Imigrantes da Bola 009 | Os separatistas catalães e bascos

  • por Felipe Simonetti
  • 4 Anos atrás

900px

Barcelona, Espanyol, Athletic Bilbao e Real Sociedad, o que esses clubes tem em comum? Em um primeiro momento alguns poderão dizer que nada (ou que apenas jogam no mesmo campeonato) mas a relação entre eles transpõe inclusive as quatro linhas do futebol. Estas quatro equipes fazem parte de movimentos separatistas que reivindicam mais liberdade ou até mesmo a independência da região do País Basco e da Catalunha.

Futebol e geopolítica tem uma incrível relação que faz até quem não gosta de assisitir aos jogadores mais tradicionais se interessar por certos temas. Partindo dessa premissa, que deu inclusive origem ao Imigrantes da Bola, Felipe Simonetti, Wladmir Dias e João Balbi na edição 009 conversaram sobre os movimentos separatistas na Espanha. Não perca esse programa regado ao cantor catalão Macaco nas vinhetas de transição. Dê o play e não esqueça do seu comentário.

PS: a partir desta edição teremos programa todas as QUINTAS-FEIRAS e não às terças.


Download | Itunes | Feed | Facebook

 

[01min42 Pauta]

[31min24 Fora das 4 Linhas]

Conteúdos Citados

Foto: Localização do País Basco e da Catalunha

Texto: O Mundo e a Bola: A Grande Albânia

Texto: O Mundo e a Bola: O Nacionalismo Basco

Texto: O Mundo e a Bola: Irlanda X Inglaterra

Foto: As duas braçadeiras do Barcelona

Revista: Leia Corner (A gente jura que não é um jabá, mas se a Corner quiser… estamos aí!)

Podcast: Tira a Zaga

Livro: Gigantes do Futebol Brasileiro (João Máximo e Marcos de Castro)

Filme: Les Arbitres

Emails, sugestões, críticas, pedidos, reclamações e tudo que houver de melhor (e quem sabe de pior), pode enviar para [email protected] ou deixar um comentário via SoundCloud ou logo abaixo no post que ele será amistosamente lido na próxima edição.

Esse programa foi patrocinado pela Jobtonic que gostaria de dar um recado para os ouvintes:

Áreas de atuação no futebol

Se você também curte o bom e velho futebol, conheça as carreiras mais associadas ao esporte e que seriam o sonho de qualquer amante do futebol.

Futebol é uma verdadeira febre nacional. Emociona, alegra, arrepia. Não são poucos os seguidores fiéis do esporte e, entre esses seguidores, existe uma boa porcentagem que adoraria trabalhar com algo que lhes permitissem um contato mais aproximado com o esporte, mas que não possui a menor vontade nem habilidade de calçar as chuteiras e ser um jogador profissional. Conheça agora as áreas de atuação que estão por trás dos campos. Uma delas pode estar ao seu alcance!

  1. Educação Física

Essa sempre é a primeira opção que vem à cabeça de qualquer apaixonado por esportes. O educador físico planeja, organiza e executa as atividade físicas do jogador, tanto de crianças, quanto de adultos ou idosos. Após a graduação, o profissional pode então optar pela especialização em futebol. Foi exatamente isso que fez um dos maiores técnicos da seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari.

  1. Rádio e TV

Dentro da área de comunicação, também existe uma gama de possibilidades para quem quer ficar pertinho do futebol. O profissional que se forma em Rádio e TV conhece o funcionamento do universo radiofônico e televisivo e é responsável pela criação e edição de programas dessas redes de comunicação. Através da graduação é possível seguir carreira como locutor ou comentarista esportivo.

  1. Fisioterapia

O fisioterapeuta é peça fundamental nas equipes de futebol. Ele é responsável pela prevenção e tratamento de doenças e lesões às quais os atletas são diariamente submetidos, seja durante seus treinos e partidas oficiais.

  1. Jornalismo e Fotojornalismo

Sendo um campo vasto que também permite diferentes formas de atuação, o profissional formado em Jornalismo pode direcionar sua carreira para o jornalismo esportivo e, assim, realizar a cobertura de eventos esportivos, campeonatos brasileiros e até megaeventos como a Copa do Mundo, em 2014. Além disso, o jornalista também pode trabalhar em grandes jornais e revistas esportivas. Na mesma linha, o fotojornalista esportivo será o responsável pelas belas imagens que ficam gravadas na memória dos amantes do futebol, capturando imagens dos maiores campeonatos e transmitindo a emoção dos campos para a casa do público.

Ficou interessado em ingressar nessa área? Além das áreas citadas acima, existe também a possibilidade de trabalhar em contato com o futebol através da formação em áreas como: Relações Públicas, Estatística, Publicidade e Marketing, Psicologia, Medicina, entre outras. Se você também é amante do futebol, o importante é saber direcionar sua formação e carreira de forma a fazer com o que o futebol faça parte do seu dia a dia, realizando-se profissionalmente e estando em contato com a área.

Quer encontrar um emprego pertinho dos campos? Corre no Jobtonic.com.br e confira nossos mais de 305.572 anúncios em São Paulo e em todo o Brasil!

 

Comentários

Capixaba que se mudou para BH e passou a dividir sua paixão principal pelo São Paulo com o Atlético Mineiro, ama acima de tudo, o futebol. Graduando em Relações Econômicas Internacional pela UFMG, podcaster do Imigrantes da Bola e doente por futebol, esse sou eu.