Os substitutos de Philipp Lahm na seleção

  • por Raniery Medeiros
  • 5 Anos atrás
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Menos de uma semana após erguer a taça na Copa do Mundo, Philipp Lahm anunciou sua aposentadoria da seleção. Lateral e capitão, o atleta de 30 anos é um dos símbolos da geração que tanto almejou sair da fila de longos anos sem título. As informações ainda não são precisas, mas tudo leva a crer que o camisa 16 optou pelo afastamento para se dedicar exclusivamente ao Bayern de Munique.

Foram dez anos consagrados à Mannschaft, com 113 partidas disputadas e cinco gols anotados. Em 2006, ano do seu primeiro mundial, atuou como lateral esquerdo. Em 2010, como capitão do time, voltou a jogar pelo lado direito. No grand finale, que foi a copa de 2014, começou como volante, mas voltou à lateral direita. Ainda jogou a Euro 2004, 2008 e 2012. Para os amantes do bom futebol, fica a sensação de perda, pois, em nossas cabeças, o baixinho bom de bola poderia estar na Euro 2016. Mediante os serviços prestados, somos nós quem agradecemos. Obrigado, Lahm! Veja os cinco gols marcados por Philipp Lahm atuando pela Alemanha.

Romênia 1×5 Alemanha (28/04/2004) – amistoso

[youtube id=”ZVjyQUlZbjE” width=”620″ height=”360″]

Alemanha 4×2 Costa Rica (09/06/2006) – Copa do Mundo

[youtube id=”vSSrIx1i0Fk” width=”620″ height=”360″]

Alemanha 3×2 Turquia (25/06/2008) – Eurocopa

[youtube id=”sb6QmFVs5RE” width=”620″ height=”360″]

Alemanha 3×1 Bósnia (03/06/2010) – Amistoso

[youtube id=”MSMWpXgoCA0″ width=”620″ height=”360″]

Alemanha 4×2 Grécia (22q06/2012) – Eurocopa

[youtube id=”Zp1GdYwd_Qs” width=”620″ height=”360″]

Com a aposentadoria do craque, quem será seu substituto? Joachim Löw será cauteloso ou começará o novo ciclo apostando em jogadores ainda pouco conhecidos? Levando em consideração a teimosia do treinador, fica difícil cravar algum nome. Sendo assim, listamos alguns sucessores.

Mantendo a coerência

Erik Durm

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O jovem de 22 anos, que atua pelo Borussia Dortmund, vem jogando na lateral esquerda, mas é destro. O processo de rejuvenescimento da seleção pode e deve contar com a sua presença nas próximas convocações. O talento de Durm é notório, e com uma Copa do Mundo na bagagem, experiência não será seu grande problema.

Kevin Grosskreutz

Foto: Site da FIFA

Foto: Site da FIFA

Esse é o cara que atua literalmente nas 11 posições do campo. Versátil, Grosskreutz tem bom poder de marcação e sabe chegar ao ataque com eficiência. Mediante o novo ciclo na seleção, talvez fosse válido definir, de vez, sua opção pela lateral direita.

Shkodran Mustafi

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foi o titular da posição durante alguns jogos do mundial. Porém, sofreu uma lesão muscular e não pôde mais atuar no torneio. Zagueiro de origem, Mustafi pode ser improvisado sem nenhum problema. Vale ressaltar que nas últimas três Copas do Mundo a Alemanha não atuou com dois laterais de ofício. O jogador deve buscar inspiração em Friedrich, que, mesmo sendo zagueiro, atuou como lateral direito no mundial de 2006, dando maior liberdade para os avanços de Lahm pelo lado esquerdo.

Outras apostas

Sebastian Jung

O novo reforço do Wolfsburg parece ser o nome da vez entre os torcedores. Após a ótima temporada com o E. Frankfurt, na qual contribuiu com 10 assistências, Jung demonstrou estar preparado para atuar pela seleção. Com apenas 24 anos, já é um jogador experiente. O ex-capitão do Frankfurt costuma chegar com frequência à linha de fundo, com bom cruzamento, ótimo passe, e tem a característica de aparecer nas costas do lateral adversário. 

[youtube id=”MX__51wjJjw” width=”620″ height=”360″]

Andreas Beck

Apesar de ter perdido o fôlego e a confiança de Löw, não é um nome que possa ser descartado. Trata-se de um jogador alto, bom defensor e possuidor de experiência (27 anos) que pode ser de vital importância para a Nationalelf. É mais uma aposta de lateral que ficaria mais na zaga e, dessa maneira, liberaria Schmelzer pela esquerda. 

[youtube id=”JcWf8jAmXZ4″ width=”620″ height=”360″]

Dennis Diekmeier

O Hamburgo passou por um verdadeiro martírio, quando quase foi rebaixado, mas Diekmeier é sempre uma boa alternativa ofensiva. Alto, marcador feroz e com boa qualidade nos cruzamentos, Dennis, de apenas 24 anos, é mais um bom nome dessa nova geração alemã. Não é um primor de eficiência, mas, por já ter atuado nas seleções de base, aparece como mais uma alternativa. 

[youtube id=”l5IGN1YLnUE” width=”620″ height=”360″]

Oliver Sorg

O bom jogador de 24 anos do Freiburg destaca-se pelos desarmes, chutes de fora da área e pela aplicação tática. Habilidoso, Sorg costuma tentar o drible quando encontra-se em situação de mano a mano. Não parece ser o favorito de Joachim Löw, mas pode vir a surpreender caso mantenha a regularidade.

[youtube id=”ea-l_cBrrhY” width=”620″ height=”360″]

Jeremy Toljan

Se for para apostar na juventude, Jeremy Toljan aparece entre as boas escolhas. Com apenas 19 anos, ganhou oportunidades no time principal do Hoffenheim na última temporada. Versátil, pode atuar nas duas laterais. Apresenta algumas semelhanças com Philipp Lahm, no que concerne o estilo de jogo. 

[youtube id=”22JbgFkwXAw” width=”620″ height=”360″]

Kevin Akpoguma

Planejamento a longo prazo? Parece não ser a principal ideia, mas o menino de apenas 19 anos pode explodir nas próximas temporadas. Zagueiro central, o atleta já passou por todos as seleções de base da Alemanha. A lateral pode vir a ser uma boa predileção.

Foto: UEFA

Foto: UEFA

COLABORADOR: Jessé Alves

 

Comentários