Austríacos definem rumo da temporada nesta semana

Curta o Futebol nos Alpes no Facebook e siga no Twitter.

Cinco equipes austríacas terão compromissos em competições continentais nesta semana. Como ninguém na Áustria tem vaga garantida diretamente na fase de grupos tanto da Champions como da Europa League, Red Bull Salzburg, Rapid Viena, Rheindorf Altach, Sturm Graz e Wolfsberger definirão suas vidas na terceira eliminatória de ambos os certames.

Destes cinco, o primeiro que definirá sua vida em competições internacionais será o Rapid Viena, nesta terça-feira (4). Maior campeão austríaco, os alviverdes não chegam à fase de grupos da Champions Leaguenove anos, desde a temporada 2005/2006. E, dependendo do jogo da ida, dificilmente quebrarão esse tabu.

Um empate por 2 a 2 contra o Ajax em casa dificultou demais a vida do Rapid, mas, ao mesmo tempo, deu motivação para que pudessem acreditar em uma classificação heroica na Amsterdam ArenA, visto que em certo momento desta primeira perna perdiam por 2 a 0. A reação dos mandantes somadas à falta de experiência dos Ajacieden (média do time principal é de 21 anos), podem ser uma carta na manga para os comandados de Zoran Barisic, além também de sua sequência sem derrotas (quatro meses sem saber o que é perder).

Rapid vai à Holanda tentar explorar deficiências dos Amsterdammers para sair com a vaga na mala (Foto: Reprodução/AFC Ajax)

Rapid vai à Holanda explorar deficiências dos Amsterdammers para sair com vaga na mala (Foto: Reprodução/AFC Ajax)

Em situação mais confortável que seus conterrâneos, o Red Bull Salzburg viajará até Malmö na quarta-feira (5) para tentar eliminar seu algoz na última liga milionária. Boa vantagem os Touros já têm: na primeira perna, disputada na Red Bull Arena, venceram os suecos pelo placar de 2 a 0. Um empate e até uma derrota por um gol de diferença servem para o time comandado por Peter Ziedler.

Na quinta-feira (6), como diz o outro, é quando o “bicho pega”. Três times da Bundesliga jogarão fora de seus domínios, e apenas um dele tem uma pequena vantagem nas mãos: o Rheindorf Altach venceu o Vitória de Guimarães em Innsbruck pelo placar de 2 a 1, mas chega em Portugal rodeado de desconfiança.

Rheindorf tem pequena vantagem e enorme desafio em Portugal (Foto: Reprodução/Rheindorf Altach)

Rheindorf tem pequena vantagem e enorme desafio em Portugal (Foto: Reprodução/Rheindorf Altach)

Lanterna na Bundesliga (vale lembrar: apenas duas rodadas foram realizadas), o time comandado por Damir Canadi é visto com olhar de desconfiança pela mídia austríaca. Nas casas de aposta, poucos também dão algo pelo Rheindorf: quem aposta no Guimarães leva $7,20, enquanto em um empate $20 e em uma vitória do time austríaco, $42,50. Boa chance para você tentar a sorte e ganhar um dinheiro.

Pelo menos na teoria, quem tem a missão mais difícil de reverter o placar é o Sturm Graz, que perdeu a primeira partida na Áustria para o Rubin Kazan por 3 a 2 e tentará a sorte na Rússia. Na teoria, pois na prática quem tem um desafio gigantesco (e uma excelente oportunidade de fazer história) é o Wolfsberger: perderam para o Borussia Dortmund em casa por 1 a 0 e vão ao Signal Iduna Park jogar a vida contra um dos favoritíssimos ao título da competição continental.

Wolfsberger tentará um milagre no Signal Iduna Park (Foto: Reprodução/WAC)

Wolfsberger tentará um milagre no Signal Iduna Park (Foto: Reprodução/WAC)

A missão dos austríacos é recuperar os pontos perdidos nos coeficientes da UEFA, o que, consequentemente, os fizeram perder uma vaga na Champions League para Romênia. Nesta terceira eliminatória ela acabou sendo dificultada, graças ao desempenho ruim dos times da Europa League.

Dos cinco austríacos, penso que apenas dois deverão se classificar. São eles: Red Bull Salzburg (na UCL) e Rheindorf Altach (na UEL). Seguem meus palpites: Malmö 3×2 Red Bull Salzburg (RBS passa), Ajax 2×1 Rapid (Ajax passa), Guimarães 2×2 Rheindorf (SCR passa), Rubin Kazan 2×0 Sturm Graz (Kazan passa), Dortmund 3×0 Wolfsberger (BVB passa).

E você, o que acha dos duelos? Acha que alguém mais poderá surpreender e se classificar? Comente!

Comentários

Estudante de Jornalismo. Foi editor de futebol alemão e holandês na VAVEL Brasil e cofundador da VAVEL Portugal. É blogueiro do Bayern no ESPN FC (projeto da ESPN Brasil) e completamente Doente por Futebol.