Os incríveis números de Xabi Alonso no Bayern

  • por Tiago Lima Domingos
  • 4 Anos atrás

Um início espetacular, melhor até que o esperado. Quem olha qualquer partida do Bayern de Munique atualmente não acredita que aquele camisa 3 jogando à frente da zaga está há pouco mais de cinco meses no clube. Xabi Alonso tomou conta do meio de campo da equipe de Pep Guardiola, e seus números absurdos só comprovam isso.

Xabi Alonso acertou com o Bayern no dia 29 de agosto. No dia seguinte já fazia sua estreia pelo Bayern, diante do Schalke 04. Jogou por 68 minutos, controlou o meio de campo e foi o dono de todas as bolas paradas da equipe. A estreia de veterano 24 horas após sua chegada, o rendeu uma titularidade “vitalícia”. Aproveitando-se de lesões de Thiago Alcântara e Bastian Schweinsteiger, Xabi teve caminho livre para fazer o que mais sabe: ditar o ritmo da equipe.

Leia mais: Xabi Alonso: o controlador

Nos primeiros 36 dias defendendo as cores do novo time, foi eleito cinco vezes o melhor em campo e bateu o recorde de toques na bola (206) e de mais passes certos em uma partida (196) da Bundesliga. O jogo do Bayern começa pelos pés de Xabi Alonso. Os números só são uma prova do que se vê dentro do campo. Dentre os campeonatos nacionais de toda a Europa, Alonso lidera absoluto dando em média 109 passes por jogo. É uma quantidade tão impressionante que o segundo colocado é Marco Verratti do PSG, que troca em média 89 passes por partida, 20 a menos que o espanhol.

xabi

Foto: Reprodução | Os incríveis números de Xabi Alonso na Bundesliga 2014-2015

Mas não é só na quantidade de passes que Xabi Alonso impressiona, como também na qualidade e precisão. Xabi acerta 89,9 % dos passes, porcentagem incrível se analisarmos que o espanhol troca cerca de 11 lançamentos longos por jogo e não somente aqueles passes laterais que você imaginava. Em 15 jogos que Alonso participou nesta temporada na Bundesliga, foram 1641 toques na bola, com 1476 acertos.

O início arrasador no Bayern rendeu a Xabi Alonso o prêmio de melhor jogador do 1º turno da Bundesliga, em votação no site oficial da competição. O volante superou o companheiro Arjen Robben, ídolo da torcida.

Cinco meses, 21 jogos depois e uma grande certeza: é impossível escalar o Bayern de Munique atual sem Xabi Alonso.

Leia também: De Dunga a Xabi Alonso: os papéis se inverteram

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.