Marko Grujić, o gigante habilidoso

  • por Doentes por Futebol
  • 5 Anos atrás
(Por Giovani Dalla Valle)

A análise de hoje é sobre Marko Grujić, meio campo Sérvio nascido em 1996, jogador do Estrela Vermelha e mais recente contratado pelo Liverpool. Trata-se de um jovem com muito talento, seguindo a linha de formação de jogadores da península balcânica.

OLHO NELE GRUJIC

Grujić é formado nas categorias de base do Estrela Vermelha, foi capitão de todas as equipes de desenvolvimento do clube e estreou profissionalmente em 2013 durante a SuperLiga da Sérvia, quando recém tinha completado 17 anos.

O sérvio é destro e atua na 2ª linha do time em esquemas 4-4-2 ou 4-2-3-1 como um meio campista central.

campo

Pode também atuar na 3ª linha em esquemas 4-1-4-1, ocupando uma das posições centrais.

posicionamento

Trata-se de um jogador que se movimenta entre as linhas sem a bola, alternando de posição com os homens mais avançados, criando condições de recebê-la em posição próxima ao 3º terço do campo. Não é um jogador que fornece amplitude ao time, tendo como preferência a centralização das jogadas, porém em determinadas situações consegue executar tarefas rente à linha lateral.

Quando é o portador da bola, demonstra ser extremamente técnico e inteligente, sabendo distribuir o jogo de forma qualificada no 2º terço do campo e apresentando 90% de acertos em passes curtos. Grujić, no alto de seus 1,91m consegue ter bastante agilidade e velocidade com a bola, participando de forma importante na construção das jogadas ofensivas através de passes em profundidades de média e longa distância, tendo 61% de acertos nesse tipo de jogada.

Marko Grujić, não é um meio campista de características defensivas, mas mesmo atuando junto à apenas um jogador de marcação, não compromete o sistema defensivo do time. Sabe se posicionar com muita inteligência, usando sua velocidade e estrutura física para a recuperação de bola. Quando atua na 2ª linha do time, ao lado de outro volante, tem mais tarefas de organização e de transição do que de marcação, fato que se acentua quando atua na 3ª linha do time em esquemas 4-1-4-1

GRUJIC MAPA

É um jogador que tem excelente 1º toque, tem facilidade na condução de bola, apesar de preferir avançar no terreno através de passes e sabe jogar em espaço reduzido, utilizando o drible curto e a proteção de bola, o que facilita a movimentação pela região central do campo.

É um dos jogadores jovens que demonstram mais confiança e tranquilidade em campo no futebol europeu, realizando todas as ações com bastante inteligência e em hora oportuna, apresentando poucos erros na tomada de decisão.

https://www.youtube.com/watch?v=s7vr05aE1Xc

Não é um jogador que possui presença de área, porém chega ao 3º terço com facilidade, costumando criar confusão na defesa adversária ao alternar de posição e se inserir na 3º linha do time para auxiliar a construção ofensiva e buscar a infiltração na área, porém normalmente se limita a região da meia lua adversária., Grujić é um jogador que tem bom chute de média distância, apresentando um aproveitamento de 40% de acertos em gol nesse quesito.

terceira linha

Marko Grujić precisou de apenas 37 partidas, totalizando 2835 minutos e 7 gols como profissional pelo Estrela Vermelha e pelo Kolubara (aonde jogou emprestado por 3 meses em 2014) para ser contratado pelo Liverpool por 5 milhões de Euros, a pedido de Jürgen Klopp.

KLOPP E GRUJIC

“Estou muito satisfeito por trazê-lo por que Marko é um grande talento e já o vi jogar por várias vezes. Quando cheguei ao clube, nossos olheiros me mostraram partidas de um jogador muito habilidoso do Estrela Vermelha. Se tivesse que descrevê-lo, diria que é um rapaz alto porém, rápido e bom nos gestos técnicos ao tratar a bola. Ele é bom passador e sabe driblar.”

Sua participação nos profissionais é recente, porém Marko já era observado há muito tempo pelos clubes grandes da Europa, já que era figura carimbada nas Seleções de base da Sérvia, disputando o Campeonato Europeu Sub-17 em 2013, os Campeonatos Europeus Sub-19 em 2014 e 2015, além de ter participado do Mundial Sub-20 nesse ano, em que a Sérvia sagrou-se Campeã.

O jovem sérvio terá mais 06 meses antes de se mudar para o Liverpool, seu contrato está em vigor mas os Reds o emprestaram ao Estrela Vermelha até o final dessa temporada. Grujić é um jogador de extremo potencial, apresentando ferramentas que podem vir a inseri-lo no hall dos melhores e mais completos meio campistas da Europa. É raro ver um jogador que consegue transitar entre o 2º e o 3º terço do campo com tamanha inteligência e refino técnico.

Olho Nele!

Giovani Dalla Valle é Consultor em Controladoria e Gestão do Futebol e também escreve para o Futebol Planejado.

Comentários