Hoje trazemos a análise sobre Jeisson Vargas, um jovem atacante chileno de 18 anos e 1,60 m, jogador da Universidad Católica e convocado pelo treinador Juan Antônio Pizzi para seleção principal do Chile.
Nascido em 1997 em La Chimba, bairro pobre da comunidade de Recoleta em Santiago do Chile, Jeisson Vargas chegou a Universidad Católica aos 12 anos e aos 14 passou a morar no alojamento da escola de formação do clube. A mudança era para garantir que o atacante não caísse na criminalidade e nas drogas, destino recorrente a muitos jovens moradores daquele bairro. De fato, Jeisson teve todas as oportunidades de se desenvolver como esportista e cidadão na Universidad Católica, clube que tem uma preocupação muito forte com a parte educacional dos jovens jogadores.
O jovem atacante estreou profissionalmente em dezembro de 2014 durante o Torneio Apertura do Campeonato Chileno. Jeisson Vargas não atuou em nenhuma oportunidade como titular durante a temporada 2014/2015, totalizando 09 partidas entrando no decorrer do jogo. A partir do segundo semestre de 2015, o atacante assumiu a titularidade da Católica . Estreou entre os 11 iniciais em uma partida válida pela 5ª rodada do Torneio Apertura e desde entãosoma 19 partidas como titular, 08 gols marcados e 08 passes para gols.
Trata-se de um jogador que atua na última linha do time. Pode ocupar uma posição de amplitude pelo lado esquerdo ou direito e também atuar mais centralizado ocupando posição de apoio ao referente na última linha. Vargas se movimenta muito horizontalmente quando atua como winger e como atacante centralizado. É um jogador que se desloca de forma diagonal e vertical com muita intensidade pelo último terço do campo. Também realiza com muita efetividade a movimentação vertical contrária em ações defensivas e transições.

Figura: Wyscout – Mapa de Calor
FASE OFENSIVA
Na fase ofensiva é extremamente importante nos momentos de transição e finalização. Na construção, participa dando amplitude no segundo terço do campo e na ruptura de linhas, seja com a bola através dos enfrentamentos 1×1 ou através de deslocamentos e projeções no espaço vazio. Com a bola nos pés, Vargas tem razoável qualidade técnica. É um jogador que tem um repertorio variado de dribles. De forma curta ou longa, apresenta aproveitamento de 76% nos duelos ofensivos, realizando em média 4.4 dribles por jogo.
Trata-se de um jogador extremamente forte fisicamente e que consegue boa manutenção da posse de bola. Entretanto não é um jogador que prende bola sem necessidade, sendo bastante objetivo e explosivo. Nos passes apresenta um aproveitamento de 81%, distribuindo a bola em média 18.5 vezes por jogo. Por vezes realiza a função de pivô, se colocando entre os zagueiros adversários e dando profundidade ao jogo.

Foto: Wyscout – Universidad Católica x Antofagasta – Profundidade
Jeisson Vargas não é um armador de jogadas, não apresenta uma visão de profundidade acima da média, sendo muito mais efetivo nas tentativas de passe curto e deslocamento do que nas bolas infiltradas. Nos últimos 12 meses realizou 08 assistências para gols, 06 delas oriundas de bolas paradas ou cruzamentos e apenas 02 através de passes trabalhados.
Quando a jogada está se desenvolvendo pelo lado oposto ao seu, Jeisson normalmente centraliza o posicionamento e consegue se colocar em posição oportuna na região de finalização. É um jogador que tem um entendimento tático ofensivo bastante interessante e busca sempre a proximidade com o gol adversário.

Foto: Wyscout – Unión La Calera x Universidad Católica – Centralização
Vargas apresenta ótima velocidade, aceleração e explosão, tornando-o um jogador extremamente importante nas transições. Raramente é o primeiro jogador a ter a posse de bola, porém costuma ser o primeiro a ser acionado pelo portador para fazer o time avançar aos últimos terços.

Foto: Wyscout – Palestino x Universidad Católica – Transição Ofensiva
Nos momentos finais da fase ofensiva, Jeisson precisa melhorar. Apesar de realizar boas projeções e rupturas curtas, não é um exímio finalizador. Disfere em média 2.4 remates por jogo, acertando o alvo em 50% das ocasiões. Por ser muito forte e veloz, marcou 08 gols nos últimos 12 meses, totalizando uma média de 01 gol a cada 212 minutos jogados. Entretanto as vezes falta tranquilidade para raciocinar quanto a melhor forma de finalizar a jogada.

Foto: Wyscout – Palestino x Universidad Católica – Diagonal
FASE DEFENSIVA
Pelo lado do campo é extremamente importante na fase defensiva. Trata-se de um winger que se desloca pelo campo todo rente à linha lateral, cumprindo tarefas ofensivas e defensivas. É comum ver Vargas acompanhando o ponta ou o lateral adversário até o primeiro terço do campo e também compondo a segunda linha de marcação em situações na região central. Em média realiza 1.5 interceptações e 0.5 desarmes por jogo, porém tem muita importância no fechamento de espaços e estreitamento de linhas.
De fato, é um jogador talhado para atuar no futebol europeu. Dono de uma força física acima da média, velocidade e explosão, Jeisson já é uma realidade no futebol chileno. Está recebendo com 18 anos a primeira chance de se integrar a seleção principal não é à toa. Se bem trabalhado, atingirá a maturidade e estará pronto para ser importante para La Roja e para algum clube intermediário no mercado europeu.
Olho Nele!