O que ficou para o final nos maiores campeonatos da Europa?

Foto: UEFA.com

Foto: UEFA.com

Infelizmente, os maiores campeonatos europeus estão se encerrando. Todos já conhecem seus campeões e grande parte deles já estão amplamente definidos. Chelsea, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus, Paris Saint-Germain, PSV Eindhoven, Zenit e Benfica já levantaram suas taças e clubes como o Queens Park Rangers já assinaram sua rescisão com a primeira divisão, descendo ao segundo escalão de seus campeonatos. Não obstante, a última rodada ainda guarda emoções, seja na disputa de vagas nas copas europeias, seja na luta contra o temido rebaixamento.

Inglaterra

Foto: Chelseafc.com

Foto: Chelseafc.com

Na Terra da Rainha, a maior parte das situações já é irreversível. O Chelsea já é o campeão, Queens Park Rangers e Burnley retornarão à Championship e o Manchester City já assegurou seu lugar na fase de grupos da próxima UEFA Champions League. Arsenal e Manchester United também já têm seus destinos praticamente certos, uma vez que, para ultrapassar os Gunners  e ficar com o terceiro lugar, garantindo vaga na fase de grupos da UCL, os Red Devils (que atualmente disputariam os play-offs da competição) teriam que vencer, torcer por um tropeço da esquadra Londrina e tirar uma vantagem de sete gols de saldo.

Logo abaixo na tabela, Liverpool, Tottenham e Southampton brigam pela 5ª, 6ª e 7ª, que poderão garantir vagas na Europa League. Não obstante, o sétimo colocado só conseguirá uma vaga caso o Arsenal vença o Aston Villa na final da FA Cup. Caso os Villans consigam o êxito, ficam com a vaga que eventualmente seria do 7º colocado da Premier League. Além disso, há uma outra disputa que concerne ao Fair Play. Caso a Inglaterra mantenha sua posição na tabela de Fair Play da UEFApoderá conquistar mais uma vaga na Europa League, pela qual Everton e West Ham ainda brigam.

No fundo da tabela, Newcastle e Hull City ainda lutam contra o descenso.

Espanha

Foto: FCBarcelona.com

Foto: FCBarcelona.com

Na Terra das Touradas, o Barcelona já soltou o grito de campeão e o Real Madrid já assegurou a segunda colocação, que o levará diretamente à fase de grupos da UEFA Champions League. Na última rodada, Atlético de Madrid e Valencia lutam pela terceira colocação, que permite acesso à referida fase da competição continental. O quarto colocado, que ainda pode ser o Sevilla, terá que disputar os play-offs. Sexto colocado garantido, o Villarreal irá à Europa League.

No momento, com a configuração atual da tabela, o Sevilla também disputaria a Europa League, todavia, caso vença a atual edição do torneio, garantirá vaga na UEFA Champions League e estenderá ao sétimo colocado do Espanhol uma vaga na Europa League. Athletic Bilbao, Málaga, Espanyol e Rayo Vallecano disputam o posto, mas, caso o time basco vença a Copa del Rey, a vaga lhe caberá.

Na zona de rebaixamento, o Córdoba está rebaixado, todavia, as outras duas posições estão em aberto e Eibar, Almería, Granada e Deportivo La Coruña lutam contra elas.

Alemanha

Foto: FCBayern.de

Foto: FCBayern.de

Mais uma vez, o título alemão ficou na Baviera, com o Bayern de Munique, que, com isso, assegurou acesso à fase de grupos da UEFA Champions League. Seus acompanhantes também já estão certos e serão Wolfsburg e Borussia Mönchengladbach. A quarta colocação, que dá vaga nos play-offs da competição continental, também já está definida e será do Bayer Leverkusen.

A primeira de duas vagas na Europa League será do Schalke 04, quinto colocado, e a segunda está em disputa entre Augsburg e Borussia Dortmund. Teoricamente, o Werder Bremen também estaria na luta, mas o clube teria que tirar uma desvantagem de 12 gols de saldo, vencer e torcer por um tropeço de seus rivais. Caso o Wolfsburg vença a DFB Pokal, o sétimo colocado também ganharia vaga na Europa League, colocando o Hoffenheim na disputa.

Totalmente em aberto está a luta contra o descenso. Paderborn, Hamburgo, Stuttgart, Hannover, Freiburg e Herta Berlim estão na luta contra as últimas três posições.

Itália

Foto: Juventus.com

Foto: Juventus.com

Faltando duas rodadas para o fim do campeonato, a Juventus já conquistou o título. Roma, Lazio e Napoli protagonizam a luta pela segunda colocação, que dá acesso à fase de grupos da UEFA Champions League, e à terceira posição, que leva aos play-offs. A equipe do trio que sobrar fica com vaga na Europa League.

Na quinta colocação, a Fiorentina caminha a passos largos para a classificação na competição e vê Sampdoria, Inter e Torino na disputa por outra vaga, uma vez que a Juventus venceu a Coppa Italia. O Genoa, atual sexto colocado, por falta de licença junto à UEFA – negada pela Federação Italiana em função de atraso para a entrega dos documentos e em função da inadequação de seu estádio aos padrões exigidos -, está fora das competições europeias.

No fundo da tabela, Parma, Cesena e Cagliari já têm o descenso confirmado.

França

Foto: PSG.fr

Foto: PSG.fr

Com o PSG campeão e o Lyon com o vice assegurado, as duas vagas na fase de grupos da UEFA Champions League estão definidas. A terceira posição, que leva aos play-offs,  tem disputa duríssima, e Monaco, Olympique Marseille e Saint-Étienne disputam-na. Os dois que ficarem de fora da UCL serão os representantes franceses na Europa League.

Caso o Auxerre, atualmente na Ligue 2, vença a Coupe de France, contra o PSG, também irá à Europa League, caso contrário, a vaga caberá ao Bordeaux, sexto colocado na Ligue 1.

Evian, Metz e Lens estão rebaixados.

Portugal

Foto: SLBenfica.pt

Foto: SLBenfica.pt

Em Terras Lusas, o Benfica é o campeão, o Porto o vice – ambos com vaga direta à UEFA Champions League – e o Sporting CP o terceiro colocado, ganhando o direito de disputar os play-offs da competição. Braga e Vitória de Guimarães, rivais do Minho, quarto e quinto colocados, respectivamente, disputam a quarta colocação, que garante acesso à fase de grupos da Europa League. Quem perder a disputa, fica com a quinta posição que dá acesso aos play-offs da competição e aguarda o sexto colocado, que o acompanhará, e poderá ser Paços de Ferreira, Belenenses, Marítimo ou Nacional.

Gil Vicente e Penafiel estão rebaixados.

Holanda

Foto: PSV.nl

Foto: PSV.nl

O campeonato já acabou, mas ainda há disputas em curso. Após anos de hegemonia do Ajax, o PSV voltou a conquistar a Eredivisie e voltará à UEFA Champions League. O Ajax, vice, disputará os play-offs da competição e o AZ Alkmaar, terceiro colocado, entra na terceira fase da Europa League. Feyenoord, Vitesse, PEC Zwolle e Heerenveen disputam play-offs na Holanda para definir outra vaga na terceira fase da Europa League. Campeão da KNVB Cup, o Groningen também disputará a Europa League.

Na zona de rebaixamento, o Dordrecht está rebaixado e NAC Breda e Go Ahead Eagles disputam com outras oito equipes da segunda divisão os play-offs que garantirão duas vagas na Eredivisie 2015-2016.

Rússia

Foto: Zenit.ru

Foto: Zenit.ru

Na gelada nação, André Villas-Boas conduziu o Zenit ao título e à disputa da fase de grupos da UEFA Champions League. Faltando duas rodadas, CSKA e Krasnodar disputam a segunda colocação, que garante vaga nos play-offs da UCL. Dentre os dois, quem ficar com a terceira posição disputará os play-offs da Europa League. A outra vaga nesta fase desta competição está em aberto e Dynamo, Rubin Kazan e Spartak disputam-na. Campeão da Copa da Rússia, o Lokomotiv entrará na fase de grupos da Europa League.

Na zona de rebaixamento, as disputas estão em aberto e Arsenal Tula, Torpedo, Ufa, Ural, Rostov, Amkar Perm e Kuban Krasnodar estão na luta. Os dois últimos serão rebaixados diretamente enquanto 14º e 13º disputarão play-offs contra o terceiro e o quarto colocados da segunda divisão.

Comentários

Advogado graduado pela PUC Minas, mestrando em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho) e Jornalismo Esportivo (MARCA), 26 anos. Amante do futebol inglês, mas que aprecia o esférico rolado qualquer terra. Tem no atacante Marques e no argentino Pablo Aimar referências; e não põe em dúvida quem foi o melhor jogador que viu jogar: o lúdico Ronaldinho Gaúcho, na temporada 2004/05. Também n'O Futebólogo e na Revista Relvado.