EURO2016: A chamada final para Ricardo Quaresma

  • por Levy Guimarães
  • 3 Anos atrás

Sabe aquele jogador que você sempre teve a impressão de que poderia deslanchar na carreira, se tornar um destaque mundial e decidir grandes campeonatos, mas que nunca correspondeu a essas expectativas?

Foto: @UEFAEURO

Foto: @UEFAEURO

Para muitos, Ricardo Quaresma é mais um desses exemplos. Apontado desde muito novo como grande promessa do futebol português, nem a passagem ruim pelo Barcelona após o começo de carreira no Sporting lhe tirou essa imagem. Pelo Porto, impressionou pelos dribles, trivelas, belos gols e assistências. Porém, depois dos fracassos na Inter de Milão e no Chelsea, parecia fadado a nunca brilhar em nível europeu. Nem as recentes passagens por Porto e Besiktas, nas quais recuperou parte do futebol que encantou de 2004 a 2008, convenceram.

>> Leia também: A Euro começa agora para Portugal <<

Na Seleção, Quaresma também esteve longe do protagonismo. Geralmente na reserva de Cristiano Ronaldo, Simão, Nani e outros nomes, nunca se firmou. Nunca disputou uma Copa do Mundo e jogou por menos de 100 minutos na Euro 2008. Em 2012, foi convocado, mas sequer entrou em campo. Mesmo assim, nunca deixou de ser xodó dos portugueses.

https://www.youtube.com/watch?v=uTHGVCVuM0I

Contudo, 2016 vem trazendo ares diferentes para o camisa 20. Destaque dos amistosos antes do europeu, chegou ao torneio gerando boas expectativas. E depois de atuações razoáveis nas duas primeiras rodadas, o talento do atacante começou a aparecer mais efetivamente contra a Hungria, quando deu a assistência para Ronaldo marcar o gol que levou os lusos às oitavas e teve boa participação na maioria das jogadas de Portugal. Contra a Croácia, as oportunidades foram escassas, mas quando a bola sobrou, lá estava ele na posição certa para fazer o gol da vitória.

QUARESMA-EURO

Mesmo sem ser titular, Quaresma já é um dos personagens da seleção portuguesa nessa Euro. O confronto contra a Polônia, quinta-feira, parece propício para que ele seja novamente importante, já que como o adversário joga fechado, Portugal terá de propor jogo. Que Quaresma tem talento, todos já sabem. Aos 32 anos, pode ser a sua última chance de brilhar na seleção. Resta saber se, enfim, vai deixar de ser um mero figurante.

Visite nossa página especial sobre a Euro 2016:

banner_home_960x250

[playbuzz-item url=”//www.playbuzz.com/doentesporfutebol10/quem-leva-a-melhor”]

Comentários

Estudante de Jornalismo e redator no Placar UOL Esporte, belo-horizontino, apaixonado por esportes e Doente por Futebol. Chega ao ponto de assistir a jogos dos campeonatos mais diversos e até de partidas bem antigas, de décadas atrás.