Olho Nele: Harry Kane

  • por Lucas Cavalcante
  • 5 Anos atrás

Ano após ano, o Tottenham sofre com constantes problemas no seu setor ofensivo.

A última vez em que os Spurs tiveram um artilheiro do campeonato inglês foi em 1992/93, com Teddy Sheringham, que naquela oportunidade marcou 22 gols, sendo 1 pelo Nottingham Forest.

O que não faltaram foram tentativas de trazer grandes nomes, a maioria delas frustradas.

 

A mais recente e mais cara (da história do clube) foi Roberto Soldado, que simplesmente não consegue marcar gols ou fazer boas partidas.

Na temporada passada, Emmanuel Adebayor, que após a saída de Villas-Boas ganhou mais espaço, trouxe a responsabilidade para si e conseguiu marcar 11 gols, além de ter ótimas atuações, coisa que não tem mais se repetido. O togolês alegou que a má fase em campo seria fruto de uma bruxaria feita por sua mãe, largou o time e foi para o Togo fazer as pazes para frear o feitiço, mas desde que voltou não foi sequer relacionado.

Para a sorte do Tottenham, Harry Kane foi de terceiro reserva a melhor jogador inglês na atual temporada. Kane começou a ganhar mais chances nas partidas de Copa, contra clubes de menor expressão, e correspondeu, ganhando confiança e crescendo a ponto de hoje ser especulado no English Team. Essa boa fase é uma surpresa para grande parte da mídia e até da torcida, mas seu atual momento dá a entender que todos estavam errados a seu respeito. Ainda é cedo, contudo, para dizer se o jovem de 21 anos reinventou seu futebol ou se esta se trata apenas de uma boa fase.

http://www.dailymotion.com/video/x2du9ql_harry-kane-goal-tottenham-vs-chelsea-1-1-premier-league-01-01-2015_sport

O camisa 18 dos Spurs vem se mostrando um centroavante completo, não apenas sendo um “poste” na área. Às vezes, atua quase como um falso nove, voltando para armar jogadas e dando assistências. O seu chute de fora da área também tem sido uma importante arma. Na vitória contra o Chelsea, no dia primeiro, quando fez sua melhor partida pelo Tottenham, Kane fez um belíssimo gol à distância que recolocou seu time no jogo (vídeo acima). Sua presença na área, adicionada ao seu faro de gol e bom cabeceio, também tem rendido muitas alegrias à sua torcida. Nesta temporada, são 27 aparições, 17 gols, 3 assistências e até um gol contra. Dos 17 tentos, 7 são pela Premier League, 7 pela Europa League e 3 pela Carling Cup. Contando todos seus minutos jogados (1761), Kane tem precisado em média de 104 minutos em campo para marcar um gol.

Um detalhe curioso é que ele também TOMOU um gol. Foi no jogo contra o Asteras Tripolis, pela Europa league. Após cometer uma falta no último homem, Lloris foi expulso e como já haviam sido feitas 3 substituições, o atacante foi para o gol e tomou um frangaço (vídeo acima). Nada que comprometesse o resultado do jogo. A partida terminou 5-1 com direito a hat-trick do postulante a goleiro.

Harry chegou ao Tottenham em 2009, e, mesmo com um bom desempenho no sub-18, foi relacionado apenas em duas partidas do profissional. Foi emprestado ao Leyton Orient, onde marcou seu primeiro gol como profissional em uma vitória por 4×0 em 22 de janeiro de 2011.

Terminou sua passagem pelo modesto clube com 5 gols feitos em 18 partidas.

Também foi em 2011 que Kane fez sua primeira partida europeia pelo Tottenham e marcou um gol na goleada de 4×0 contra o Shamrock Rovers. Porém, no início de 2012, foi emprestado ao Millwall.

Fez 7 gols em 22 jogos e foi eleito o jovem jogador do ano do clube.

Na temporada 2012/2013 parecia que algo diferente aconteceria na vida do atleta. Foi para a pré-temporada com o time principal nos EUA, onde chegou a marcar um hat-trick. Fez também a sua estreia na Premier League, mas não convenceu. O jovem atacante inglês voltou a ser emprestado, dessa vez para o Norwich.

Se lesionou logo na sua segunda partida, foi tratado no Tottenham, mas voltou para os canários. No entanto, sofrendo com a falta de opções para o ataque, os Spurs optaram pela sua volta 4 meses antes do planejado. Foram apenas 3 jogos, sem nenhum gol feito. Seu último empréstimo foi para o Leicester, pelo qual fez 13 partidas e apenas 2 gols.

Há quem ache que esses empréstimos foram importantíssimos para seu amadurecimento.

Harry sempre foi figurinha carimbada nas seleções de base. Jogou em todas e teve bons números. No geral, soma 32 partidas e 22 gols.

Sobre a sua atual fase, os elogios vêm de todos os lados. Pochettino, personagem importante no seu crescimento como jogador, falou sobre as possibilidades de uma convocação para a seleção principal:

“Harry tem potencial para ser um grande jogador na Inglaterra. Ele marca gols, ele trabalha duro. Este é o princípio valor que ele tem. É só uma questão de tempo até ele jogar pela Inglaterra. Ele ainda é jovem.”

Brad Friedel revelou uma declaração surpreendente de John Terry após o clássico do dia primeiro:

“Eu Falei com John Terry após o jogo e ele disse que Harry Kane foi uma das pessoas mais difíceis que ele jogou contra esta temporada. Isso diz tudo. Harry é um talento excepcional. Ele é um dos melhores colocados que eu já joguei. Ele tem altura de se concentrar e manter a aprendizagem, manter os pés no chão e entender que este é um esporte de equipe.”

Quem diria que, depois de milhões gastos, a solução para o Tottenham seria uma prata da casa. Diante da gritante má fase do ataque, Kane agarrou a oportunidade e hoje é o atacante que os Spurs tanto precisavam. Quando a rede balança em White Hart Lane, o camisa 18 corre para comemorar com sua torcida e ouvir o coro cantar: “Harry Kane, he’s one of our own”.

https://www.youtube.com/watch?v=PeFu-zez1Nk

https://www.youtube.com/watch?v=gzG7YTMs-XU

;

Forma espetacular (atualização em 19/02/2015):

Foto: premierleague.com

Foto: premierleague.com

 Kane segue decisivo e avassalador em prol dos Spurs. O mês de janeiro foi especial para o jovem atacante, que foi premiado como o melhor jogador da Premier League no mês. Harry marcou 5 gols em 4 jogos, com destaque para sua direta contribuição na virada do Tottenham para cima do líder Chelsea. Kane marcou dois belos gols naquele dia:

http://www.dailymotion.com/video/x2du9ql_harry-kane-goal-tottenham-vs-chelsea-1-1-premier-league-01-01-2015_sport

;

O mês virou e Harry Kane continuou a marcar gols importantes. No derby contra o Arsenal, o garoto marcou os 2 gols da virada do Tottenham para cima de seus rivais londrinos:

http://www.dailymotion.com/video/x2hi6ba_harry-kane-goal-ottenham-1-1-arsenal-premier-league-7-2-2015_sport

 

Se contra o Liverpool, não foi possível reverter o placar, pelo menos Kane deu mais uma vez sua contribuição. Além de uma assistência para gol, o atacante inglês deixou sua marca contra os Reds.

A temporada de Kane tem sido tão boa, que o treinador da seleção inglesa, Roy Hodgson, já avisou que pretende contar com o matador do Tottenham na próxima convocação dos leões britânicos:

“Ele tem técnica, está sempre procurando uma boa colocação para receber os cruzamentos e aquela cabeçada contra o Arsenal foi definitivamente uma prova de classe. Achei a atuação dele maravilhosa. Se tudo der certo e ele estiver em forma, tenho convicção de que ele está na próxima convocação.”

A performance do atacante só tem crescido nas últimas partidas, principalmente pela Premier Legue, campeonato em que havia marcado menos gols. Kane já alcançou a marca de 13 gols em 21 jogos, média de 1 gol a cada 110 minutos em campo.

Harry tem deixado os Spurs nas nuvens e a torcida conta com seu herói para que momentos como o acontecido contra o Arsenal se tornem cada vez mais habituais:

 Coroação da fantástica temporada:

PFAs-Young-Player-of-the-Year-Harry-Kane

Kane foi eleito o melhor jogador jovem da Premier League na temporada 2014 / 2015. A votação foi organizada pela PFA (Professional Footballers Association), cujos eleitores são os próprios jogadores da primeira divisão inglesa. Seus 20 gols no comando do ataque do Tottenham surpreenderam e enchem os corações ingleses de esperanças.

Há muito tempo não se vê um goleador inglês brilhando na Premier League.

Comentários

Niteroiense, jornalista, doente por futebol e por tudo que esse esporte maravilhoso envolve. Valoriza muito clubes tradicionais e suas torcidas. Flamenguista.