O eterno contestado e competente Mano Menezes

  • por Larissa
  • 4 Anos atrás
O sorridente Mano Menezes | Foto: Cruzeiro EC

O sorridente Mano Menezes | Foto: Cruzeiro EC

Você já deve ter criticado Mano Menezes pelo menos uma vez na sua vida. A cultura do futebol brasileiro também ajuda nisso, já que geralmente os treinadores são considerados os grandes culpados dos fracassos que acontecem ao longo da temporada. Mesmo assim, parece que com o Mano é algo mais direto, como se encontrar defeitos em seus trabalhos fosse necessário e ao mesmo tempo clichê. O próprio cessa as críticas com mais um projeto consistente, agora à frente do Cruzeiro.

Óbvio que as lembranças negativas em relação a quando comandava o Flamengo ou até mesmo a seleção brasileira sempre aparecerão, principalmente pelo número de jogadores convocados por ele, que acabaram não rendendo. Mas, além destas, aparecem as críticas à sua personalidade fechada, seu jeito “sargento” de ser, como o zagueiro Paulo André certa vez destacou. Bem, Mano não pode ser mais visto como um vilão no futebol.

Seu momento com o time celeste deixa isso evidente. Desde que assumiu o cargo, buscou conhecer cada peça que tinha dentro de seu elenco e, dessa forma, deu padrão tático à equipe. Um Cruzeiro mais organizado e equilibrado é o que se vê em campo, bastante diferente do que era nas mãos de Luxemburgo. Para completar, a evolução coletiva do time como um todo fez com que o individual também se destacasse, como é o caso do volante Williams e do atacante Willian, peças fundamentais atualmente. Consequências? Saída da “zona da confusão” e proximidade com o G4.

Não é o seu primeiro trabalho que se imaginam frutos nas próximas temporadas. No Corinthians foi assim após a queda, também foi desta forma quando o elenco corintiano parecia acomodado em sua segunda passagem. Apesar dos pesares, plantou sementes por onde passou. Sempre deixou claro que, com tempo, o time se encaixa, que imediatismo não deve ser o lema. Por isso, o promissor Cruzeiro de hoje promete muito mais para 2016.

Porque Mano também é conhecido por saber montar a base de um time campeão, além de ter um olhar clínico na hora de contratar e reformular o plantel. O time celeste precisava disto e agora tem. Também precisava de ordem no ambiente, o que já parece solucionado, e da torcida mais perto. O azul predominante no Mineirão nos últimos jogos diz tudo. A melhora já diz tudo. Seja você mano(a) do Mano ou não, o campo reforça que, mesmo eternamente contestado, hoje ele é um dos melhores do Brasil.

Comentários