Série B: Fim do primeiro turno

  • por Daniel Barud
  • 5 Anos atrás

Neste final de semana, foi finalizado o primeiro turno da Série B do Brasileirão. Após 19 rodadas, temos as seguintes estatísticas. 

Estatísticas da Segundona:

Rodadas na liderança
Ceará – 09 rodadas
América-MG – 05 rodadas:
Joinville – 05 rodadas

Rodadas no G-4
América MG – 17 rodadas
Joinville – 16 rodadas
Ceará – 15 rodadas
Luverdense – 9 rodadas
ABC, Avaí e Vasco – 5 rodadas cada
Náutico – 2 rodadas
América-RN, Bragantino e Paraná – 1 rodada cada

Rodadas na Zona do Rebaixamento
Portuguesa e Vila Nova – 18 rodadas cada
Bragantino – 9 rodadas
Oeste – 8 rodadas
Paraná – 6 rodadas
Boa Esporte – 5 rodadas
Avaí e Icasa – 4 rodadas cada
Atlético – GO 2 rodadas
Sampaio Correia e Santa Cruz – 1 rodada cada

Rodadas na lanterna
Vila Nova – 15 rodadas
Portuguesa – 2 rodadas
Avaí e Icasa – 1 rodada cada

Desempenho das equipes:
Melhor mandante: Joiville 25 pontos
Melhor visitante: Avaí 20 pontos
Melhor ataque: Ceará 33 gols feitos
Pior ataque: Vila Nova 14 gols feitos
Melhor defesa: Avaí 15 gols sofridos
Pior defesa: Vila Nova 31 gols sofridos
Melhor saldo de gols: Avaí 10 gols
Pior saldo de gols: Vila Nova -17 gols
Melhor aproveitamento: Ceará 61.4%
Pior aproveitamento: Vila Nova 24.56%

Após o final do turno, o Doentes Por Futebol resolveu fazer uma análise sobre quem brigará pelo que em cada parte da tabela da Série B. Dividimos a tabela em 03 partes: Candidatos a G-4 e título, candidatos ao rebaixamento e candidatos ao rebaixamento

Candidatos a G-4 e título

No final deste primeiro turno, Ceará, Avaí, América-MG e Vasco encontram-se em um patamar acima dos demais devido às campanhas feitas nesta metade de campeonato.

Ceará

O Ceará, que terminou o primeiro turno na liderança, foi coroado como “campeão simbólico” da Série B, com 35 pontos em 19 jogos disputados. A campanha excelente feita pelos comandados de Sérgio Soares teve não só efeito na competição como também na Copa do Brasil, na qual já eliminou o Internacional, vice-líder da Série A.

Avaí

Na vice-liderança da Série B, o Avaí vem surpreendendo na competição. A boa fase vem da campanha fora de casa, na qual a equipe catarinense tem o melhor desempenho entre os times da Série B. Em 10 jogos fora de seus domínios, a equipe comandada por Geninho venceu 6, empatou 2 e perdeu apenas 2 partidas, somando 20 pontos de 30 possíveis.

América-MG

Após algumas tentativas frustradas, este ano o Coelho quer subir. Atualmente, é o segundo melhor mandante da competição, com 24 pontos em 9 jogos, tendo 8 vitórias e apenas 1 derrota. A equipe é consistente nos seus domínios (tem 88% de aproveitamento no Estádio Independência), enquanto fora de casa tem a 9ª melhor campanha, tendo arrematado 9 pontos em 10 jogos graças a 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O clube mineiro é dirigido pelo técnico Moacir Junior e tem no ataque Obina, que já passou por vários times brasileiros e é o artilheiro do time da competição, com 6 gols.

Joinville

A terceira colocação da Série B é do melhor mandante da Segundona. Com 25 pontos em 10 jogos, a equipe catarinense venceu 8 vezes, empatou 1 e perdeu apenas 1. Fora de seus domínios, só venceu 2 jogos, empatou 2 e perdeu 5, somando 8 pontos apenas. Comandado por Hemerson Maria, o Joiville tem o artilheiro da Segundona, Jael, o Cruel, com 10 gols, junto com Magno Alves e Rodrigo Pimpão. Vale lembrar que, na temporada passada, o time ficou bem próximo de subir, alcançando a 6º posição. Para a temporada 2014, a diretoria mesclou juventude e experiência.

Vasco

Apesar de vir fazendo uma campanha irregular na Série B, o Vasco segue candidato ao título e, consequentemente, a voltar à elite do futebol brasileiro. Em 19 jogos, a equipe carioca somou 32 pontos, com 8 vitórias, 8 empates e 3 derrotas. Em casa, a equipe cruzmaltina venceu 5 partidas, empatou 4 e perdeu apenas 1, porém não convenceu. Após uma humilhante goleada em casa por 5×0 para o Avaí, a diretoria demitiu o técnico Adilson Baptista e precisa trazer um comandante firme para retornar à Série A.

Candidatos ao meio da tabela

No meio da tabela, temos alguns times que já frequentaram algumas vezes a Série B e ficam por ali mesmo. São os casos de Boa Esporte, Náutico, Paraná, Atlético-GO, ABC, América-RN, que há algum tempo vem querendo uma chance na elite, mas vivem amargando a metade da tabela da Segundona.

Candidatos ao rebaixamento

A parte perigosa da Série B tem as equipes do Icasa, Bragantino, Oeste, Portuguesa e Vila Nova-GO como as fortíssimas candidatas ao rebaixamento. Icasa e Portuguesa já tiveram problemas com o STJD e a equipe cearense foi, inclusive, excluída da competição. A Lusa também não vem fazendo um bom campeonato. Devido ao imbróglio do ano passado, a equipe vem muito mal e pode se juntar à Série C do ano que vem. O Vila Nova tem o pior ataque e a pior defesa, além de ser o time que mais ficou na lanterna até agora. O Bragantino, que vem fazendo uma boa campanha na Copa do Brasil (eliminou o São Paulo e poderá eliminar o Corinthians), terá que brigar duramente junto com o Oeste para fugir da zona desconfortável.

Comentários

Apaixonado por esportes em geral, Daniel Barud expõe seu ponto de vista sobre o mundo do futebol. Natural de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, Daniel pretende se formar em jornalismo e ser comentarista esportivo.