Terceira eliminatória da Champions já tem seus confrontos definidos

Foi sofrido, mas o BATE, que já deu trabalho ao Bayern de Munique dois anos atrás, venceu o xxx graças ao gol fora de casa e se classificou para a terceira eliminatória da UCL (Foto: Getty Images)

Foi sofrido, mas o BATE, que já deu trabalho ao Bayern de Munique dois anos atrás, venceu o Skënderbeu Korçë graças ao gol fora de casa e se classificou para a terceira eliminatória da UCL (Foto: Getty Images)

A terceira eliminatória da UEFA Champions League de 2014/2015, cuja final será disputada no Estádio Olímpico de Berlim, em 6 de junho do ano que vem, teve seus confrontos definidos nesta última quarta-feira (23). Esta fase da competição milionária reunirá 30 equipes, envolvendo as campeãs de suas respectivas ligas nacionais e também não campeãs, mas que entram no certame a partir de agora.

Participaram do segundo estágio da Champions 34 campeões nacionais e 17 classificadores para a terceira eliminatória saíram de todos os confrontos. As outras três vagas (que fecham o chaveamento) foram preenchidas por times que também foram campeões em seus respectivos países, mas que, por suas nações possuírem melhor pontuação no ranking da UEFA, acabaram ganhando vaga direta para este estágio.

Entrarão diretamente na terceira eliminatória as seguintes equipes: APOEL (Chipre), Red Bull Salzburg (Áustria) e Dinamo Zagreb (Croácia). Confira abaixo como ficaram todos confrontos envolvendo os campeões nacionais.

Qarabag (Azerbaijão) x Red Bull Salzburg (Áustria)
Debrecen (Hungria) x BATE Borisov (Bielorrússia)
Slovan Brastislava (Eslováquia) x Sheriff Tiraspol (Moldávia)
AaB (Dinamarca) x Dinamo Zagreb (Croácia)
Legia Varsóvia (Polônia) x Celtic (Escócia)
Aktobe (Cazaquistão) x Steaua Bucareste (Romênia)
Maribor (Eslovênia) x Maccabi Tel Aviv (Israel)*
HJK (Finlândia) x APOEL (Chipre)
Sparta Praga (República Tcheca) x Malmö (Suécia)
Ludogorets Razgrad (Bulgária) x Partizan (Sérvia)

* Em decorrência dos confrontos recentes, o Maccabi Tel Aviv está proibido de disputar jogos no Israel. A partida contra o Maribor deverá ocorrer no Stadio Antonis Papadopoulos, em Larnaca, no Chipre.

Campeão da Champions na temporada 1985/1986, o Steaua Bucareste derrotou os noruegueses do Strømsgodset e está na terceira eliminatória da competição continental (Foto: Reprodução/UEFA.com)

Campeão da Champions na temporada 1985/1986, o Steaua Bucareste derrotou os noruegueses do Strømsgodset e está na terceira eliminatória da competição continental (Foto: Reprodução/UEFA.com)

Graças à boa pontuação de suas respectivas ligas nacionais nos coeficientes da UEFA, dez times não campeões conseguiram vagas diretas para a terceira eliminatória da Champions, e todos eles farão confrontos entre si. Veja abaixo como ficaram os jogos.

AEL Limassol (Chipre) x Zenit St. Petersburgo (Rússia)
Dnipro Dnipropetrovsk (Ucrânia) x Copenhague (Dinamarca)
Feyenoord (Holanda) x Besiktas (Turquia)
Grasshoppers (Suíça) x Lille (França)
Standard Liège (Bélgica) x Panathinaikos (Grécia)

Todas as partidas de ida serão realizadas entre os dias 29 e 30 de julho, enquanto os jogos de volta ocorrerão entre 5 e 6 de agosto. Os 15 vencedores destes confrontos se juntarão a outros cinco times (Arsenal, Porto, Bayer Leverkusen, Napoli e Athletic Bilbao) já classificados para a próxima fase, que consiste no último playoff, o qual decidirá as últimas dez vagas para a fase de grupos da competição continental.

Neste último playoff, que terá seus jogos de ida entre 19 e 20 de agosto e os de volta entre 26 e 27 de agosto, serão realizados dez jogos, sendo cinco envolvendo apenas times campeões (os classificados dos confrontos entre campeões nacionais da terceira eliminatória) e outros cinco envolvendo não campeões (os cinco que se classificarem na terceira eliminatória mais os cinco previamente classificados). Ocorrerá no dia 8 de agosto, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, um sorteio para definir as partidas.

Vale lembrar que os times que forem eliminados na terceira eliminatória se classificarão para os playoffs da UEFA Europa League, enquanto os eliminados dos playoffs ganharão vaga direta na fase de grupos da segunda competição mais importante da Europa.

Comentários

Estudante de Jornalismo. Foi editor de futebol alemão e holandês na VAVEL Brasil e cofundador da VAVEL Portugal. É blogueiro do Bayern no ESPN FC (projeto da ESPN Brasil) e completamente Doente por Futebol.