleção foi escalada com: Taffarel; Cafu, Júnior Baiano, Aldair e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Leonardo (depois Emerson) e Rivaldo (depois Zé Roberto); Bebeto (depois Denílson) e Ronaldo. Na outra partida, a dona da casa França passa pela Itália nos penaltis, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação.

[youtube id=”n31YnK4Qg8o” width=”620″ height=”360″]

2010: Nas quartas de final, goleada da Alemanha sobre a Argentina e vitória simples dos espanhóis sobre os paraguaios. Os vencedores avançam às semifinais.

Curiosidades da data:

-Choveu tanto antes do jogo entre a Alemanha e Polônia em 74, que a drenagem do campo não deu vazão. Foi preciso que o corpo de Bombeiros drenasse parte da água com bombas de sucção. Além disso, funcionários alemães percorreram o gramado com carrinhos de drenagem. Em razão disso, a partida começou com mais de meia hora de atraso, e ainda com vários pontos de acúmulo de água em campo.

-A semifinal de 90 foi disputada em Nápoles, onde jogava o grande craque da Argentina, Diego Maradona. Aproveitado-se do fato de ser ídolo local, ele passou os dias antes da partida dizendo que o povo napolitano sempre foi vítima de preconceito pelos italianos, e conclamou os torcedores locais a apoiarem a seleção argentina. A tática deu certo: durante o jogo, não se percebia no estádio o mesmo apoio efusivo que a Azzurra teve nos outro jogos da Copa, quando jogou em Roma. E a Argentina acabou passando nos penaltis.

[youtube id=”d_DEuMuI2mk” width=”620″ height=”360″]

-O torneio de 98 foi a terceira Copa seguida em que a Itália despediu-se após perder uma disputa de penaltis. Anteriormente havia sido eliminada da mesma maneira na semifinal de 90, além de ter perdido assim a decisão do título de 94 para o Brasil.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 54 (disputa de terceiro lugar):
-Áustria 3×1 Uruguai

Copa 74 (fase semifinal de grupos):
-Holanda 2×0 Brasil
-Argentina 1×1 Alemanha Oriental
-Alemanha Ocidental 1×0 Polônia
-Suécia 2×1 Iugoslávia

Copa 90 (semifinal):
-Argentina 0x0 Itália (4×3 nos penaltis)

Copa 94 (oitavas de final):
-Romênia 3×2 Argentina
-Suécia 3×1 Arábia Saudita

Copa 98 (quartas de final):
-Brasil 3×2 Dinamarca
-França 0x0 Itália (4×3 nos penaltis)

Copa 2010 (quartas de final):
-Alemanha 4×0 Argentina
-Espanha 1×0 Paraguai

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!