Olho Nele: o explosivo Breel Embolo

  • por Doentes por Futebol
  • 5 Anos atrás
(Por Giovani Dalla Valle)

A análise de hoje é sobre Breel Embolo, atacante nascido em 1997 no Camarões, jogador do Basel e da Seleção Suíça. Trata-se de um dos jogadores jovens mais observados no futebol europeu, seguindo a tradição do continente africano de produzir bons nomes para o mercado da comunidade europeia.

OLHO NELE EMBOLO

Breel Embolo chegou à Suíça em 2006, vindo com seus pais provenientes de Camarões, em busca de condições melhores de vida. Rapidamente começou a atuar nas categorias de base dos times da Basileia, entre eles o Nordstern e o Old Boys, antes de ingressar nos times de competição do FC Basel em 2010 com 13 anos.

O atacante foi figura carimbada nas convocações das Seleções de base da Suíça, tendo passagens pela Sub-16, Sub-20 e Sub-21. Estreou profissionalmente pelo Basel em março de 2014, após ter bom desempenho na Liga dos Campeões Sub-19 em 2013.

Embolo é um jogador que atua na penúltima linha do time em esquemas 4-2-3-1, 4-1-4-1, entre outros. Também atua na última linha do time, aberto pelos lados  em esquemas com 3 homens na frente, podendo inclusive atuar centralizado como homem mais próximo da área adversária nesse ou em outros modelos de esquema.

embolo

Trata-se de um jogador que se movimenta muito horizontalmente sem a bola no último terço do campo, flutuando entre a 1ª e a 2ª linha do time adversário. No 2º terço proporciona muita amplitude ao time, jogando rente à linha lateral e buscando a centralização das ações quando recebe a bola.

É extremamente participativo na recomposição defensiva, acompanhando o adversário pelo lado do campo, por vezes até o último terço do gramado. Quando está perto do tomador da bola, é bastante acionado para iniciar a transição ofensiva, geralmente com passes curtos ou acelerando para buscar espaço entre a 2º linha do time adversário.

EMBOLO MAPA

Quando recebe a bola pelo lado do campo, busca o movimento horizontal ou vertical, procurando girar rapidamente em cima do marcador e conduzir a bola em velocidade após o enfrentamento 1×1.

É um jogador que costuma chegar com facilidade ao fundo do campo, porém não é efetivo nos cruzamentos, apresentando 36% de precisão nesse quesito. Sua movimentação no último terço é constante e causa dificuldades ao adversário, porém ainda é muito concentrada no excesso de condução de bola e nas incessantes tentativas de dribles, em que apresenta apenas 60% de sucesso.

Embolo não utiliza apenas o fundo do campo para tentar ganhar terreno, sendo também bastante participativo na centralização das ações, buscando o passe curto e o avanço em velocidade com a bola. É comum vermos o atacante recuar ao 2º terço e participar da construção ofensiva pelo lado ou pelo centro, buscando aumentar o seu campo de atuação, já que normalmente enfrenta problemas quando o espaço é reduzido.

EMBOLO RENDER

Ao limitarem seu espaço, Embolo se torna um pouco previsível tentando sempre o drible para o seu lado direito e centralizando o movimento. Em contrapartida, é extremamente ágil ao receber a bola de costas para o adversário, protege-la, girando rapidamente para buscar a aceleração.

Tem um bom 1º toque e controle de bola, porém se precipita com frequência na tomada de decisão, principalmente no momento do penúltimo e antepenúltimo toque. É um atacante que possui bom passe curto, apresentando 81% de acertos, porém não possui uma visão de profundidade acima da média que permita ser um bom armador de jogadas.

Por ter boa estrutura física e altura (1,85 m e 84 kg), consegue ser combativo em jogadas que exigem força, além de conseguir ter uma boa presença na área adversária e bola aérea. Sua movimentação quando está sem a bola no último terço do campo é sempre em direção a área para estar apto a finalizar.

Não é um jogador que possui remate excelente, tendo bastante gols marcados devido a sua explosão e posicionamento, transformando 23% das finalizações em gols. Sua perna preferencial é a direita, porém não se omite em tentar finalizar com a esquerda em diversas situações.

Breel Embolo já atuou em 86 partidas como profissional pelo Basel, totalizando 5429 minutos em campo e 26 gols marcados, média de 1 gol a cada 206 minutos. Desses 26 gols, apenas 09 foram decisivos, ou seja, gols que deram a igualdade ou a vantagem no placar.

https://www.youtube.com/watch?v=JpFP4YZTXSQ

Embolo estreou profissionalmente pela equipe do Basel aos 17 anos e conseguiu o feito de marcar seu primeiro tento com apenas 04 minutos em campo (vide acima). Outro dado digno de nota é que ele é o sexto mais jovem (17 anos e 263 dias) da história da Champions League a marcar um gol na competição:

Pela seleção Suíça atuou por 264 minutos e marcou 1 gol, em partida contra San Marino pelas Eliminatórias da Eurocopa 2016.

Quando ainda era comandado por Paulo Sousa, na temporada 14/15, o jovem atacante foi eleito o estreante do ano pelo campeonato suíço.

CJ-arK_WUAAyD54

Sobre o jovem em franca evolução, confira alguns depoimentos de profissionais que o conhecem bem de perto:

“Penso que ele é um sensação – jogando assim com apenas 17 anos. Gosto dele como pessoa e como jogador. Ele é bastante “pé no chão”. Ouve conselhos de bom grado e é humilde.” (Fabian Frei, ex-meio-campista do Basel)

“Amo todos os aspectos do jogo dele.” (Paulo Sousa, treinador que lançou Embolo nos profissionais)

https://www.youtube.com/watch?v=IarKK_ViDZA

De fato, é um jogador de muito potencial, apresentando muitas ferramentas que podem vir a coloca-lo junto aos mais importantes atacantes do cenário mundial. Se tratando de um jogador de 18 anos, é possível acreditar que consiga potencializar ainda mais a sua força, velocidade e entendimento tático e minimizar as situações em que conduz a bola em excesso e tenta driblar o adversário inoportunamente.

Embolo é muito jovem, talentoso, forte e muito determinado em campo: combinação de respeito que, se bem trabalhada, pode se traduzir num atacante de alto nível no futuro. A tendência é que ele siga se desenvolvendo numa liga mais competitiva no futuro e vamos seguir acompanhando seu desenrolar.

Olho Nele!

Giovani Dalla Valle é Consultor em Controladoria e Gestão do Futebol e também escreve para o Futebol Planejado.

Comentários