O outro Dorival

  • por Rafael Rodrigues
  • 7 Anos atrás
Foto: Divulgação / C.A.P

Foto: Divulgação / C.A.P

Após a suspeita desistência de Marquinhos Santos para comandar o Vasco em 2015, o cruzmaltino acertou na noite deste domingo com Doriva, campeão paulista de 2014 pelo Ituano.

O nome do treinador já causou certos problemas nas redes sociais e em alguns portais de notícias, já que muitos o confundiram com o técnico Dorival Júnior, que inclusive teve passagens recentes pelo Gigante da Colina.

Apesar de terem praticamente o mesmo nome (ambos se chamam Dorival Júnior) e terem jogado como volantes antigamente, as semelhanças entre os técnicos param por aí.

Ao contrário de Dorival Júnior, de 52 anos e com alguns títulos importantes na carreira, como uma Copa do Brasil e campeonatos estaduais, Doriva é um treinador jovem, apenas no começo de sua carreira, aparentemente promissora.

Com 42 anos, Doriva dirigiu apenas duas equipes, Ituano e Atlético Paranaense, ambas com escudos de cores preta e vermelha, assim como as do maior rival vascaíno, o Flamengo.

Apesar da pouca experiência, o treinador conseguiu um feito bastante notável: foi campeão paulista, que é conhecido por ser o mais disputado do país, deixando para trás o Palmeiras, na semifinal, e o Santos, na finalíssima, em pleno Pacaembu lotado com torcedores do Peixe.

A passagem no time paranaense foi rápida, com apenas 8 jogos no comando da equipe. Após esse período, Doriva chegou a acertar contrato com o Botafogo de Ribeirão Preto, na semana passada, para ficar à frente da equipe no Paulistão de 2015.

O presidente do clube paulista evitou criticar o treinador, mas afirmou que falta ética ao futebol brasileiro. Disse ainda que talvez fosse um sonho para Doriva poder trabalhar numa equipe grande, como o Vasco da Gama.

Apesar de não ter sido revelado, o salário de Doriva não deve chegar aos R$ 100 mil, teto estabelecido pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda.

E o técnico já chega com pressão: além da obrigação de tirar o Vasco da fila de 12 anos sem ganhar o Campeonato Carioca, já recebeu o recado de Eurico de que o time deve jogar sempre para frente.

Eurico é famoso por interferir no trabalho dos treinadores do Vasco. Chegou a ter desentendimentos com Romário, na sua fase de técnico cruzmaltino, por ele não escalar com tanta frequência Alan Kardec, hoje no São Paulo. Chega a circular entre jornalistas que esta seria a verdadeira razão para Marquinhos Santos ter desistido do cargo. O treinador do Coritiba alegou que alguém de sua família estaria passando por problemas de saúde.

Se tudo der certo, agora começa o ano de 2015 para o Vasco. Com treinador definido, o clube pode começar a procurar novos jogadores e renovar contrato com algumas peças do elenco. Doriva já terá bastante trabalho nessas primeiras semanas.

Vale lembrar que o primeiro jogo dele no comando do Gigante já será um Vasco e Flamengo, em um torneio amistoso em Manaus.

A primeira lição do técnico será aprender que não existe Vasco e Flamengo amistoso, ainda mais com Eurico como presidente.

Comentários

Estudante de Jornalismo, carioca e torcedor apaixonado do Vasco da Gama. Trabalha no projeto "Embaixadores da Colina", do próprio Vasco, representando a faculdade ESPM. Sócio e frequentador assíduo de jogos do clube