O lindo gesto de Ibrahimovic

  • por Tiago Lima Domingos
  • 3 Anos atrás
ibra

Foto: Reprodução | Ibrahimovic com a seleção de deficientes da Suécia

O Brasil sediará entre os dias 11 e 25 de agosto a Copa do Mundo de Futebol INAS, competição para deficientes intelectuais, realizada no Guarujá, litoral paulista. O torneio reúne nove países (Brasil, Argentina, França,  Suécia, Japão, Arábia Saudita, Polônia, Alemanha e África do Sul), e os suecos são vão conseguir participar graças a um gesto nobre e especial de Zlatan Ibrahimovic. Ibra custeou do próprio bolso toda a viagem da delegação ao nosso país, doando cerca de 38 mil euros.

Tudo começou quando Stefan Jonsson, treinador da seleção, pediu a Ibrahimovic uma camisa do jogador para leiloá-la e assim tentar pagar parte das custas da viagem. Foi aí que Ibra foi Ibra de maneira sensacional, como conta Jonsson.

“Ele (Zlatan) disse: ‘O que diabos você quer com uma camisa?  Quanto isso vai custar?’ Quando dissemos que precisamos de € 38 mil euros, ele pediu o número da conta e depositou o valor.”

Ibrahimovic falou sobre o acontecimento lembrando a frustração de não ter participado do Mundial no Brasil ocorrido nos meses de junho e julho.

“O futebol deve ser jogado por qualquer pessoa, independentemente do sexo, e de ter ou não deficiência. E quando não pudemos jogar a Copa do Mundo, fiquei muito desapontado. Falei para mim mesmo que eu faria tudo que fosse do meu alcance para que eles tivessem a oportunidade de disputar a Copa. Não tinha nem o que pensar. Era uma obrigação. “

Stefan Jonsson conta o fato com muita emoção.

“É inacreditável, incrível, fantástico. Eu ainda tenho que me beliscar para acreditar que é verdade. Graças a Zlatan um sonho de toda uma vida se tornará realidade para todos nós envolvidos. “

Sem dúvida uma atitude muito bonita de Ibrahimovic que contrapõe a opinião de muitos que o acham metido, arrogante ou coisas do tipo. Após o grande gesto, Ibra foi nomeado embaixador oficial da equipe. Craque dentro, e agora fora do campo. De todos os golaços (e não foram poucos) em sua carreira, certamente esse foi o mais bonito. Parabéns, Zlatan!

– Veja também: Jogador do Everton doa ingressos para desempregados

A Copa do Mundo de futebol para deficientes intelectuais é promovida pela Federação Internacional de desportos para deficientes intelectuais (INAS-FID) e não tem qualquer relação com a FIFA. A competição existe desde 1994 e é realizada de quatro em quatro anos. Desde 2002 acontece nos mesmos países que sediaram o Mundial de futebol profissional.

A abertura do torneio será dia 13 de agosto, no Estádio Municipal (que recebeu a seleção da Bósnia na Copa do Mundo), no confronto entre Brasil x Argentina, integrante do grupo A junto da França. No B, além da Suécia estão Arábia Saudita (bicampeã) e Japão. O grupo C tem a Alemanha, a Polônia e a África do Sul. A entrada é grátis para todas as partidas, que ocorrem também no Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista e no Estádio Espanha, do Jabaquara.

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.