Bilbao x Barcelona: velho encontro na final da Supercopa

  • por Raniery Medeiros
  • 4 Anos atrás

Disputada desde 1982, a Supercopa da Espanha reúne o campeão espanhol e o vencedor da Copa do Rei. Há, porém, os casos em que o campeão é o mesmo nas duas competições em uma mesma temporada. Nesta situação o vice-campeão da Copa do Rei disputa a Supercopa com o clube vencedor das duas competições.

Coincidentemente, neste ano de 2015 vemos a exata repetição do ocorrido em 2009 – com o Barcelona vencendo os dois torneios e o Athletic Bilbao disputando a Supercopa como vice-campeão da Copa do Rei. O Barça é o maior vencedor da Supercopa, com 11 títulos, enquanto o Bilbao corre atrás de sua segunda conquista. Este será o terceiro encontro das entidades na Supercopa. Vejamos o que aconteceu nos dois confrontos anteriores.

1983 – Barça supera o domínio basco

O domínio em La Liga era dos times bascos, com a Real Sociedad sendo bicampeã em 1981 e 1982, e o Bilbao como campeão de 1983 – viria a vencer o campeonato de 1984. O Barcelona passava por um momento de reformulação, buscando nova identidade e com Maradona como sua principal estrela.

OBS: saiba mais sobre o ótimo time do Athletic bicampeão espanhol. O Futebólogo retratou com precisão:

Times de que gostamos: Athletic Bilbao 1982 – 1984

Mesmo com o favoritismo do Bilbao, foi o Barcelona quem levantou a taça, vencendo as duas partidas. Detalhe para o duelo dos técnicos Javier Clemente (Bilbao) e César Luis Menotti (Barcelona).

Destaques do Bilbao: Zubizarreta, Urquiaga, Urtubi, Argote.

Destaques do Barcelona: Sánchez, Alexanko, Esteban, Marcos.

Ida

imagem 1

Volta

imagem 2

2009 – O implacável Barcelona de Guardiola

barcelona-2009-2010_1dbn2uvznqo6c1l551d8u172vx

Os comandados de Joaquín Caparrós bem que tentaram, mas nada puderam fazer contra o Barcelona de Pep Guardiola, que havia vencido tudo naquele ano.

Primeiro jogo

Athletic Bilbao: Irairoz; Iraola, Ocio, Ustaritz e Koikili; Orbaiz, Guerpegi, Susaeta e Gabilondo; De Marcos e F. Llorente. Téc: Joaquín Caparrós.

Barcelona: Valdés; D. Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Yaya Touré, Keita e Xavi; Henry, Pedro e Bojan. Téc: Pep Guardiola

https://www.youtube.com/watch?v=Kt184ON44Js

Segundo jogo

Barcelona: Valdés; D. Alves, Piqué, Puyol e Maxwell; Yaya Touré, keita e Xavi; Messi, Henry e Ibrahimović. Téc: Pep Guardiola

Athletic Bilbao: Irairoz; Iraola, X. Etxebarria, Ustaritz e Koikili; Orbaiz, Gurgepi, D. López e Gabilondo; J. Etxeberria e Iñigo Cerio. Téc: Joaquín Caparrós.

Nesta edição de 2015, no novo Sán Mamés, o Bilbao atropelou o Barça e colocou uma mão na taça:

Será que os catalães terão força para reverter este placar elástico e impedir a segunda conquista dos Leones?

Comentários