Loris Karius segue a tradição dos goleiros da Alemanha

  • por Luis Felipe Zaguini
  • 3 Anos atrás

Que a atual geração de goleiros alemães é ótima, não há dúvidas: Manuel Neuer, Bernd Leno, Ron-Robert Zieler, Kevin Trapp, Marc-André ter Stegen, René Adler e outros grandes guarda-redes consolidam a hipótese. Porém, mesmo fora dos grandes veículos de comunicação, alguns se sobressaem por suas atuações. É o caso do jovem Loris Karius, do Mainz 05.

OLHO NELE KARIUS

O goleiro de 22 anos foi revelado pela base do Stuttgart em meados de 2005, e lá permaneceu até 2009, quando atraiu interesse dos olheiros do Manchester City. Assinou, então, um contrato de formação com o time de Manchester, mas não conseguiu se adaptar às condições impostas pelo time inglês e viu seu contrato expirar em 2011, o que o fez voltar para a Alemanha.

Voltando para as terras germânicas, Karius recebeu uma oportunidade de se juntar ao time reserva do Mainz 05. Foram necessários dois anos para os técnicos da equipe de Mainz notarem o quão talentoso era o rapaz, até que ele fora promovido ao time principal, em 2013. Como Christian Wetklo, após 11 anos de casa, não conseguia mais impressionar, e Heinz Müller não passava mais a segurança de antigamente, Karius recebeu sua chance — e agarrou-a!

Desde então, são 78 partidas disputadas como titular indiscutível do time alemão. Apesar dos bons números, na atual temporada, o jovem goleiro de 22 anos tem uma fase bastante irregular, alternando entre ótimos jogos e péssimas partidas. Nada que prejudique, afinal, ele é jovem e está longe da idade que, em geral, os goleiros atingem seu auge, que ronda os 30 anos de idade.

Além de atuar pelo Mainz, Karius passou por todas as camadas de base da seleção alemã, e teve Joachim Löw, técnico do time nacional germânico, como ilustre visitante da Coface Arena, estádio onde o time do goleiro manda seus jogos.

É uma grande esperança, embora ainda um pouco imaturo, para o futuro da seleção da Alemanha. As atenções estão voltadas a Karius, assim como para todos os ótimos goleiros que dão à Bundesliga o título do maior celeiro de goleiros da Europa. Potencial e talento o jovem tem de sobra.

Olho Nele!

Comentários

Estagiário na vida há (quase) 20 anos. Estudante de Jornalismo, apaixonado por futebol, doente pelo Chelsea - e redator do site oficial do clube no Brasil. Sensato e objetivo, ama pesquisar sobre a história do "beautiful game" e é também muito interessado sobre como a pelota é jogada no leste europeu e nas divisões alternativas, não só do Velho Continente, mas também de nosso país.