O tiro certeiro de Pep Guardiola

  • por Tiago Lima Domingos
  • 6 Anos atrás
benatia udinese

Foto: Reprodução | Benatia já é destaque na Itália desde a temporada 2010/2011 quando chegou a Udinese

Na Udinese, foram três temporadas em alto nível, sobretudo a primeira, quando ajudou a equipe de Udine a chegar à fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa. Sempre jogou do lado direito no esquema de três zagueiros de Francesco Guidolin, com muita competência e senso tático. Na Roma, fez a melhor temporada da vida. Já atuando numa linha de 4, ao lado do brasileiro Leandro Castán, formou a melhor dupla de zaga da Itália, superando o ótimo trio Barzagli, Bonucci e Chiellini, da Juventus. Saiba mais sobre Mehdi Benatia, zagueiro de 27 anos que atualmente defende as cores do Bayern de Munique.

As características individuais:

Benatia é um zagueiro que vive seu auge físico e técnico na carreira, confirmado após ótima temporada na Roma. Trata-se de um atleta rápido para um defensor, apesar da altura (1,91m), seguro, e que aprendeu muito taticamente na Itália. Ótimo também na bola aérea, marcou cinco gols no último Campeonato Italiano, três deles de cabeça.

Tiro certeiro:

benatia roma

Foto: Reprodução | Na Roma, Benatia se consolidou e tornou-se um dos melhores zagueiros do mundo.

A contratação de Benatia é mais um fruto do olhar certeiro de Pep Guardiola. O técnico foi buscar no falido futebol italiano um dos melhores zagueiros do mundo atualmente. Talvez, só Mats Hummels seja uma opção melhor que o marroquino, mas sua contratação é inviável dada a rivalidade com o Borussia Dortmund. Enquanto o Barcelona foi buscar Mathieu e Vermaelen e o PSG optou por David Luiz, que fez temporada abaixo do de Benatia e custou muito mais, o Bayern deu mostra de que um time forte também é formado pelo olhar clínico nas contratações.

O encaixe no Bayern:

bayern-benatia-2

Foto: Reprodução | Onde Benatia se encaixaria no Bayern de Munique

Na linha de 4 do esquema de Guardiola, Benatia joga pelo lado direito, podendo atuar ao lado de Dante ou Badstuber, dois canhotos de origem, ou até Boateng, o mais em forma dos zagueiros atuais. Se for preciso, também pode quebrar o galho na lateral, caso Pep queira jogar com Phillip Lahm no meio de campo ou até mesmo em um momento de jogo.

Opinião:

O Bayern encontrou a melhor opção possível dentro do mercado. Trouxe um dos principais zagueiros do momento por uma quantia justa (26 milhões de euros + 4 de bônus). Em um time que costuma ser pouco atacado, Benatia pode aproveitar sua velocidade para consertar um dos problemas da defesa dos comandados de Pep: o sofrimento em caso de contra-ataque adversário. Outro ponto positivo é o ganho na bola aérea defensiva e ofensiva. Se na Roma o defensor já se mostrava seguro na saída de bola, no Bayern ganhou a melhor escola para aprimorar seu desempenho.

Não há duvidas nenhuma de que os Bávaros deram um tiro certeiro. Benatia, por sua vez, ganhou a chance da vida para se mostrar a quem ainda não o conhece. Basta ser o zagueiro que foi nas três / quatro últimas temporadas.

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.