Números, fatos e curiosidades da 3ª rodada da Euro 2016

Euro-2016-a-Bordeaux

Loris batendo recorde na seleção francesa, mais um show de Bale, a derrota espanhola, os recordes de Cristiano Ronaldo e as primeiras vitórias de Albânia e Islândia foram os destaques da terceira rodada da Euro 2016.

França 0 x 0 Suíça

– Os suíços enfrentaram os franceses em 38 oportunidades (só os belgas enfrentaram mais). Agora, são 16 vitórias francesas, 12 suíças e 10 empates. Os franceses mantém uma invencibilidade de 4 partidas contra a Suíça em partidas de grandes competições.

– Os franceses deixaram de ganhar um jogo de Euro em casa após 7 vitórias consecutivas. Foi o primeiro 0 x 0 de um anfitrião na fase de grupos desde a Itália em 1980.

– Pela primeira vez, os suíços se classificaram para a segunda fase de uma Euro.

– Hugo Lloris se igualou a Didier Deschamps (atual técnico da Seleção) com 54 partidas como capitão dos Le Bleus, um recorde. Segue a lista dos cinco atletas que mais capitanearam a seleção francesa:

Atleta Jogos
Hugo Lloris 54
Didier Deschamps 54
Michel Platini 50
Marcel Dessaily 49
Roger Marche 42

– Deschamps se tornou o quinto treinador a dirigir os franceses por 50 partidas.

– Os franceses ficam dois jogos consecutivos sem sofrer gols em Euro pela primeira vez desde 1996.

– Todos os jogos da França na primeira fase teve seu primeiro tempo finalizado em 0 x 0.

Estatística maluca do Opta: Paul Pogba foi o primeiro jogador francês a chutar na trave duas vezes em uma mesma Euro, desde 1980.

Estatística engraçadinha do Squawka: Os suíços tiveram mais camisas rasgadas na partida (5) que gols feitos na Euro até agora (2).

Romênia 0 x 1 Albânia

– A Albânia é mais um estreante a vencer nessa Euro. Armando Sadiku marcou o primeiro gol albanês em grandes competições.

-Aliás, foi o primeiro gol de um atleta de clube de Liechtenstein (joga no Vaduz) em uma grande competição.

– Os albaneses não venciam os romenos desde 1948 (13 partidas). Eram 10 vitórias romenas e 3 empates.

Estatística engraçadinha e maluca do Misterchip: A única equipe que tinha vestido cinza em Euros (antes da Albânia) tinha sido a Inglaterra, contra a Alemanha em 1996. (Misterchip ainda alega que a camisa de Gales contra a Inglaterra era cinza, mas com listas pretas).

Estatística maluca do Misterchip: As seguintes partidas tiveram 3 bolas na trave de uma equipe em Euros:

Ano Partida
1996 República Tcheca x Rússia
2000 Itália x Turquia
2008 Portugal x Turquia
2016 França x Suíça

 

Rússia 0 x 3 Gales

-Gales é o primeiro estreante a passar de fase na Euro desde a Croácia em 1996. O primeiro a vencer o grupo desde a Suécia em 1992.

– Já são 9 eliminações russas em primeira fase de grandes competições nas últimas 10 participações. Só passou de fase na Euro de 2008.

– O galês Neil Taylor não marcava há 6 anos (208 partidas).

-Gareth Bale foi o primeiro jogador a marcar em 3 partidas consecutivas de Euro desde Milan Baros, em 2004, que marcou em 4. É também o primeiro jogador a marcar nas três partidas do grupo desde o próprio Baros e Van Nistelrooy em 2004.

-Bale é agora o galês com mais gols em grandes competições, ultrapassand Ivor Allchurch, que marcou 2 vezes na Copa de 1958.

Estatística engraçadinha e maluca do Misterchip: A única equipe que tinha vestido cinza em Euros (antes da Albânia) tinha sido a Inglaterra, contra a Alemanha em 1996. (Misterchip ainda alega que a camisa de Gales contra a Inglaterra era cinza, mas com listas pretas).

Estatística maluca do Misterchip: A última equipe a marcar 2 gols nos primeiros 20 minutos de uma partida de Euro havia sido a República Tcheca, contra a Grécia em 2012.

Estatística maluca do Opta: o gol de Neil Taylor foi o primeiro da seleção galesa sem a participação de Bale ou Ramsey desde a partida contra o Chipre, em outubro de 2014. Foram 13 partidas entre essas, com 14 gols de Gales.

Estatística maluca do Opta 2: Apenas Michel Platini (15 em 1984) chutou mais bolas corretas ao gol que Bale nessa Euro (12).

Eslováquia 0 x 0 Inglaterra

– A Inglaterra não venceu a Eslováquia pela primeira vez, em quatro partidas realizadas na história.

– A Inglaterra chega a 10 partidas sem derrotas em Euros. Confira as maiores invencibilidades:

Seleção  Jogos
Espanha 14
Inglaterra 10
Alemanha 10
Holanda 10
Itália 10

– Os eslovacos ficaram sem tomar gol pela primeira vez em uma grande competição, após sete partidas.

Estatística engraçadinha e maluca do Misterchip: A única equipe que tinha vestido cinza em Euros (antes da Albânia) tinha sido a Inglaterra, contra a Alemanha em 1996. (Misterchip ainda alega que a camisa de Gales contra a Inglaterra era cinza, mas com listas pretas).

Estatística maluca do Misterchip: As seguintes partidas tiveram 3 bolas na trave de uma equipe em Euros:

Estatística maluca do Opta: Os 29 chutes a gol ingleses foram sua maior marca em Euros.

Alemanha 1 x 0 Irlanda do Norte

– Alemães e norte-irlandeses haviam se enfrentado 1 vez em Copas (2×2 em 1958) e quatro vezes em Eliminatórias para a Euro. Em 1984, a Irlanda do Norte foi a única equipe na história a conseguir bater a Alemanha dentro e fora de casa em um torneio qualificatório.

– Bastian Schweinsteiger chegou aos 15 jogos em Euros, recorde alemão, à frente de Philipp Lahm (14), Jurgen Klinsmann, Miroslav Klose e Thomas Hassler (13).

-É apenas a primeira vez desde 1996 que a Alemanha ficou 3 jogos sem tomar gols em uma fase de grupos de grande competição.

– Os alemães tiveram 79% de posse de bola, o recorde em Euros, desde 1980.

Estatística maluca da Opta Só a Irlanda (102 passes contra a Holanda em 1988) deu menos passes durante uma partida de Euro que a Irlanda do Norte (110), desde 1980.

Ucrânia 0 x 1 Polônia

– Pela primeira vez, a Polônia se classificou para a segunda fase de uma Euro.

-Após vencer seu primeiro jogo em Euros (2 x 1 contra a Suécia, em 2012), os ucranianos acumulam agora cinco derrotas seguidas na competição. os quatro jogos seguidos sem marcar são um recorde negativo da Euro.

-Blaszczykowsk se tornou o primeiro polonês a marcar em duas Euros.

– A Ucrânia não marcou gols ou fez pontos nesta edição de Euro. Os únicos que tinham realizado tal “proeza” foram a Turquia em 1996 e a Dinamarca em 2000.

-Anatoliy Tymoshchuk, que entrou a alguns segundos do fim da partida, foi o mais velho ucraniano a atuar em uma partida de Euro, com 37 anos e 83 dias.

Espanha 1 x 2 Croácia

-Em cinco confrontos anteriores, os croatas tinham vencido os espanhóis apenas uma vez: 2 x 0 em 1994, no primeiro confronto entre as equipes.

-Agora, os croatas mantém apenas uma derrota em seus últimos nove jogos de fase de grupos de Euro.

– Após 735 minutos, a Espanha sofreu um gol em Euros. Em jogos oficiais, a invencibilidade era de 947 minutos.

-Foi a primeira vez que a Espanha perdeu uma partida de Euro após estar na frente do marcador. Foram 4.385 dias de invencibilidade.

-A última derrota dos espanhóis em Euro havia sido para Portugal (1×0), em 2004.

-Os cinco pênaltis perdidos pela Espanha são o maior número de uma seleção na história da Euro.

-Desde 2008, a Espanha marcou gols em todos os nove jogos de fase de grupos de Euro.

– Sérgio Ramos foi o primeiro espanhol a perder um pênalti em Euros desde Raul, contra a França, em 2000.

Estatística maluca do Misterchip:A Espanha repetiu um time em três partidas seguidas de grandes competições pela primeira vez desde a Copa de 2010.

Rep. Tcheca 0 x 2 Turquia

– Petr Cech chegou a 21 gols sofridos em Euros, um recorde. Ele também igualou Karel Poborsky como o tcheco com mais participações em grandes competições (17 partidas).

– Com 18 anos e 332 dias, o turco Emre Mor é o terceiro jogador mais novo a dar uma assistência em Euros, mais velho apenas que Enzo Scifo, que o fez com 18 anos e 114 dias, e Wayne Rooney (assistiu com 18 anos e 240 dias).

-No último outro confronto por Euros, os turcos eliminaram os tchecos na última rodada da fase de grupos de 2008, ao vencer por 3 x 2.

– Foi a primeira vez que os turcos ficaram sem sofrer gols em uma Euro desde a vitória sobre os belgas por 2 x 0 em 2000.

Hungria 3 x 3 Portugal

– Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador a marcar em 4 edições da Euro (2004 a 2016). É o primeiro europeu a marcar em 7 fases finais de grandes competições (Euro/Copa). Ele nunca deixou de marcar em uma grande competição da qual participou.

-Portugal agora está há 10 partidas sem perder, excluindo amistosos.

-Com 8 gols, ele superou Alan Shearer (7) e agora só Michel Platini (9) marcou mais vezes em Euros. Com 17 partidas, ele é o jogador que mais atuou em Euros. Seguem os jogadores com mais atuações na história da competição:

Jogador  Jogos
Cristiano Ronaldo (Por) 17
Lilian Thuram (Fra) 16
Edwin van der Sar (Hol) 10
Gianluigi Buffon (Ita) 15
Cesc Fábregas (Esp) 15
Andrés Iniesta (Esp) 15
Bastian Schweinsteiger (Ale) 15

 

– Zoltán Gera é o segundo jogador mais velho a marcar gols em Euros. Seguem os três mais:

Jogador Idade Partida
Ivica Vastic 38 anos e 257 dias Áustria x Polônia (2008)
Zoltán Gera 37 anos e 61 dias Hungria x Portugal (2016)
Gareth McAuley 36 anos e 194 dias Irl. Norte x Ucrânia (2016)

 

– Portugal foi a primeira equipe a empatar seus três jogos da fase de grupos. Assim, foi também a primeira equipe a se classificar sem vitória. Com o empate com a Espanha em 2012, tornou-se a primeira a empatar 4 jogos seguidos de Euro.

-Na última vez em que a Hungria marcou 3 gols em uma partida de grandes torneios, ela alcançou a maior goleada das Copas: 10 x 1 em El Salvador.

Estatística maluca do Misterchip: O hungaro Dzsudzsák foi o segundo jogador a marcar de falta contra Portugal em Euros. O único até então havia sido Domergue, em 1984.

Estatística maluca do Misterchip 2: Cristiano Ronaldo foi o primeiro jogador a marcar 4 gols de cabeça em Euros.

Estatística maluca do Sergio: Balázs Dzsudzsákmarcou o quarto gol de falta nessa Euro, o 20º da história. Foi a primeira Euro com 4 gols dessa forma. Em 1984 e 2004 havia sido marcado três gols de falta.

Áustria 1 x 2 Islândia

– A Islândia foi o último dos estreantes a vencer na competição.

– Foi a primeira vitória islandesa sobre os austríacos em 4 confrontos.

– A Áustria continua sem avançar para a segunda fase de grandes torneios desde a Copa do Mundo de 1982. Foram 2 Copas e 2 Euros desde então.

-A Islândia teve apenas 27,8% de posse de bola na partida, a menor de uma equipe que não perdeu desde 1980.

Bélgica 1 x 0 Suécia

– Finalmente a Suécia chutou certo a gol, aos 5 minutos de jogo, pela primeira vez na competição. O autor do “feito” foi Marcus Berg.

– A Bélgica venceu duas partidas seguidas de Euro pela primeira vez.

– É a sexta derrota sueca nos últimos 8 jogos de Euro.

Itália 0 x 1 Irlanda

– Os irlandeses foram a quarta equipe a bater os italianos tanto em Copas como em Euros.

– Os irlandeses passaram de fase pela primeira vez em Euros.

– A Itália perdeu apenas sua terceira partida em 24 disputadas em fases de grupo de Euros.

– Foi a primeira partida italiana em que Buffon não foi titular desde a final da Euro de 2000.

-Com a derrota da Itália, foi a primeira vez, desde 1996, que nenhuma equipe termina a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.