Mahrez, o argelino que surpreende na EPL

Mahrez

Após uma má campanha na Premier League 2014-2015, poucos supunham que o Leicester City fosse capaz de mudar esse quadro em 2015-2016 e mostrar-se uma equipe forte e sólida. No ano pretérito, quando contava com a qualidade de Esteban Cambiasso, eleito o melhor jogador da temporada do clube, o time foi apenas o 14º colocado, ficando seis pontos acima da zona da degola.

Embora muitas vezes jogasse melhor que seus adversários, os Foxes obtiveram poucos resultados realmente bons e, ao final da temporada, sobretudo após a saída do argentino que tanto se destacou, as expectativas de sucesso eram poucas. Não obstante, a quarta posição na tabela da atual edição da competição revela uma realidade diferente, muito em função do desempenho individual de Riyad Mahrez.

Aos 24 anos, o versátil meia-atacante – que pode atuar por qualquer dos flancos ou pela faixa ofensiva central – tem feito chover neste início de temporada. Nas seis partidas que o Leicester disputou até o momento na Premier League, o argelino estufou as redes cinco vezes e deu três assistências. A única partida em que não contribuiu diretamente para o resultado foi contra o Bournemouth, no empate por 1×1.

Foto: lcfc.com

Foto: lcfc.com

“Ele pode melhorar o senso de quando é importante pegar a bola, quando é importante passá-la, quando é importante fazer um ou dois toques e quando é importante manter a posse ou ficar e defender muito bem. É normal que agora que todos o conhecem melhor ele comece a ser um homem marcado. Mas, eu penso que ele é um jogador muito inteligente e que pode ultrapassar essas dificuldades, disse seu treinador, Claudio Ranieri, ao Daily Mail.

Profissionalizado no modestíssimo Quimper FC e com passagem pelo também pequeno Le Havre, ambos da França, o insinuante jogador vive um momento mais do que surpreendente, sobretudo se o compararmos com o vivido em 2014-2015. Com apenas seis jogos disputados, o jogador já marcou mais vezes e criou o mesmo número de assistências do ano passado inteiro. A prova maior de que o desempenho do atleta, que atua normalmente pelo lado direito do ataque – por ser canhoto –, é fantástico são as últimas especulações ventiladas na imprensa britânica, que tem apontado clubes como Barcelona e Arsenal como possíveis destinos.

Foto: lcfc.com

Foto: lcfc.com

Sua grande velocidade, que rendeu-lhe o apelido de Road Runner (corredor de rua) dado por Ranieri, e facilidade no drible têm sido fundamentais para o sucesso do Leicester, que vê o atleta ser rotulado por muitos como a grande barganha da EPL. Isso se deve ao mínimo (considerando os padrões futebolísticos) montante dispendido pelos Foxes em sua contratação: £ 350 mil.

“Não sei se estou em minha melhor forma. Eu tento dar o máximo pelo time. O início de temporada tem sido bem-sucedido para meu time. Tenho que continuar seguindo assim”, disse o argelino em entrevista ao periódico Mirror.

O site de estatísticas Squawka elegeu Mahrez o melhor em campo em quatro das seis partidas disputadas pelo Leicester. Isso se justifica facilmente com uma análise rasa de seus números, o que inclui, ainda, o fato de o jogador ser também o artilheiro da competição até o momento, ao lado de Callum Wilson, do Bournemouth. Para mais, o argelino criou outras 12 ocasiões de gol e é também o oitavo jogador que mais finalizou na Premier League.

Foto: lcfc.com

Foto: lcfc.com

Desde que chegou ao Leicester, na janela europeia de inverno da temporada 2013-2014, o jogador dá mostras de talento, mas também de certa indolência e inconsistência. É extremamente improvável que o atleta consiga manter esse desempenho durante a competição, até mesmo porque, como disse seu treinador, ele deverá ser melhor observado por seus adversários a partir de agora. Entretanto, não restam dúvidas de que seu desempenho tem sido brilhante.

https://www.youtube.com/watch?v=3W-QT22u1uk

Se o Leicester surpreende, o que dizer do jogador que custou £ 350 mil e na última temporada marcou apenas quatro gols? É incontestável a forma de Mahrez, que tem sido vital para o sucesso do Leicester e é um dos jogadores que mais se destacam no início da Premier League, ao lado de figuras como a do ganês André Ayew, do Swansea. Assim, o verdadeiro desafio começa agora, com o jogador devendo ser melhor vigiado pelos adversários.

Mahrez tem futebol para vestir as camisas de Barcelona e Arsenal? Pode ser que sim. Todavia, a provável resposta para essa pergunta deverá nascer da próxima sequência de jogos do Leicester, que tem no argelino seu grande destaque. Seu ótimo desempenho acompanha a obrigação de seguir evoluindo. A despeito disso, Mahrez é a peça que tem causado o positivo desequilíbrio nos Foxes, colocando-os em ótima posição no campeonato – ainda invictos.

https://youtu.be/aGzNCN6yUG0

Comentários

Advogado graduado pela PUC Minas, mestrando em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho) e Jornalismo Esportivo (MARCA), 26 anos. Amante do futebol inglês, mas que aprecia o esférico rolado qualquer terra. Tem no atacante Marques e no argentino Pablo Aimar referências; e não põe em dúvida quem foi o melhor jogador que viu jogar: o lúdico Ronaldinho Gaúcho, na temporada 2004/05. Também n'O Futebólogo e na Revista Relvado.