Salzburg tropeça e times de Viena largam bem na Bundesliga

Curta o Futebol nos Alpes no Facebook e siga no Twitter.

O pontapé inicial da Bundesliga austríaca 2015/2016 foi dado neste último final de semana. Serão 36 rodadas e quatro turnos para serem decididos, além do melhor time do país, os também classificados à Europa League. A Áustria, vale lembrar, perdeu uma vaga nos coeficientes da UEFA, e, a partir desta temporada, voltará a ter apenas o campeão como representante na liga milionária.

Tivemos alguns destaques logo nesta primeira rodada da competição nacional, e, dentre eles, está justamente o vencedor da última temporada. Só que, diferentemente do que já nos acostumamos a ver – pelo menos dentro de seu território -, desta vez não é um destaque positivo.

Não é segredo para ninguém que o bicampeão Red Bull Salzburg está focado nesta Champions League. Visando melhorar a pontuação do país nos coeficientes e também deixar o histórico de “time pipoqueiro” em competições europeias para trás, a equipe comandada por Peter Zeidler enfrentará, na próxima quarta (29), o Malmö, algoz da última temporada.

Tendo como principal objetivo reescrever a história do confronto, o clube debutou no Austriacão com time misto (mais titulares do que reservas, vale lembrar). E se deu mal: perdeu para o recém-promovido Mattersburg pelo placar de 2×1. Os gols dos vencedores foram marcados por Pink e Ibser, no primeiro e no último minuto do jogo, respectivamente. O de honra do Salzburg foi marcado pela jovem promessa Naby Keïta.

Se o atual campeão austríaco começou mal no nacional, o mesmo não se pode dizer dos gigantes e arquirrivais da capital Viena. Jogando em casa, o Rapid, também focado na Champions League, surpreendeu e mandou vários titulares a campo, incluindo as estrelas Beric e Schobesberger. E o resultado não poderia ser outro: 3×0 no Ried e liderança do campeonato, que não vence há sete temporadas.

Rapid Viena largou bem na Bundesliga e terminou a primeira rodada na liderança (Foto: Reprodução/Rapid Viena)

Rapid Viena largou bem na Bundesliga e terminou a primeira rodada na liderança (Foto: Reprodução/Rapid Viena)

Longe de seu território e tentando se reerguer após uma temporada frustrante – ficou fora de todas as competições europeias com a 7ª colocação na última edição -, o Áustria pegou o Wolfsberger, focado no difícil duelo pela 3ª eliminatória da Europa League (contra o Borussia Dortmund), e, se aproveitando da falta de concentração do adversário, venceu por 2×0 – gols de Gorgon e Grünwald.

Nos outros dois jogos da rodada, o Sturm Graz, de olho no jogo contra o Rubin Kazan pela Europa League, recebeu o Admira Wacker em casa e só ficou no empate por 1×1 – Starkl e Tadic marcaram os tentos. Grödig e o surpreendente Rheindorf Altach, recém-promovido da segundona e que terminou a última edição na terceira colocação, se enfrentaram na Untersberg-Arena. Os donos da casa levaram a melhor: 2×1, com gols de Brauer e Strobl. Aigner marcou o de honra do time visitante, que, assim como o Sturm Graz, está de olho na Europa League, na qual pegará os portugueses do Vitória de Guimarães, na quinta-feira (30).

Comentários

Estudante de Jornalismo. Foi editor de futebol alemão e holandês na VAVEL Brasil e cofundador da VAVEL Portugal. É blogueiro do Bayern no ESPN FC (projeto da ESPN Brasil) e completamente Doente por Futebol.