Prazer, Maccabi

  • por Doentes por Futebol
  • 6 Anos atrás
(por Daniel Schvartz)

Moadon Kaduregel Maccabi Tel Aviv, ou simplesmente, Maccabi Tel Aviv.

MTA__1340119317_First_Years-831x460

Criado em 1906, quando o estado de Israel ainda nem era reconhecido, foi inicialmente chamado de HaRishon Le Tzion-Yaffo. Em 1909, com o estabelecimento da cidade de Tel Aviv, passou a ser chamado de Maccabi Tel Aviv. O nome atual é uma homenagem ao grupo de resistência formado por judeus (os Macabeus), há dois mil anos, durante o domínio grego. Na ocasião, os “guerrilheiros” reconquistaram parte das Terras de Israel e reimpuseram a religião judaica.

maccabi-tel-aviv-football-club-Logo

No escudo, uma Estrela de David representa o povo judeu. Hoje, o Maccabi é o mais antigo e mais vitorioso clube de futebol de Israel. Coleciona 22 Copas de Israel, 23 Campeonatos Israelense e 4 Copas Toto, além de nunca ter sido rebaixado.

Mas, o que chamou a atenção neste início de temporada foi a classificação à fase de grupos da maior competição europeia de clubes de futebol: a Liga dos Campeões da Europa. Depois de dois empates emocionantes (2×2 e 1×1) contra o Basel, da Suíça, o time israelense conseguiu a tão sonhada vaga e repetiu o feito da temporada 2004/05, quando havia se classificado para a Liga pela primeira vez.

Capture

No sorteio, o Maccabi caiu no grupo G, junto com Chelsea, Porto e Dínamo de Kiev. Daniel Amital, morador de Tel Aviv e torcedor do Maccabi, acredita que raça não vai faltar ao 104º no ranking da UEFA:

“Nós, torcedores, sabemos que não é fácil enfrentar Chelsea, Porto e Dínamo. Mas, acredito que o Maccabi vai lutar e deixar a alma em campo para representar bem o seu nome e sua torcida”.

Vontade realmente não deve faltar. Inclusive, já foi mostrado no primeiro jogo contra o Basel, na Suíça, quando o time esteve atrás do placar e conseguiu o empate nos acréscimos da segunda etapa.

https://youtu.be/Fw0Do9z9lps?t=5s

Mesmo com um início ruim (É o lanterna do grupo, com três derrotas), Daniel garante que o Maccabi sempre terá o apoio da torcida.

“Tenho esperança e acredito que o Maccabi possa surpreender. Mas todos já estão orgulhosos, só pelo Maccabi já estar na Liga dos Campeões”.

;

O cara do time:

1-823x460

Altura: 1,80m
Nascimento: 25/07/1987 (28 anos)
Nacionalidade: Israelense

O craque do time e queridinho da torcida é Eran Zahavi. Capitão do time, foi ele quem marcou os três gols nos jogos contra o Basel.

https://www.youtube.com/watch?v=MI7_pKHuGaA

Zahavi é meio-campo do Maccabi e da Seleção Israelense. Vestindo a camisa 7, o jogador vem se destacando e chamando a atenção de clubes europeus, como Tottenham e Borussia Dortmund. O craque do time vai marcando seu nome na história do clube, com seus gols. No jogo contra o Porto (04/11/2015), Zahavi marcou o primeiro gol do Maccabi numa participação em fase de grupos da Champions League:

;

Casa:

bloom

O Maccabi Tel Aviv usualmente manda seus jogos no estádio Bloomfield, na própria cidade de Tel Aviv. Porém, por ter em seu estádio apenas capacidade para, aproximadamente, 14.500 pessoas, o time se vê obrigado a jogar competições da UEFA no estádio Ramat Gan, na mesma cidade e que abriga aproximadamente 42 mil espectadores. Este é o mesmo estádio que a Seleção Israelense comanda seus jogos.

ramat

Resultados vão muito além das 04 linhas:

À altura em que esta matéria é publicada, o Maccabi encontra-se no último lugar do grupo G, sem ter conseguido marcar pontos frente a seus adversários. Mas isso pouco importa para a apaixonada torcida do clube que, pouco a pouco, vai crescendo e tentando se habituar a disputar jogos nos grandes palcos do cenário europeu. O clube da Estrela de Davi certamente não desistirá e sua torcida estará lá em todas as partidas para apoiá-lo.

torcida

Fonte de pesquisa: Site Oficial do MaccabiTelAviv
Comentários