Três ótimos jogos marcam início da KNVB Beker 2014/15

A taça da Copa da Holanda, segunda mais importante do futebol holandês (Foto: Reprodução/Spits Nieuws)

A taça da Copa da Holanda, segunda mais importante do futebol holandês (Foto: Reprodução/Spits Nieuws)

Os confrontos da KNVB Beker (Copa da Holanda) de 2014/2015, que chega nesta temporada à sua 97ª edição, foram definidos no dia 3 deste mês de julho, quando todos os olhos estavam voltados para as oitavas de final da Copa do Mundo. A competição, que é disputada em uma única perna (perdeu, está fora), terá na 1ª rodada – a ser realizada em 27 de agosto – 21 duelos que envolvem apenas times de menor expressão da Holanda, enquanto na fase seguinte – que ocorrerá em 24 de setembro – entrarão os times que disputam a Eerste Divisie e a elite do futebol holandês.

Dos 32 confrontos da segunda fase da Beker, três deles são de chamar bastante a atenção. O PSV Eindhoven, que na última edição caiu de forma precoce (na 3ª fase), terá pela frente o Utrecht, 10º colocado na última edição da Eredivisie e que faz uma ótima pré-temporada em Renesse.

Sem Pellè, vendido aos ingleses do Southampton, o Feyenoord, vice-campeão da última liga doméstica e que participará da Champions League desta temporada, terá pela frente o Go Ahead Eagles, outra equipe da elite e que vem de uma ótima pré-temporada – em três partidas disputadas, marcou incríveis 31 gols e sofreu apenas um.

Os frísios do Heerenveen, equipe que fez uma ótima campanha no último campeonato – por muito pouco não pegaram vaga direta na Europa League – e que está de comandante novo, terão pela frente o Roda Kerkrade, equipe recém-rebaixada para a Eerste Divisie mas que, mesmo assim, ainda pode surpreender Dwight Lodeweges e seus comandados.

Outras partidas

Atual campeão da Beker – tendo aplicado na finalíssima uma histórica goleada de 5 a 1 no tricampeão holandês Ajax -, o modesto PEC Zwolle começará a defender seu título enfrentando o fraco TOP Oss. O Ajax, vice-campeão do certame, tem pela frente o vencedor do confronto entre JOS Watergraafsmeer e Noordwijk. Qualquer um dos dois será missão fácil para os comandados de Frank de Boer, que, mais uma vez, buscará o único título que ainda lhe falta dentro do território holandês.

Grande decepção da última temporada, o Vitesse, que manteve Peter Bosz no comando, encara o VVSB, enquanto o Groningen, que não conta mais com a presença de sua jovem estrela Richairo Zivkovic e concentra suas forças para a Europa League 2014/2015, pega o vencedor de Barendrecht x De Ster. Com Marco van Basten no comando, o AZ Alkmaar enfrentará o vencedor do confronto entre EVV e Spirit ’30, enquanto o adversário do Twente, terceiro colocado da última Eredivisie, será o Achilles ’29, que jogará a Eerste Divisie de 2014/2015.

A terceira rodada da KNVB Beker ocorrerá entre os dias 28 e 30 de outubro, enquanto a quarta fase será realizada entre 16 e 18 de dezembro de 2014. Os duelos das quartas de final da Beker ocorrerão apenas em 2015, entre os dias 27 e 29 de janeiro. Pouco mais de dois meses depois, entre 7 e 9 de abril, ocorrerão as semifinais, enquanto a grande decisão está marcada para 3 de maio de 2015. O vencedor da competição nacional levará uma vaga direta para a fase de grupos da UEFA Europa League de 2015/2016.

Comentários

Estudante de Jornalismo. Foi editor de futebol alemão e holandês na VAVEL Brasil e cofundador da VAVEL Portugal. É blogueiro do Bayern no ESPN FC (projeto da ESPN Brasil) e completamente Doente por Futebol.