Por um lugar ao Sol: a luta para chegar à elite europeia

  • por Lucas Sousa
  • 5 Anos atrás
Arte: Doentes por Futebol

Arte: Doentes por Futebol

A temporada do futebol na Europa está caminhando para o final. Na maioria dos campeonatos nacionais, faltam cerca de dez rodadas para que o campeão seja conhecido (ou somente legitimado) e a querida Liga dos Campeões já está nas quartas de final. Todos nós, doentes por futebol, sabemos quais são os candidatos a erguer a taça nas maiores ligas do continente, mas geralmente nos esquecemos daqueles que lutam por uma oportunidade de jogar em tal liga. Estamos falando das segundonas europeias.

Longe das contratações milionárias, das gordas cotas de televisão e dos principais noticiários esportivos, centenas de clubes ambicionam chegar à elite do futebol europeu. Diferente das primeiras divisões, nas quais a disputa pelo título envolve poucos times e geralmente são monótonas, aqui pode acontecer de tudo. Isso, sem dúvidas, as tornam mais emocionantes que as badaladas ligas.

E o Doentes por Futebol preparou um resumo de como anda a situação nas segundonas das cinco potências do continente que você pode conferir no índice abaixo:

Alemanha (2. Bundesliga): a emoção que falta à Bundesliga.

Espanha (Liga Adelante): pouca definição e muita disputa.

França (Ligue 2): quatro candidatos para duas vagas.

Inglaterra (Championship): pelo acesso direto.

Itália (Serie B): regulamento confuso e promessa de emoção até o final.

Comentários

Mineiro e estudante de jornalismo. Admira (quase) tudo que cerca o futebol inglês, não esconde seu apreço por times que jogam no contra-ataque (sim, sou fã do Mourinho) e acha que futebol se discute sim. Também considera que a melhor invenção do homem já ultrapassou os limites do esporte.