Alex Sandro e a chance de estar entre os melhores do mundo

  • por Levy Guimarães
  • 3 Anos atrás

Foto: Juventus.com

A transferência de Alex Sandro para a Juventus, por 26 milhões de euros, é a constatação final do crescente amadurecimento que o lateral campeão da América pelo Santos vem passando desde que saiu do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=AS0zSpj8sBw

Hoje com 24 anos, sai do Porto como um dos laterais mais regulares do futebol europeu, mantendo sempre um ótimo nível de atuação pelos Dragões e se destacando também em jogos importantes da Liga dos Campeões. Mas, para isso, foram quatro temporadas de maturação e crescimento em Portugal.



Alex Sandro chegou ao Porto logo depois de conquistar a Libertadores pelo Santos, na metade de 2011, ainda como uma aposta do então campeão português. Ainda se adaptando à Europa, fez 12 partidas na temporada em que marcou o seu primeiro gol pela equipe azul e branca, que se sagrou bicampeã nacional.

Em 2012/2013, veio a afirmação. Com a venda do então titular Álvaro Pereira, o brasileiro assumiu a titularidade na lateral esquerda para não largar mais. Ainda com 21 anos, disputou 36 partidas na temporada e foi considerado o melhor do Campeonato Português na posição, sendo peça importante na conquista do tricampeonato pelo Porto. Nas duas últimas temporadas, Alex Sandro se firmou ainda mais como o melhor lateral esquerdo a atuar em Portugal, mesmo sem ter conquistado o título português, e começou a definitivamente atrair olhares das grandes ligas europeias.

Foto: Reprodução

O espaço conquistado por Alex Sandro dentro do elenco portista foi apenas um reflexo da evolução do jogador dentro de campo. Ao longo desses anos, ganhou em personalidade. Está presente a todo momento no terreno ofensivo, chega à linha de fundo, também sabe construir jogadas chegando em diagonal. Como todo lateral instintivamente ofensivo, ainda precisa trabalhar um pouco mais os aspectos defensivos e de recomposição. Mas a Juventus e o futebol italiano parecem um lugar bem propenso para que ele se desenvolva nisso.

Na Juventus, Alex Sandro terá a concorrência de Patrick Evra e Kwadwo Asamoah. O francês, pelo que fez em 2014-2015 e pela experiência que tem, deve iniciar a temporada como titular. O brasileiro deve, então, aos poucos e naturalmente, assumir a posição. Tem qualidade para atuar em qualquer dos desenhos táticos de Allegri, sendo mais defensivo na formação de quatro defensores ou jogando quase como um meia-esquerda quando o treinador optar por três zagueiros. Fato é que a torcida, sabendo de sua qualidade e destaque no futebol português, quer ver logo Alex Sandro em ação.

Foto: Juventus.com - Alex Sandro já ficou no banco contra a Roma e deve começar a ter mais espaço

Comentários

Estudante de Jornalismo e redator no Placar UOL Esporte, belo-horizontino, apaixonado por esportes e Doente por Futebol. Chega ao ponto de assistir a jogos dos campeonatos mais diversos e até de partidas bem antigas, de décadas atrás.