Os trolls da Wikipedia

  • por Lucas Sartorelli
  • 5 Anos atrás

howard

A boa campanha da seleção dos Estados Unidos na Copa de 2014 desencadeou diversas brincadeiras e montagens pela internet após a eliminação para a Bélgica nas oitavas de final. A maioria das piadas faz referência à grande atuação do goleiro Tim Howard, que com 16 defesas, “fechou” o gol e evitou uma goleada (os belgas venceram por 2×1 na prorrogação).

Em uma das citações mais repercutidas, Howard figurou como “Secretário da Defesa do Estados Unidos” por alguns minutos na Wikipedia americana. Um editor da página substituiu a foto do atual secretário, Chuck Hagel, pelo goleiro fazendo defesas em um treino da seleção de seu país. Nos EUA, o secretário de Defesa é responsável pela proteção da nação, assim como fez Howard na partida. A brincadeira foi corrigida logo em seguida, mas o episódio ficou marcado com a imagem do fato, que logo transitou por todo o mundo.

Esta não foi a primeira vez que a Wikipedia serviu de palco para brincadeiras e edições maliciosas envolvendo o futebol. A famosa enciclopédia livre e gratuita corriqueiramente vira alvo dos “trolls”, principalmente nos verbetes referentes a jogadores e clubes. Embora os erros sejam rapidamente observados e reparados, leitores atentos são responsáveis por registar e espalhar as alterações indevidas pela internet.

Confira alguns exemplos:

zuniga

A reputação do lateral colombiano Zúñiga despencou após o lance da grave entrada que tirou o craque Neymar da Copa de 2014. Com uma fratura na vértebra, o camisa 10 brasileiro ficará algumas semanas de fora dos gramados. Torcedores brasileiros não perdoaram.

gos

Kevin Großkreutz, meia do Borussia Dortmund costuma ser um jogador útil por atuar em múltiplas funções.

wiki2

Diego Maurício, atacante do Sport, foi revelado pelo Flamengo e o episódio aconteceu durante um treino na Gávea. Após perder o jogo no rachão. o atacante tentou atrapalhar a foto do time vencedor, que posava como se tivesse ganho um título, e acabou ganhando uma nova alcunha.

– Sai da frente, Serena Willians – brincaram Ronaldinho e Renato, em referência à tenista americana que tem um cabelo parecido com o de Diego.

Diego, que já era conhecido como “Drogbinha” (também pela aparência) não gostou nem um pouco da alcunha, fechou a cara e levou bronca da direção. Mas ficou marcado.
wiki3
Desde que saiu do Botafogo para o CSKA Moscou, o atacante Vitinho não vive situação favorável. Tido como uma grande promessa do futebol brasileiro, o garoto ainda não se firmou no futebol russo. Talvez o autor do trecho acima, ainda que de forma acalorada, tenha acertado no prognóstico.
wiki4
O lateral direito Nei atualmente está sem time, mas teve passagem por grandes clube como Vasco e Internacional. Pelo jeito, não deixou muitas saudades.
serrano
O Serrano, equipe da terceira divisão do campeonato carioca é da cidade de Petrópolis e já teve em seu elenco o lendário Garrincha, como bem revelam os dados acima. As informações estariam 100% corretas, não fosse o “pequeno” equívoco de colocar o modesto clube em primeiro lugar no ranking da CBF.
Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.