Um clube cujo lema é emprestar

  • por Matheus Mandy
  • 6 Anos atrás
Foto: Divulgação Tombense FC

Foto: Divulgação Tombense FC

O campeão da Série D do Brasileiro de 2014 é um time que pertence a uma cidade do interior de Minas Gerais, com pouco mais de 10 mil habitantes, e frequentou assiduamente as fases decisivas dos últimos anos do Campeonato Mineiro. Trata-se do Tombense Futebol Clube, sediado em Tombos.

Apesar de ter completado 100 anos na última temporada, o Tombense se profissionalizou em 1999 e, desde então, serviu como “barriga de aluguel” do famoso empresário Eduardo Uram, outrora tido como “dono” das categorias de base de Flamengo e Botafogo. Tanto que, nos registros internacionais, o clube mineiro foi quem vendeu Cícero para o futebol alemão alguns anos atrás e Thiago Silva ao Milan.

FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Cícero atuou em grandes times brasileiros emprestado pelo Tombense || FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Porém, de uns anos para cá, Uram aproveitou o Tombense (que antes estava no Módulo II de Minas) para botar seus atletas que estavam sem clube em atividade. O principal destaque é o meia Joílson, com passagem marcante pelo Botafogo em 2007. O elenco ainda possui alguns jogadores conhecidos, como os laterais Alex e Anderson, que disputaram a Libertadores do ano passado pelo Botafogo e o atacante Adeílson, ex-Fluminense.

Agora, vamos escalar o seguinte time: o goleiro será Vágner, do Avaí. O lateral-direito será Elsinho (Kawasaki Frontale e ex-Vasco). Também do Avaí, e na esquerda Guilherme Santos, ex-Fluminense e que fechou com os catarinenses na última semana. A zaga seria do Rio de Janeiro: João Filipe, do Fluminense e Roger Carvalho, do Botafogo.

No meio-campo, aparecem Andrei Girotto (Palmeiras), Eduardo Neto (Avaí) e Elvis (Botafogo). O trio de atacantes será formado por Hugo, destaque do Volta Redonda e atualmente no Avaí, Rhayner do Vitória e matador Anderson Lopes, também do Avaí.

Todos esses jogadores pertencem a Eduardo Uram, ou melhor, ao Tombense, pelo menos juridicamente. Ao todo, 38 atletas estão espalhados por aí. Só na Série A são 18 jogadores e a sua grande maioria no Avaí: 10. Tem jogador até na Ásia!

Veja abaixo a lista:

América-MG
1-Anderson
2-André
3-Robertinho

Avaí
1-Anderson Lopes
2-Antônio Carlos
3-Conrado
4-Denner
5-Eduardo Neto
6-Guilherme Santos
7-Hugo
8-Pablo
9-Vágner
10-Willian Rocha

Palmeiras
1-Andrei Girotto
2-Vitor Hugo

Fluminense
1-Caio Paulista
2-João Filipe

Botafogo
1-Elvis
2-Roger Carvalho

Ponte Preta
1-João Paulo

Goiás
1-Jonathan Bocão

Oeste
1-Júnior Negrão
2-Wagner

Vitória
1-Rhayner

Cruzeiro
1-Vander

Paysandu
1- Edinho

Sport
1- Samuel Xavier

Portuguesa
1- Willen

Fortaleza
1- Wanderson

Moto Club
1-Felipe Dias

Nacional-MG
1-Giacomo Melo
2-Josemar

Tupi
1-Danilo
2-Guilherme Noé
3- Ramón

Kawasaki Frontale
1-Elsinho

Libertad-PAR
1-Mario Saldivar

Leon-ARG
1-Ignacio Canuto

Comentários

Nascido em Santo Antônio de Pádua, Mandy começou com jornalismo em 2004 e em 2010 se formou na área. Trabalhou na Inter TV da Globo em Campos, TV Record e foi editor de esportes da Folha da Manhã, maior jornal do interior do rio. Também trabalhou na assessoria de imprensa do Instituto Federal Fluminense e de clubes do Rio de Janeiro.