17 times já estiveram na elite. Quem consegue o acesso na Série B?

  • por Osmar Júnior
  • 5 Anos atrás

Das 20 equipes que disputarão a Série B na temporada de 2016, apenas três ainda não tiveram o prazer de participar da principal divisão do futebol brasileiro em suas histórias. Equipes tradicionais, como Vasco da Gama, Bahia e Ceará, são reconhecidas por suas grandiosas torcidas e suas últimas campanhas na elite são facilmente relembradas na primeira divisão. Mas você sabia que o caçula Brasil de Pelotas também esteve entre os principais clubes do país?

O Vasco disputará a Série B pela terceira vez (2009, 2014 e 2016). Com uma história repleta de sucesso e conquistas no século passado, o gigante da Colina é novamente o principal candidato a uma das quatro vagas ao acesso. Dentre os recém promovidos da Série C do ano passado, estão Brasil de Pelotas, Londrina, Tupi e Vila Nova. A equipe mineira é uma daquelas que jamais tiveram a honra de participar da elite. Londrina e Vila Nova lá estiveram na longínqua década de 1980. E o destaque fica paro clube gaúcho que, em 1985, conseguiu terminar a sua participação na Série A em um histórico terceiro lugar, atrás apenas do campeão Coritiba, e do vice Bangu.

Participantes constantes na principal divisão, como Bahia, Goiás, Náutico e Paraná, também aparecem como fortes candidatos a terminarem no G4 da Série B de 2016.

Foto: Galeria dos Campeões | Caçula Brasil de Pelotas em sua campanha histórica em 1985

Foto: Galeria dos Campeões | O caçula Brasil de Pelotas em sua campanha histórica em 1985

Confira abaixo quando cada uma das equipes da Série B esteve pela última vez na principal divisão do Campeonato Brasileiro:

2015 – Avaí, Goiás, Joinville e Vasco
2014 – Bahia e Criciúma
2013 – Náutico
2012 – Atlético/GO
2011 – Ceará
2007 – Paraná
2005 – Paysandu
1998 – Bragantino
1986 – Sampaio Corrêa
1985 – Brasil de Pelotas e Vila Nova
1984 – CRB
1982 – Londrina
Nunca disputaram a elite: Luverdense, Oeste e Tupi
* Fonte: Futpédia

Quais são as quatro equipes com mais chances de disputar a Série A em 2017? Opine nos comentários!

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.