Ótimas opções no mercado sul-americano

  • por Gustavo Ribeiro
  • 4 Anos atrás

Com o final da temporada, começam as especulações de possíveis transferências de jogadores no futebol brasileiro. Nos últimos anos, com a crescente supremacia financeira de nossos clubes em relação aos vizinhos sul-americanos, este mercado se torna uma opção cada vez mais viável, mesmo que ainda o exploremos tão mal. Normalmente, para despertar o interesse de uma equipe brasileira, o atleta precisa se destacar em uma Libertadores ou Copa Sul-americana. Quando isso acontece, o profissional desperta a atenção também de clubes da Europa e seu passe acaba se valorizando, o que pode dificultar a negociação.

? Leia Também: “Ótimas opções no mercado sul-americano (parte II)”

O acompanhamento mais profundo, com observação mais detalhada dos campeonatos nacionais pelo continente, é um dos melhores jeitos de aprimorar esse garimpo. Por isso, nós do Doentes por Futebol resolvemos elaborar uma lista com jogadores sul-americanos que são boas apostas para a próxima temporada.

Gustavo Bou – Atacante

Foto: gettyimages - Gustavo Bou em um dos jogos com a camisa do Racing

Foto: gettyimages – Gustavo Bou em um dos jogos com a camisa do Racing

Revelado nas categorias de base do River, Gustavo Bou sempre foi apontado como uma grande promessa da base millonaria, mas teve dificuldades de se firmar. A partir de 2012, começou a rodar por algumas equipes, como Olimpo, LDU e Gimnasia, mas não alcançou muito sucesso. Em 2014, já com seus 24 anos, chegou ao Racing sob muita desconfiança da torcida, mas não demorou muito para emplacar. Escalado como segundo atacante no 4-4-2, tinha como missão municiar Diego Milito, mas foi ele quem desandou a meter gol. Em 15 jogos, marcou 10 gols no Campeonato Argentino e foi um dos destaques na conquista do título pelo time de Avellaneda.

Federico Carrizo – Meia

Foto: infobae - Federico Carrizo

Foto: infobae – Federico Carrizo

Aos 24 anos, Federico Carrizo foi uma das ótimas contratações do Boca Juniors na última temporada. Revelado nas categorias de base do Rosaio Central, Carrizo já vem chamando atenção há algumas temporadas e acabou sendo contratado em julho pelo Boca Juniors. Meia pela esquerda no 4-1-4-1 armado por Arruabarena, Carrizo atua aberto pela esquerda, sempre entrando em diagonal e procurado algum companheiro para tabelar. Foi assim que, no último Campeonato Argentino, em que disputou 19 jogos, marcou 1 gol e deu 6 assistências.

Miller Bolaños – Meia

Foto: Ecuagol - Miller Bolaños, do Emelec

Foto: Ecuagol – Miller Bolaños, do Emelec

Se o 2013 de Bolaños foi marcado por alguns atos de indisciplina e poucos jogos, o 2014 do atacante equatoriano foi espetacular. Neste ano que se encerra, após a saída de Enner Valencia, o jovem meia foi ganhando espaço e confiança e acabou se tornando peça indispensável no esquema de Gustavo Quinteros. Na conquista do Campeonato Equatoriano, o atacante de 24 anos disputou 36 jogos, marcou 19 gols e deu 8 assistências, fazendo com que o Emelec renovasse seu contrato até 2018. Mas não foi apenas no certame nacional que o meia deixou ótima impressão. Foi o artilheiro da Copa Sul-americana com 5 gols em 8 jogos e figurou na seleção da competição feita pela Conmebol.

Junior Sornoza – Atacante

Foto: gettyimages - Junior Sornoza

Foto: gettyimages – Junior Sornoza

Em 2011, ainda com seus 17 anos, Sornoza já chamava a atenção pelo seu talento e chegou a ser levado ao Tottenham para fazer alguns testes com mais cinco jogadores da base do Independiente. O atacante não ficou, mas logo depois que retornou ao Equador foi integrado ao elenco profissional do Independiente del Valle e se tornou peça-chave no time. Mesmo sendo atacante, vale destacar sua movimentação, sempre recuando para auxiliar na criação, o que resultou em 11 assistências no último Campeonato Equatoriano, em que também anotou 17 gols se juntarmos a Primeira e a Segunda parte da competição.

César Valezuela – Meia

Foto: Emol - César Valezuela, meia do Palestino

Foto: Emol – César Valezuela, meia do Palestino

Revelado nas categorias de base do Palestino, César Valenzuela debutou no time profissional aos 16 anos e aos 18 já partia para a Europa, mais precisamente para a Espanha, onde atuou nas categorias de base do Granada. Sem conseguir se adaptar, retornou ao Palestino em 2013, sendo logo reintegrado ao elenco profissional e conquistando a titularidade. Sem dúvidas, seu grande momento foi em 2014, em que foi peça-chave para o time conquistar inesperada classificação para a Libertadores, depois de 35 anos longe de uma competição internacional. Um dos destaques do último Apertura, seja atuando como volante ou meia pela esquerda, Valenzuela é um dos alvos da campeã Universidad de Chile para a próxima temporada.

Leonardo Valencia – Meia

Foto: Ferplei - Leonardo Valencia comemorando um de seus gols pelo Palestino

Foto: Ferplei – Leonardo Valencia comemorando um de seus gols pelo Palestino

Revelado nas categorias de base da Universidad de Chile, Valencia sempre foi cercado de grande expectativa, mas teve poucas chances para mostrar seu potencial no time profissional. Em 2011, procurando espaço e sequência de jogos, foi tentar a sorte na Unión La Calera, onde ficou até 2012 e acabou se transferindo para o Palestino. Sem conseguir se firmar, foi emprestado ao Santiago Wanderers em 2013, onde acabou se destacando e, com o fim do empréstimo, acabou retornando ao Palestino na última temporada. Driblador, veloz e de ótima qualidade no passe, Valencia teve uma temporada atípica, sendo artilheiro do time com incríveis 12 gols em 19 jogos.

Irven Ávila – Atacante

Foto: gettyimages - Irven Ávila foi um dos destaques do Sporting Cristal na temporada

Foto: gettyimages – Irven Ávila foi um dos destaques do Sporting Cristal na temporada

Somando a Copa Inca, o Apertura, Clausura e a Copa Sul-americana, Ávila disputou 44 jogos e marcou 22 gols, sendo o artilheiro do Sporting Cristal na temporada. Mesmo não sendo o centroavante do time, já é o segundo ano consecutivo em que o atacante marca mais de 20 gols na temporada – em 2013 foram 22 tentos anotados. No meio do ano, Ávila chegou a ser oferecido ao Botafogo, mas as negociações não prosseguiram e ele continuou no Sporting Cristal, sendo o grande destaque na conquista do título nacional. Contratado pelo Sporting Cristal em 2012 junto ao Sport Huancayo, Ávia também tem algumas convocações pela seleção peruana e é uma das peças cotadas para assumir o ataque da seleção rojiblanca.

Fernando Fernández – Atacante

Foto: D10 - Fernando Fernández

Foto: D10 – Fernando Fernández

Graças a temporada regular que teve, o Guaraní garantiu sua classificação para a Copa Libertadores do ano que vem. E um dos grandes responsáveis foi o jovem atacante Fernando Fernández, de 22 anos, autor de 31 gols em 43 jogos no ano. Revelado nas categorias de base do clube, Fernández está desde 2013 no elenco profissional, mas só agora conseguiu se firmar como titular. Versátil, podendo atuar de centroavante ou aberto pelos lados do campo, Fernández é uma das esperanças para assumir o ataque da seleção paraguaia. Se algum clube quiser contar com seu futebol, segundo o presidente do Guraní, Juan Alberto Acosta, terá que desembolsar, no mínimo, três milhões de dólares.

Diego Polenta – Zagueiro

Foto: tenfield - Diego Polenta foi o grande nome da defesa do Nacional

Foto: tenfield – Diego Polenta foi o grande nome da defesa do Nacional

Campeão do Apertura com extrema folga, o Nacional teve no seu ataque, que marcou 34 gols em 15 jogos, seu maior destaque. Mas os tricolores também tiveram a melhor defesa com apenas 5 gols sofridos, em boa parte devido à ótima temporada de Diego Polenta, zagueiro de 22 anos. Atuando desde os 15 anos no futebol italiano, Polenta foi contratado no início da temporada junto ao Genova. Começando como reserva, Polenta ganhou a titularidade na terceira rodada e não saiu mais. Senso de posicionamento, boa impulsão e precisão nos desarmes são as principais características do jovem zagueiro.

Federico Mancuello – Volante

Foto: Reprodução Doentes por Futebol - Mancuello foi destaque do Independiente na temporada

Foto: Reprodução Doentes por Futebol – Mancuello foi destaque do Independiente na temporada

Muito se fala que o volante moderno não pode só marcar, mas também tem que saber armar e aparecer na frente para concluir. Foi isso que fez Mancuello no Campeonato Argentino, terminando a competição com 10 gols anotados e 6 assistências. Com o ótimo futebol apresentado, o volante artilheiro já teve seu perfil traçado pelo Doentes por Futebol.

Gil Romero – Volante

Foto: Eldia - Gil Romero

Foto: Eldia – Gil Romero

Volante de marcação e com boa qualidade no passe, Gil Romero, de 21 anos, é um dos destaques do Estudiantes. Revelado nas categorias de base do clube, Romero já está no time profissional desde 2012, mas foi só em 2013 que começou a ganhar sequência e não tardou a virar titular absoluto, chegando a figurar na nossa lista de revelações do futebol sul-americano. Forte na marcação, mas sem deixar a qualidade técnica de lado, Romero teve seu contrato renovado até junho de 2017.

Germán Cano – Atacante

Foto: Futbolred - Germán Cano comemorando um de seus gols na temporada

Foto: Futbolred – Germán Cano comemorando um de seus gols na temporada

Cano é daqueles jogadores que demoram a engrenar na carreira. Formando nas canteras do Lanús, o atacante colecionou passagens por Chacharita Juniors, Colón, Deportivo Pereira e Nacional, do Paraguai, todas sem grandes destaques. Em 2012, foi contrato pelo Independiente Medellín e sua história começou a mudar. Com 26 anos, Cano teve seu ápice na atual temporada, e, com 16 gols em 25 jogos, levou o time ao vice-campeonato da Liga Postobón II.

Óscar Romero – Meia

Foto: gettyimages - Óscar Romero já é alvo de clubes brasileiros

Foto: gettyimages – Óscar Romero já é alvo de clubes brasileiros

Revelado na base do Cerro Porteño, onde está desde os 7 anos, Romero só foi começar a jogar com regularidade com a chega de Arce ao comando técnico, no início de 2013. Ao contrário do irmão Ángel, atualmente no Corinthians, Óscar atua aberto na meia-esquerda e tem a visão de jogo e qualidade do passe entre suas principais qualidades. O atleta tem grandes chances de juntar-se ao irmão e defender o Corinthians na próxima temporada, mas o Lanús também está interessado em seu futebol.

Lucas Albertengo – Atacante

Foto: gettyimages - Lucas Albartengo comemorando um de seus gols no Campeonato Argentino

Foto: gettyimages – Lucas Albartengo comemorando um de seus gols no Campeonato Argentino

Gols de cabeça, de fora da área, de carrinho, driblando o zagueiro: este é o repertório de Lucas Allbartengo, atacante de 23 anos e que já vem chamando a atenção no futebol argentino há algumas temporadas. Revelado nas categorias de base do Atlético Rafaela, Albartengo se destaca também pela versatilidade, podendo jogar centralizado no ataque, mas também caindo pelos lados do campo. Em 2014, disputou 36 jogos, marcou 9 gols e deu 5 assistências.

Juan Delgado – Atacante

Foto: lanacion - Juan Delgado, atacante do Colo Colo

Foto: lanacion – Juan Delgado, atacante do Colo Colo

Revelado nas categorias de base do Colo Colo, Juan Delgado estreou pelo time profissional em 2011, mas, sem conseguir se firmar, voltou ao time B até ser usado com regularidade em 2013, quando começou a despontar. Atacante de velocidade, Delgado atua tanto pela esquerda quanto pela direita, sempre entrando em diagonal, procurando algum companheiro para tabelar. Aos 21 anos, já é um dos destaques do Colo Colo e em 2014 fez sua estreia com a seleção chilena no amistoso contra o Haiti, sendo o autor do gol da vitória por 1×0.

Marcos Acuña – Meia

Foto: Site oficial Racing Club - Marcos Acuña

Foto: Site oficial Racing Club – Marcos Acuña

Campeão nacional após 13 anos, o Racing teve muitos destaques na conquista. Um deles foi o meia Marcos Acuña, de 21 anos, contratado no início da temporada junto ao Ferro Carril. Mesmo perdendo a titularidade no decorrer do campeonato por causa de uma lesão, Acuña mostrou ser peça fundamental no elenco, atuando preferencialmente aberto pela direita, no 4-4-2 implantado pelo técnico Diego Cocca. O jovem meia argentino é veloz, dono de boa qualidade no passe e boa condução de bola.

Michael Santos – Atacante

Foto: tenfield - Michael Santos

Foto: tenfield – Michael Santos

Quarto colocado no Apertura, o River Plate deve muito a Michael Santos pela ótima campanha. Formado nas categorias do clube de Montevidéu, Santos debutou no time profissional em 2011, quando tinha apenas 18 anos. Mas foi só agora em 2014, aos 21 anos, que teve sequência e regularidade e conseguiu mostrar seu potencial. Em 15 jogos no Apertura, Santos foi o vice-artilheiro com 11 gols, além de der dado 2 assistências. O atacante também conseguiu destaque na Copa Sul-americana com 3 gols em 3 jogos e 1 assistência.

César Fuentes – Volante

Foto: Futbolred - César Fuentes

Foto: Futbolred – César Fuentes

Outro integrante da nossa lista de revelações do futebol sul-americano em 2013, César Fuentes é mais um dos ótimos valores da nova geração chilena. Aos 21 anos, Fuentes é um dos pilares do O’higgins nas últimas temporadas, se destacando pela ótima qualidade no passe e pela marcação forte. Figura garimpada nas seleções de base do Chile, o volante também já teve convocações pela seleção principal.

Rómulo Otero – Meia

Foto: gettyimages - Rómulo Otero

Foto: gettyimages – Rómulo Otero

Após o fracasso nas últimas Eliminatórias, a Venezuela apostou em Noel Sanvicente para conduzir a necessária renovação na seleção. Neste contexto, um dos nomes que já começa a ganhar mais espaço é o do meia Rómulo Otero, de 22 anos, destaque do Caracas. Baixinho, habilidoso, driblador, bom cobrador de faltas, Otero chegou a ser cogitado no Grêmio no meio do ano, mas as negociações não se concretizaram. Segundo seu empresário, Sebastián Cano, o meia tem proposta de clubes dos Estados Unidos, Suíça e Portugal, mas seu contrato com o Caracas vai até 2016.

Jorge Recalde – Atacante

Foto: Hoy - Jorge Recalde foi o destaque no bi-campeonato do Libertad

Foto: Hoy – Jorge Recalde foi o destaque no bi-campeonato do Libertad

Atual campeão do Clausura e do Apertura, o Libertad é o melhor time paraguaio na atualidade. Um dos destaques do bicampeão nacional é o atacante Jorge Recalde, de 21 anos. Revelado nas categorias de base do clube, Recalde está desde 2012 no elenco profissional, mas só em 2013 conseguiu se firmar. Atacante que gosta de atuar pelos lados do campo e possuidor de ótima condução de bola, Recalde disputou 38 jogos em 2014 e marcou 8 gols.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.