EURO: Holanda sucumbe à maldição do terceiro lugar em Copas

sneijder-euro-maldicao

Parecia fácil para a Holanda, terceira colocada no último mundial, classificar-se para a próxima Eurocopa. Afinal, com a expansão para 24 nações, ser pelo menos terceiro (que classifica à repescagem) em um grupo de 6 equipes em que apenas quatro jogam um futebol razoável pode ser considerado uma barbada.

Porém, no futebol, existem algumas coincidências que parecem maldições, e uma dessas maldições será anunciada agora.
“Se você for terceiro colocado em uma Copa do Mundo, você nunca conseguirá se classificar para a Eurocopa seguinte, salvo se você for a Alemanha.”

Há apenas uma exceção a essa regra, e logo na primeira edição. Sede da Eurocopa de 1960, a França, terceira colocada no Mundial de 1958, teve que disputar as Eliminatórias, que não contou com Alemanha, Itália, Inglaterra e Holanda, dentre outros, derrotando Grécia e Áustria. Acabou segurando a lanterna na Euro, talvez um prenúncio do que viria a seguir.

Nas 14 Eliminatórias de Euro seguintes, um país europeu tinha sido terceiro colocado na Copa anterior em 12 oportunidades. Salvo as 3 vezes em que a Alemanha se classificou, em nenhuma das outras vezes a seleção que havia ido ao pódio na Copa foi à Euro seguinte, mesmo sendo, em diversas vezes, a favorita do seu grupo.

Seguem todos os casos:

Portugal/1968
Portugal, que encantara o mundo em 1966, foi eliminada pela Bulgária, ainda na primeira fase das Eliminatórias para a Euro de 1968, em que quatro países se classificariam.

Polônia /1976
A Polônia ficou em segundo no grupo 5, eliminada pela Holanda, que se classificaria à fase principal da competição.

Polônia /1984
O time de Boniek foi eliminado por Portugal, encerrando seu grupo em terceiro lugar, atrás ainda da URSS.

França/1988
Com um time alternativo, a França venceu apenas a Islândia, terminando o grupo 3 atrás de URSS e Alemanha Oriental.

Itália/1992
Em um grupo com URSS, Noruega, Hungria e Chipre, a equipe de Arrigo Sacchi terminou atrás dos soviéticos.

Suécia/1996
 Cabeça de chave número 1, a equipe terminou com apenas 9 pontos, atrás de Suíça (17) e Turquia (15), que se classificaram.

Croácia/2000
Em um grupo bastante disputado, os croatas (17 pontos) perderam a vaga ao empatar com os iugoslavos (19) na última rodada. A Irlanda (18) foi à repescagem.

Turquia/2004
Para quebrar a maldição, bastava à Hungria vencer a última partida do grupo, contra a líder Inglaterra, em Istanbul. O empate sem gols levou à equipe à repescagem, na qual conseguiu ser eliminada pela Letônia.

Holanda/2016
 Em um grupo no qual duas seleções se classificariam automaticamente e outra iria para a respescagem, a Holanda terminou atrás de República Tcheca, Islândia e Turquia.

Mais

– A Alemanha conseguiu a classificação, com relativa facilidade, para as Euros de 1972, 2008 e 2012.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.