A saga de uma brasileira no futebol feminino dos EUA – Prólogo

  • por Henrique Souza
  • 5 Anos atrás

Você talvez já conheça a história de Andréa Queiroz, entrevistada pelo Doentes por Futebol em março deste ano. Lutando para conciliar a faculdade de Educação Física, o estágio e os treinos no Sport Recife, a pernambucana infelizmente é apenas mais um caso da falta de apoio que atletas da modalidade recebem em nosso país.

Foto: Reprodução - Andréa e Maurine, jogadora da seleção brasileira.

Foto: Reprodução – Andréa e Maurine, jogadora da seleção brasileira.

Andréa se inscreveu em um programa de intercâmbio na UPE, onde estuda, e no último mês de agosto mudou-se para a cidade norte-americana de Morgantown, onde se localiza a West Virginia University, instituição que a recebeu. Além da gratificante experiência de conhecer novas culturas, novas pessoas e desenvolver o domínio da língua inglesa que um intercâmbio traz, Andréa leva na bagagem um sonho: jogar futebol nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos, grande potência do futebol feminino com dois títulos mundiais e quatro medalhas de ouro olímpicas, é um dos países que mais dá apoio ao esporte, investindo seriamente na formação das atletas. Jogadoras americanas são reconhecidas em todo o país, e estrelas como Hope Solo e Alex Morgan são famosas internacionalmente.

O Doentes por Futebol vai acompanhar a saga da brasileira em busca do seu sonho, e conhecer mais sobre as diferenças de tratamento do futebol feminino nos Estados Unidos e em nosso país. Fotos e vídeos feitos pela própria Andréa serão utilizados para enriquecer as matérias. Venha acompanhar e torcer pela pernambucana na luta pelo sonho de conquistar um lugar ao sol no mundo do futebol feminino.

A cidade e a universidade

Andréa se mudou para Morgantown, no estado da Virginia Ocidental. A cidade é um dos principais municípios da região, destacando-se pela West Virginia University. Fundada em 1867, a instituição de ensino oferece diversos cursos, como Artes e Ciências, Direito, Jornalismo, Medicina e Educação Física. Abaixo você confere um vídeo gravado pela própria Andréa da sua chegada à Morgantown e das instalações da West Virginia University.

[youtube id=”h_xCc6a5MvI” width=”620″ height=”360″]

Comentários

Doente por futebol desde que se conhece por gente. Formado em Educação Física e estudante de jornalismo. Apaixonado por jogos e times clássicos. Considera Zidane, Ronaldo, Romário e Messi os maiores que viu jogar.