Resumão das transferências europeias (até 13/1)

  • por Victor Hoffmann
  • 5 Anos atrás

A janela de inverno do mercado da bola europeu costuma ser bem menos intensa que a do meio do ano, mas não seria por causa disso que o Doentes por Futebol iria deixar de realizar, outra vez, a maior cobertura brasileira sobre as transferências que os clubes do velho continente fazem para a reta final dos seus campeonatos e das copas europeias. Confira abaixo o que de mais importante rolou até o momento:

ALEMANHA

– Na lanterna da Bundesliga, o Borussia Dortmund pagou 12 milhões de euros ao Red Bull Salzburg pelo meia Kevin Kampl, de 24 anos. O jogador, que nasceu na Alemanha, joga pela seleção eslovena e era um dos destaques do clube austríaco.

– Já o vice-líder Wolfsburg trouxe do futebol chinês o meia Xizhe Zhang por 1,5 milhão de euros.

– O Schalke 04 acertou a contratação por empréstimo do zagueiro Matija Nastasic, do Manchester City. O clube alemão terá a opção de compra do jogador ao fim da temporada por 13 milhões de euros.

– O Mainz 05 anunciou por empréstimo de 18 meses o meia Christian Clemens, do Schalke 04, e também o lateral-esquerdo Pierre Bengtsson, que vem do Copenhagen-DIN.

– O Augsburg acertou o retorno do atacante Ji Dong-Won, pouco aproveitado no Dortmund, e o empréstimo do jovem meia dinamarquês Pierre-Emile Höjbjerg, do Bayern.

– O Werder Bremen trouxe por empréstimo o jovem meia Levin Öztunali, do Bayer Leverkusen.

– O Freiburg comprou o meia Mats Möller Daehli, do Cardiff City, por €1,5 milhão, e recebeu por empréstimo o centroavante Nils Petersen, do Werder Bremen.

– O Eintracht Frankfurt anunciou o goleiro Emil Balayev, do Neftchi Baku-AZE, e o jovem atacante Yusupha Yaffa, que era da base do Milan.

ESPANHA

– Em busca do bicampeonato espanhol, o Atlético de Madrid trouxe de volta o atacante Fernando Torres e anunciou também o meia Cani. Ambos chegam por empréstimo do Milan e do Villarreal, respectivamente.

– O Valencia acertou a contratação do meia, Enzo Perez, ex-Benfica, por € 25 milhões..

– O Málaga contratou o zagueiro Egor Filipenko, do BATE Borisov. Já o atacante paraguaio Roque Santa Cruz deixou o clube e foi pro Cruz Azul-MEX.

– O Getafe anunciou Fernando Aristeguieta, atacante, que chega emprestado pelo Nantes.

– O Granada trouxe por empréstimo o meia Lass Bangoura, do Rayo Vallecano. Em sua estreia, o jogador já marcou contra o Sevilla na Copa do Rei.

– No Deportivo La Coruña, a novidade é o atacante Oriol Riera, que vem emprestado pelo Wigan.

– O Eibar anunciou o volante Borja, que estava no futebol indiano.

FRANÇA

– O polêmico meia Hatem Ben Arfa está de volta ao futebol francês para defender o Nice. O jogador pertencia ao Newcastle e estava atuando emprestado ao Hull City.

– Mais um jovem português reforçando o Monaco. É o meia Matheus Pereira, que jogava no Sporting B.

– O Toulouse anunciou o zagueiro Jean-Armel Kana-Biyik, do Rennes.

– O Guingamp anunciou Yannis Salibur, meia que vem do Clermont.

– O Rennes contratou o lateral-esquerdo Ermir Lenjani, do St. Gallen-SUI, e o goleiro Edvinas Gertmonas, do Atlantas Klaipeda-LIT.

– O Lorient contratou o meia Didier Ibrahim Ndong, do Sfaxien-TUN.

– O Metz reforçou seu meio-campo com Fakhreddine Ben Youssef, do Sfaxien-TUN, e Janis Ikaunieks, que vem do Liepaja-LET.

INGLATERRA

– A grande notícia da janela de inverno na Inglaterra foi a de Steven Gerrard anunciando sua saída do Liverpool ao fim da temporada. O meia de 34 anos, que jogou nos Reds em toda a sua carreira, será mais uma estrela da MLS, onde jogará pelo Los Angeles Galaxy.

– Já Frank Lampard, eterno ídolo do Chelsea, prorrogou por mais seis meses seu contrato de empréstimo com o Manchester City. O antigo compromisso era válido até janeiro. Em junho, Lampard também irá para a MLS, onde atuará no estreante New York City.

– Sem clube desde junho, o goleiro Victor Valdés assinou com o Manchester United até o fim da temporada 2015-16. Ele chega para disputar posição com seu compatriota, David De Gea.

– O atacante português Nelson Oliveira, do Benfica, foi emprestado ao Swansea até o fim da temporada 2014-15

– O Southampton acertou a contratação do holandês Eljero Elia, do Werder Bremen. Elia chega emprestado até o fim da temporada.

– O Stoke City trouxe por empréstimo o zagueiro Philipp Wollscheid, do Bayer Leverkusen.

– O goleiro australiano Mark Schwarzer, de 42 anos, deixou o Chelsea e assinou com o Leicester City. O clube também contratou o atacante croata Andrej Kramaric, do Rijeka-CRO, por cerca de 9 milhões de euros pelo jogador.

– O West Ham emprestou o atacante Mauro Zárate ao QPR até o fim da temporada.

– O Burnley resolveu comprar os direitos do zagueiro Michael Keane, que estava emprestado pelo Manchester United. O valor do negócio giraria em 2,5 milhões de euros.

– O Liverpool vendeu por valor não revelado o atacante Oussama Assaidi ao Al-Ahly, dos Emirados Árabes. O marroquino se encontrava emprestado ao Stoke City.

– O Arsenal emprestou o atacante francês Yaya Sanogo ao Crystal Palace até o fim da temporada.

– O Aston Villa apresentou o meia espanhol Carles Gil, que chega do Valencia por 4,2 milhões de euros. Ele assinou até 2019 com o clube inglês.

– O lateral-direito DeAndre Yedlin, um dos destaques dos EUA na última Copa, foi integrado ao elenco do Tottenham. O jogador, que havia sido comprado na janela de verão, estava emprestado ao Seattle Sounders.

ITÁLIA

– Longe da briga pelo título, a Inter trouxe dois reforços importantes para disputar vaga na Liga dos Campeões. O atacante Lukas Podolski chega do Arsenal por empréstimo até o fim da temporada, enquanto o meia Xherdan Shaqiri vem do Bayern de Munique, também por empréstimo, mas com obrigação de compra em junho por 15 milhões de euros.

– No Milan, Alessio Cerci volta ao futebol italiano após seis meses. O ex-Torino chega emprestado pelo Atletico de Madrid até junho de 2016, fazendo o caminho inverso ao de Fernando Torres que voltou ao clube madrilenho.

– O Napoli anunciou dois reforços para a segunda parte do Campeonato Italiano. O atacante Manolo Gabbiadini vem da Sampdoria por 12,5 milhões de euros, enquanto o lateral-esquerdo croata Ivan Strinic chega sem custos do Dnipro-UCR.

– O Genoa acertou o empréstimo do meia argentino Tino Costa, que pertence ao Spartak Moscow.

– O atacante chileno Mauricio Pinilla deixou temporariamente o Genoa para defender a Atalanta. Ele chega por empréstimo e poderá ser comprado ao fim da temporada.

– Alessandro Diamanti está de volta à Itália. O meia foi emprestado pelo Guangzhou, da China, à Fiorentina.

– A Sampdoria contratou o jovem meia argentino Joaquín Correa, comprado junto ao Estudiantes por 8,2 milhões de euros.

– O atacante argentino Maxi López, ex-Grêmio, foi anunciado por empréstimo pelo Torino. O jogador chega do Chievo Verona.

– A Roma contratou o jovem atacante uruguaio Kevin Méndez, do Peñarol, e já emprestou ele ao Perugia.

– O Hellas Verona reforçou seu meio-campo com Leandro Greco, emprestado pelo Genoa.

– Já o Cagliari trouxe o zagueiro Alejandro González, emprestado pelo Hellas Verona.

Comentários

Doente por futebol, torcedor do Figueirense e fã do futebol alemão.