DPF recomenda: Guardiola Confidencial

  • por Lucas Sousa
  • 4 Anos atrás

DPF-RECOMENDA-DESTACADA-2016

“Escreva o que quiser e critique o que quiser, mas durante a temporada não conte lá fora o que vê aqui dentro”. Essa foi a única exigência feita por Pep Guardiola, recém chegado ao Bayern de Munique, a Martí Pernarnau, autor de “Guardiola Confidencial”. Perarnau esperava alguns privilégios, como conversas exclusivas e acesso a sessões de treinamento, mas recebeu uma oportunidade irrecusável: vivenciar de dentro o primeiro ano de Pep na Alemanha. O jornalista, gestor e ex-atleta olímpico, prontamente aceitou as condições.

Durante um ano, Martí Perarnau viveu o Bayern. Como se fosse um jogador ou membro da comissão técnica, esteve presente nas viagens, nos vestiários, nos treinamentos e nas reuniões da equipe. Conversou com atletas, funcionários, membros da diretoria, auxiliares técnicos e, claro, com o próprio Guardiola sobre os mais diversos aspectos do jogo. O livro nos fala sobre gestão de clube, montagem de elenco, princípios técnicos e táticos, métodos de trabalho. Fala sobre futebol, em seus mais diversos setores. Isso tudo pelo viés de um dos maiores treinadores da história do futebol, provavelmente o maior do século XXI0dcyp98__10172_zoom

Se você não gosta de Pep Guardiola, certamente repensará sua posição após a leitura de Guardiola Confidencial. Se você, assim como este que escreve, já admira o catalão e tudo que ele fez na sua curta carreira como treinador, prepare-se para se encantar mais ainda como uma dos maiores gênios do futebol. Isso porque os escritos de Perarnau nos mostram de perto quem é o verdadeiro Pep, o que ele pensa e quem ele é. O tão falado tiki-taka, por exemplo, é explicitamente desmontado pelo treinador em algumas passagens, que garante odiar a terminologia e esse tipo de futebol. Também é apaixonante a forma como Pep Guardiola busca alternativas e procura soluções para seus problemas, atitudes devidamente descritas por Pernanau ao longo do livro.

Guardiola Confidencial ainda deixa seu personagem principal um pouco de lado para abordar o Bayern de Munique. São trechos extremamente interessantes para compreender os motivos de algumas decisões e como o clube funciona. Karl-Heinz Rummenigge, Matthias Sammer e Uli Hoeness, membros da direção bávara, aparecem com frequência para emitirem opiniões e em conversas com (e sobre) Pep.

Esse período em Munique rendeu pouco mais de 400 páginas, e você, sem dúvidas, lamentará quando terminar de ler a última. Um grande acerto da editora Grande Área, que trouxe o livro para o Brasil como sua primeira publicação e promete mais títulos de sucesso. Guardiola Confidencial é um livro imprescindível, para ler várias vezes e sempre consultar algumas passagens. É uma obra feita sob medida para pessoas que amam futebol, como eu, você e Pep Guardiola.

O DpF recomenda!

SELO-DPF-RECOMENDA

Comentários

Mineiro e estudante de jornalismo. Admira (quase) tudo que cerca o futebol inglês, não esconde seu apreço por times que jogam no contra-ataque (sim, sou fã do Mourinho) e acha que futebol se discute sim. Também considera que a melhor invenção do homem já ultrapassou os limites do esporte.