Calendário das Copas – 4 de julho

  • por Edson Vinicius
  • 7 Anos atrás
Bebeto diz "eu te amo" para Romário, após receber passe do baixinho e marcar o gol da classificação conra os EUA (Reprodução)

Bebeto diz “eu te amo” para Romário, após receber passe do baixinho e marcar o gol da classificação contra os EUA (Reprodução)

Nesse dia houve 9 jogos em 6 Copas do Mundo. Destaque para a decisão do Mundial de 54 e a classificação brasileira às quartas de final de 94.

1954: Na decisão do título, a Alemanha Ocidental derrota a Hungria de virada e se torna campeã mundial pela primeira vez.

[youtube id=”bfjxgT6SDYk” width=”620″ height=”360″]

1982: A França goleia a Irlanda do Norte e se classifica para as semifinais, a exemplo da Polônia, que garante vaga ao empatar sem gols com a União Soviética.

1990: Alemanha Ocidental e Inglaterra empatam nos 120 minutos de bola rolando na semifinal. Nos penaltis, vitória alemã e vaga assegurada na final contra a Argentina.

1994: Pelas oitavas de final, Brasil derrota os anfitriões americanos pelo placar mínimo, gol de Bebeto, e segue adiante. A equipe atuou com: Taffarel; Jorginho, Márcio Santos, Aldair e Leonardo; Dunga, Mauro Silva, Mazinho e Zinho (depois Cafu); Bebeto e Romário. Na outra partida, a Holanda se classifica ao vencer a Irlanda.

[youtube id=”tsreAhx-Zng” width=”620″ height=”360″]

1998: Croácia e Holanda derrotam, respectivamente, Alemanha e Argentina, em partidas válidas pelas quartas de final, e avançam na competição.

2006: Na prorrogação, a Itália bate a anfitriã Alemanha e garante vaga na decisão da Copa.

[youtube id=”F7zPLsjiZa4″ width=”620″ height=”360″]

Curiosidades da data:

-O atacante húngaro Kocsis foi o artilheiro da Copa de 54, com 11 gols. O torneio teve a maior média de gols da história dos mundiais – 5,38 gols por partida.

-Até hoje paira a suspeita de que os alemães teriam jogados dopados a final contra a Hungria. Mas o fato é que a seleção húngara, invicta desde 52, já havia passado com extrema dificuldade pelo Uruguai na semifinal, enfrentando uma desgastante prorrogação. Somado a isso, o gramado da final estava enlamaçado, pesado, o que favoreceu aos alemães. E o craque do time, Puskás, jogou lesionado. Mesmo com tudo isso, a Hungria dominou o jogo, e as traves e o goleiro Turek salvaram a Alemanha Ocidental várias vezes durante a partida.

-Uma cena teve destaque na semifinal de 90: o choro compulsivo do inglês Gascoigne após levar cartão amarelo na partida – o seu segundo na Copa -, que o suspenderia de uma possível decisão de título caso sua equipe se classificasse.

-O Brasil enfrentou os EUA em 94 no dia em que se comemora a independência do país norte-americano. A partida ficou marcada pela cotovelada do lateral Leonardo no americano Tab Ramos, que sofreu fratura facial no lance. O jogador brasileiro, expulso, foi excluído da Copa pela FIFA. Além disso, entrou para a história a frase “eu te amo” dita por Bebeto a Romário após o gol brasileiro, agradecendo o passe do baixinho.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 54 (Decisão):
-Alemanha Ocidental 3×2 Hungria

Copa 82 (segunda fase de grupos):
-França 4×1 Irlanda do Norte
-Polônia 0x0 União Soviética

Copa 90 (semifinal):
-Alemanha Ocidental 1×1 Inglaterra (4×3 nos penaltis)

Copa 94 (oitavas de final):
-Brasil 1×0 EUA
-Holanda 2×0 Irlanda

1998 (quartas de final):
-Croácia 3×0 Alemanha
-Holanda 2×1 Argentina

2006 (semifinal):
Itália 2×0 Alemanha (na prorrogação – 0x0 no tempo normal)

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!