Jogadores subestimados na Série A italiana

  • por Bruno dos Santos
  • 4 Anos atrás

Em seus tempos de glória, o futebol italiano possuía as maiores estrelas do futebol mundial em campo. Jogar em equipes como Juventus, Inter de Milão e Milan era o sonho de incontáveis jogadores. Outros clubes como Lazio, Parma e Roma ostentaram esquadrões históricos.

Porém, os tempos mudaram e a Séria A italiana está longe do auge. A queda financeira e técnica dos gigantes de Milão contribuíram, e muito, para a má fase do futebol italiano.

Apesar do êxodo das estrelas do futebol mundial e o consequente declínio do campeonato italiano, este ainda possui jogadores técnicos que se destacam em atributos como passe, desarme e drible. Embora seja forçoso reconhecer que, Juventus à parte, os melhores jogadores do mundo não disputam a Série A e os jogadores atualmente em solo italiano, em média, não devem nada tecnicamente para os futebolistas de outras ligas. A diferença é que a superexposição da Premier League, por exemplo, facilita que jogadores de nível mediano ou bom sejam superestimados no futebol inglês, enquanto que a queda de popularidade da Série A permite que jogadores do mesmo nível na Velha Bota sejam subestimados.

Abaixo, seguem alguns jogadores que atuam no futebol italiano e que, embora até conhecidos, não têm o destaque que merecem. Eles resolveriam alguns problemas enfrentados por potências europeias, especialmente na Premier League, e devem ser acompanhados de perto pelos fãs de futebol.

::::::::::::::

Franco Vázquez :: Palermo

sbsvazquez
O meia argentino naturalizado italiano demorou para se firmar no Palermo: destacou-se de verdade na temporada 2014/2015, quando anotou 10 gols e distribuiu 10 assistências na temporada. Surpreende que nenhum clube tenha tentado tirá-lo do Palermo até agora. Vázquez é um jogador muito técnico, com grande capacidade de drible e passes decisivos que, combinados com uma excelente visão de jogo, fazem com que ele seja uma das grandes forças criativas em terras italianas. O meia vem fazendo boa temporada até agora, contabilizando três gols e seis assistências pelo Palermo. O jogador é alto (1,87 metros) e contribui bastante defensivamente, tendo em média 2,6 desarmes por partida. Tal número é impressionante para um meia criativo como ele. A altura, contribuição defensiva e a técnica apurada fazem de Vázquez um jogador perfeito para a Premier League. O jogador seria uma ótima contratação para o Manchester United, cuja criatividade ofensiva nesta temporada é nula. O presidente do Palermo afirmou que Vázquez só sai por 30 milhões de euros, o que, tendo em vista as últimas janelas de transferências do United, não chega a ser um valor absurdo.

::::::::::::::

Lorenzo Insigne :: Napoli

sbsinsigne
O baixinho (1,63 metros) de 24 anos sempre demonstrou habilidade e potencial, mas só agora as expectativas sobre Insigne estão se realizando. Depois de passar a temporada 2013/2014 como reserva, embora tenha feito contribuições significativas quando entrou em campo, o jogador sofreu uma lesão que o deixou fora dos gramados por 5 meses, atrapalhando seu crescimento no Napoli. Na atual temporada, contudo, o jogador tem sido um dos grandes destaques na excelente campanha do clube na Série A. Atuando como um atacante pela esquerda, Insigne é um jogador habilidoso, que frequentemente deixa os companheiros na cara do gol. Não é a toa que é o líder de assistências na Série A – 8 até agora. Insigne, porém, não é uma negociação fácil: o jogador, torcedor do Napoli desde pequeno, já declarou que gostaria de passar a carreira inteira no clube do sul da Itália. Especulações já o ligaram ao Arsenal, mas seria uma ótima contratação também para o rival Manchester United, que não dispõe de wingers em seu elenco, e Chelsea, tendo em vista a má temporada de Pedro e a iminente saída de Eden Hazard.

::::::::::::::

Antonio Candreva :: Lazio

sbscandreva
Outro jogador que demorou a se firmar na carreira, o jogador italiano está no auge da sua capacidade e tem produzido temporadas sólidas pela Lazio. Jogando como ponta pela direita, ele tem como pontos fortes a sua velocidade, capacidade de drible e os chutes de fora da área. Apesar de ter sido especulado no Barcelona no início da temporada, nenhum clube tentou de fato tirá-lo da Lazio ainda. Candreva tem 28 anos, idade que alguns podem considerar avançada para um jogador que depende da velocidade, mas o italiano ainda tem lenha para queimar e possui futebol para jogar em equipes melhores.

::::::::::::::

Lucas Biglia :: Lazio

sbsbiglia
O volante argentino é definitivamente um dos jogadores mais completos do Calcio. Atualmente titular da Seleção Argentina, Biglia é um dos melhores marcadores da Série A, contabilizando 3,1 desarmes por jogo. Além disso, o argentino é excelente em distribuir o jogo com passes curtos, tendo em média 69,8 passes por jogo na Série A, com 86,8% de sucesso. O jogador não é nenhum menino – esse ano completa 30 anos de idade – mas a posição em que joga não depende de atributos físicos tais como velocidade. Biglia chegou perto de assinar com o Real Madrid no início da temporada, quando despertou o interesse de diversas potências do futebol. O jogador cairia como uma luva no Arsenal, pois seu estilo de jogo combina com a filosofia de posse de bola trabalhada por Wenger, e ainda resolveria o problema da marcação no meio-campo dos Gunners: nem Flamini nem Coquelin conseguiram ser o meio-campista defensivo inquestionável no time.

::::::::::::::

Miralem Pjanic :: Roma

sbspjanic
O bósnio de 25 anos é um dos melhores meio-campistas da Europa. O jogador possui capacidade de destruir defesas com apenas um passe, além de ser especialista na bola parada e um ótimo driblador. Pjanic controla o jogo a partir do meio campo, sendo o arquiteto dos ataques da Roma. Com 9 gols e 7 assistências na temporada, o jogador se salva até agora na campanha abaixo da média do time romano. O bósnio foi bastante especulado no Liverpool em janelas de transferências passadas, e poderia se dar bem por lá. Pjanic tem capacidade técnica para desempenhar um papel semelhante ao que Gundogan desempenhava no sistema de Klopp em Dortmund, combinando sua habilidade com a energia de Henderson, Can e Lucas. O jogador também pode substituir Yaya Touré no City, caso os rumores de saída do marfinense no final da temporada se confirmem. O estilo “maestro” do bósnio faz dele um alvo do Barcelona – que já sondou o jogador no ano passado.

::::::::::::::

Alessandro Florenzi :: Roma

sbsflorenzi
O italiano de 24 anos é um caso curioso: começou como ponta pela direita, já foi utilizado como meio-campista e atualmente é escalado como lateral- direito. O jogador – indicado ao Puskas pelo golaço contra o Barça a 61 metros de distância – combina técnica com trabalho duro dentro do campo. Dentre as qualidades de Florenzi, destacam-se a qualidade de seus cruzamentos e a capacidade de deixar seus companheiros na cara do gol. O jogador até agora marcou 5 gols e distribuiu 2 assistências na temporada, feito notável para um lateral-direito. Florenzi seria uma excelente contratação pelo Chelsea, já que Ivanovic não está ficando mais novo e não tem competição pela titularidade no clube. O Manchester United também se beneficiaria com um jogador como Florenzi, capaz de atacar pelo lado direito. Dos jogadores que atuam por esse lado nos Red Devils, Valencia se machuca constantemente e Matteo Darmian, apesar de excelente defensor, deixa muito a desejar no apoio ao ataque.

Comentários